domingo, 31 de julho de 2011

ASSINA, EL LOCO!



FOGÃO 1X0 CRUZEIRO – 13º jogo – Brasileirão 2011 – ARENA DO JACARÉ

Olá Radiantes Alvinegros,

Na crônica passada disse que procurava pela identidade alvinegra. Bastava dizer, procurava-se por Loco Abreu. Impressionante, como uma equipe com 11 atletas, um possa ser tão diferenciado. Ou alguém contesta?!?

Vejam, o time foi praticamente o mesmo de alguns jogos atrás, e quem fez a diferença? Fácil, certamente se Loco não estivesse em campo o placar seria um 0x0 insosso, a cara de Joel e de Caio Junior, ou vocês viram algum jogador alvinegro arriscar de fora da área nestes 13 jogos?

Loco Abreu sintetiza a mística alvinegra. Polêmico, inteligente, arisco, imprevisível, astuto, brigador, onipresente, líder e orgulhoso do manto que estampa o escudo mais bonito do mundo. Se ganhar este brasileiro ou apenas o Fogão classificar-se à Libertadores já será tão ídolo quanto Túlio Maravilha, e isso com menos de 2 anos de Fogão.

O Fogão de ontem que derrotou a ‘raposa’ do ardiloso Papai Joel, foi um time equilibrado. Gostei da volta de Cortês, em que pese a falta de ritmo, não faltou personalidade e ganhou a maioria dos lances que participou. Outro que vem crescendo no meio de campo é Renato. Organizador da zona de combate e com boa visão na saída de jogo. Mattos e a zaga também foram firmes, permitindo muito poucas chances ao Cruzeiro de Montillo e Wallyson.

Elkeson participou bem do jogo, sempre raçudo, quase deixa o seu em primoroso lançamento de Mattos. Mago não foi decisivo, desperdiçou boa chance de falta e perdeu o gol num rebote do chutaço de Elkeson. Lutou até o fim, mesmo pregado no fim. E Herrera foi a luta de sempre, com uma chance clara desperdiçada no tempo final.

Mas o que nos marcou mesmo foi o lindo gol de El Loco. O capitão alvinegro recebeu em velocidade pela direita e arriscou um balaço, meio que de trivela, e a bola estufou as redes de Fábio no lado direito. Golaço com a assinatura de EL LOCO. Quem não encheu o peito de orgulho neste momento e não gritou EL LOCO?!?

O salto de 1 metro que Caio Junior deu ao apito final demonstrou o tamanho da carga que pesava em nossos ombros, digo, muito mais no dele. Mas até que inventou pouco ontem. Na verdade, acho que Loco o salvou duplamente, pois no lance que originou o gol alvinegro, ainda 0x0, nosso aprendiz de treinador sacaria Elkeson para a entrada de Leo. Queria empatar né.........

Valeu, Fogão está em na tabela, com 22 pontos de 56,4% de aproveitamento. A 3 pontos dos 3º e 4º colocados. A 5 do urubu e a 6 do líder. Dois jogos atrás a diferença era de 12 pontos. Dá pra buscar.

Agora nosso elenco está completo. Falta apenas Caio se recuperar. Mas não há mais desculpas. É hora de embalar.

Avante meu Fogão!

BOTAFOGO: SUA TORCIDA É UMA FORTALEZA E JAMAIS SE RENDERÁ”

EU ESCALO
Quarta-feira, às 19h30, vamos derrubar a figueira? Eu Escalo: Jefferson, Alessandro, Gustavo, A. Carlos e Cortês; M. Mattos, Renato, Élkeson e Maicosuel; Herrera e LOCO;

“Na estrada dos louros, um facho de luz, tua estrela solitária te conduz...”

Força Sempre Fogão!

Saudações Alvinegras

quinta-feira, 28 de julho de 2011

VITÓRIA SEM CONVENCER


 
FOGÃO 2X1 AVAÍ – 12º jogo – Brasileirão 2011 – ENGENHÃO

Olá Nobres Alvinegros,

Ontem fui ao mais bonito do Brasil em busca de algo perdido neste brasileirão: a identidade alvinegra. Procurei em sites, achados e perdidos, nos quatro cantos do Engenhão e até agora não encontrei. Quem souber me avisa.

Caio Junior talvez soubesse, mas foi o primeiro a dar sinais de que no que depender dele teremos de apelar ao Disque Denúncia. O Bota jogou mal de novo.

Em que pese os desfalques da zaga, M. Mattos e a falta que Loco faz na frente, o Bota não foi dominante no seu território. Evidenciou-se a fragilidade do sistema defensivo. João Felipe realmente é péssimo. Gustavo parece levar jeito e precisa de ritmo de jogo. Talvez com A. Carlos forme uma dupla razoável.

O gol avaiano logo no início abalou as estruturas alvinegras. O torcedor jogou contra e nem o mais otimista poderia imaginar uma virada alvinegra ainda no 1º tempo. Mas ela veio, primeiro numa ótima jogada de M. Azevedo, o melhor do Bota ontem. Ele foi ao fundo e deu com açúcar para Mago espantar o mau olhado. 1x1 e é meu nome. Depois Elkeson centra na cuca de Herrera e saco. 2x1 Fogão e reconciliação é meu codinome.

Feliz com o placar  e pelo menos com o poder de superação do Bota, o torcedor ainda foi brindado com a apresentação dos atletas paraolímpicos do Fogão. O recorde não veio, mas eles sim são a prova de que temos a obrigação de acreditar sempre. O Engenhão os aplaudiu com fervor.

Imaginávamos que o Bota do tempo final deslancharia. Ledo engano. O Avaí tomou as rédeas do jogo na nossa casa. E só olhávamos. Alessandro marcava. A zaga espanava e o meio não criava. O Bota rifava a bola. Aí Caio Junior pediu para ouvir homenagem da galera. Herrera foi sacado e seu pupilo, Alexandre Oliveira lá. Até se esforçava muito, mas não era convincente. Mago foi a próxima vítima, e o torcedor não poupou o aprendiz. Com Felipe Menezes e Alex em campo, Caio Junior sentiu o golpe e tentou corrigir, sacando Alexandre Oliveira para entrada de Caio. Queimou, desnecessariamente a 3ª substituição. O Bota ganhava o jogo. Caio se contundiu aos 33’ e o Bota foi com 10 até o fim. Desespero, agonia, sofrimento intenso alvinegro até o apito final. Aplausos pela luta do time e vaias para Caio Junior. Mago e Herrera foram condenado pelos gols salvadores do Bota. Mas acho que F. Menezes merece mais chances. O cara é meia autêntico. Na frente agora é Herrera e Loco ou qualquer um e Loco.

UM PEQUENO ALVINEGRO

Ontem estive no Engenhão com o amigo Felipe, seu pai e um pequeno torcedor alvinegro: Gabriel, filho do alvinegro Felipe. Creio que o pai do Gabriel, que deve ter uns 6 anos, não tenha atentado para os dois momentos em que o menino demonstrou que a estrela já brilha em seu peito. Nos dois gols alvinegros, em meio à emoção e euforia com que vibrávamos, vi o um brilho nos olhos e um sorriso largo, intenso e que demonstra genuinamente que o jovem Gabriel já foi escolhido para ser seguidor da estrela guia Botafogo. Foi emocionante ver essa demonstração de paixão juvenil pelo Glorioso Botafogo. Valeu!

BOTAFOGO: SUA TORCIDA É UMA FORTALEZA E JAMAIS SE RENDERÁ”

EU ESCALO
Sábado, 18h30, Arena do Jacaré. Loco voltou. Quero ver Papai Joel tendo de atacar em casa. Eu Escalo: Jefferson, Alessandro, Gustavo, A. Carlos e Cortês; M. Mattos, Renato, Élkeson e Maicosuel; Herrera e LOCO;

“Na estrada dos louros, um facho de luz, tua estrela solitária te conduz...”

Força Sempre Fogão!

Saudações Alvinegras

domingo, 24 de julho de 2011

VERGONHA ALVINEGRA – DERROTA PARA LANTERNA

       

FOGÃO 1x2 ATLÉTICO PR – 11º jogo – Brasileirão 2011 – ARENA DA BAIXADA

Olá Nobres Alvinegros,

11 jogos, 4 vitórias, 4 empates e 3 derrotas. 48% de aproveitamento. E Caio Junior ainda está feliz com o desempenho alvinegro. E isso é o que mais nos preocupa.

O treinador teve mais de um mês para preparar a equipe para o Brasileirão. A diretoria contratou quem ele pediu. Nosso elenco neste momento é melhor do que o do ano passado, onde Joel quase nos levou à Libertadores. E o time não consegue jogar? Sinceramente, tá tudo errado.

A começar pela falta de padrão de jogo e de um time formado. O Bota é diferente a cada rodada e o técnico não transmite confiança ao grupo. Pior, nosso meio de campo agora domina, mas cria pouco. O ataque é modificado a cada partida, o que impede ao atleta adquirir confiança. Nosso sistema defensivo anda mal, com a zaga desatenta, laterais que não defendem e sem cobertura. E pior ainda, não temos pegada e roubamos bem menos bola do que nossos adversários.

Vejam, o Corinthians roubou mais do que o dobro de bola que o Fogão. Venceu o jogo. O Furacão também teve mais pegada, por isso encontrou mais facilidade quando atacava, já o Fogão deixava jogar. Alguém viu a aula de futebol que o Uruguai aplicou hoje contra o Paraguai? Ah se tivéssemos essa postura. Tudo bem, eles têm Forlan e Suares, uma das melhores duplas do mundo, mas a aplicação deles é de dar inveja. Marcam muito o tempo todo, o meio de campo inteiro marca, o ataque inferniza a defesa adversária, que só sai no chutão. Pasmem, até mesmo Arévalos consegue ser eficiente lá. Jogou excelente partida, o que jamais repetiu aqui no Fogão.

Joel Santana deu nó no Corinthians com marcação implacável. Pena que ela exceda em seu esquema e valorize muito mais a destruição em detrimento da criação. Caio Junior não consegue mesclar as duas coisas. Não consegue que o Bota seja eficiente por dois tempos. O que justifica lançar 3 volantes para frear quem? O lanterna. O Bota sucumbiu. Sinceramente, tive o mesmo conformismo da estréia alvinegra contra o Porco, tamanha era nossa inoperância. Até conversei com o amigo Ronaldo e nos indignamos. O time perdendo o jogo e o cara volta com Somália no lugar do Léo. Inadmissível. Ele faz o que quer, como se seu currículo nos fizesse crer que está nos levando a águas cristalinas. Meu Deus, agora posso afirmar, estamos afundando a cada rodada. O time não encaixa nada. Todos falham, agora até nosso paredão entregou, ainda que parecesse contaminado pela granja da Seleção, onde Julio Cesar foi seu espelho.

MAGO – até melhorou no 2º tempo, mas longe do que pode e deve render;
MARCIO AZEVEDO – marcou mal, mas ainda chegou ao fundo. É limitado;
F. FERREIRA – ou é palhaço ou vem nos fazendo de palhaço. Quando o visual é mais importante do que o zagueiro acertar tempo de bola...
ALESSANDRO – prova de que está tudo errado. Era o principal articulador ofensivo pela direita. Quase faz golaço. Muito estranho;
M. Mattos – não achei falta para vermelho. Mas ainda está longe da fera que foi em 2010;
RENATO – apenas burocrático. Ainda não é o cara do meio de campo alvinegro. Esperamos muito mais dele;
Felipe Menezes – em poucos minutos provou que pode ser muito útil ao Fogão;
Alexandre Oliveira – o cara é esforçado, raçudo, pode ser boa opção;
ALEX – inexplicável o cara ser banco de ninguém. O time sem centroavante e nosso aprendiz o lança aos 40’ do tempo final. E o que acontece? Gol na 1ª bola que recebe. Caio Junior deve ter ficado amarelo;

Caio Junior: perdido. Seu time possui um falso domínio de jogo, onde permite as melhores oportunidades ao adversário. Parece que vai experimentar elenco o campeonato inteiro. Perdi a confiança. Pior, parece que o time também.
           
BOTAFOGO: SUA TORCIDA É UMA FORTALEZA E JAMAIS SE RENDERÁ”

EU ESCALO
Quarta-feira, 19h30, Engenhão. Hora de dar a revanche ao Avaí. Volta LOCO! Eu Escalo: Jefferson, Lucas, Gustavo, F. Ferreira e M. Azevedo; Lucas Zen(Somália), Renato, Élkeson e Maicosuel;  Herrera e Alex(LOCO);

“Na estrada dos louros, um facho de luz, tua estrela solitária te conduz...”

Força Sempre Fogão!

Saudações Alvinegras

domingo, 10 de julho de 2011

EMPATE ALVINEGRO – SINA DE 2010 DE VOLTA



EMPATE ALVINEGRO – SINA DE 2010 DE VOLTA

FOGÃO 1x1 BAHIA – 9º jogo – Brasileirão 2011 – Pituaçu

Olá Caros Alvinegros,

Começo a ficar preocupado com o 4º empate em 9 jogos do Fogão. Dá quase 50% dos jogos. Deixamos escapar a Libertadores, quiçá a briga pelo caneco de 2010 em virtude dos excessivos empates. E já estamos no mesmo caminho em 2011. E cedo demais.

O Fogão teve tudo para trazer os 3 pontos da boa terra. E um fator começa a colocar a velha pulguinha em nossas orelhas: será Caio Junior o retorno do Professo Pardal? Nunca vi inventar tanto, e com opções no elenco. Tá certo, ainda estamos carentes em algumas posições, mas alguém sabe responder aos porquês abaixo:

Por que Lucas Zen tem de ser zagueiro e lateral esquerdo?
Por que Alessandro ainda é titular? Até mesmo de lateral esquerdo ele já jogou. Por que Marcio Azevedo foi escalado na função de meia-atacante pela esquerda no lugar do Éverton?
Por que Caio não entrou no jogo no início do tempo final? Poderíamos matar o jogo aí. O Bahia proporcionava todo espaço do mundo.
Por que a mania de recuar e correr riscos? Ora, isso não era com Joel?!?
Por que inventou Araruama em detrimento ao tão elogiado Tiago Galhardo?
Por que nossa zaga ainda marca a bola? Sofremos o gol de empate assim.
Como Fábio Ferreira perdeu o gol da virada sozinho na pequena área?

Vale a pena registrar que Elkeson procurou um jogo mais coletivo e Maicosuel teve lampejos do Mago que queremos. No mais tivemos uma atuação apenas razoável, sem mostrar a força de quem pensa no G4.

A torcida quer saber por ande anda Bruno Tiago e quando Cortês volta. E por que Renato está há quase um mês no Fogão e ainda não foi regularizado? Será que vai acontecer o mesmo com M. Mattos? E reforços para o ataque necas?


DOIS MOTIVOS PARA SORRIR


Fomos CAMPEÕES CARIOCA DE JUNIORES. E em cima do urubu. Que delícia! E avançamos às finais do carioca sub-15. E teremos pela frente o velho freguês de decisão: o bacalhau.


Parabéns ao nosso presidente por apostar e investir na base alvinegra. Nosso futuro está aí. (Se os empresários permitirem...)


BOTAFOGO: SUA TORCIDA É UMA FORTALEZA E JAMAIS SE RENDERÁ”

Caio Junior: precisa aprender a fazer o simples. Seu esquema é confuso e inconsistente. Já pegou o defeito de Joel ao recuar para garantir resultado.
           
Destaques: Elkeson;
Jogou bem: Herrera;
Garra: Lucas Zen;
Comprometeu: marcação errada e falta de audácia do técnico;
Irritou: a inconsistência do meio de campo
Desafinou: Alessandro, F. Ferreira e Araruama;
Ninguém viu: Caio;

EU ESCALO

Domingo, 16h, São Januário. É hora de bater em paulista. Que venha o líder Corinthians! Eu Escalo: Renan, Lucas, A. Carlos, F. Ferreira e M. Azevedo; Lucas Zen, Renato, Élkeson e Maicosuel; Caio e Herrera;

“Na estrada dos louros, um facho de luz, tua estrela solitária te conduz...”

Força Sempre Fogão!

Saudações Alvinegras



quinta-feira, 7 de julho de 2011

FRUSTRAÇÃO ALVINEGRA – TORCIDA QUESTIONA


FOGÃO 1x1 ATLÉTICO GO – 8º jogo – Brasileirão 2011 – Engenhão

Olá Caros Alvinegros,

Difícil para o Fogão é fazer o fácil. Triste sina, sempre foi assim. Prefiro não me alongar neste comentário, mas falar o quê de um time que falou em ser campeão brasileiro e empata com um postulante ao rebaixamento?!?

Fui um dos 13.600 abnegados que acreditaram que faríamos o dever de casa. E se fizéssemos, agora seríamos vice-líderes do certame, a apenas 2 pontinhos do topo. Mas não, pior do que empatar foi não ter do que lamentar. Engraçado, falei a mesma coisa na 1ª rodada. E não imaginava em hipótese alguma voltar a estaca zero quando todos achávamos que crescíamos na competição.

Afinal, quem é você BOTAFOGO?

Nesta partida foi um time previsível e apático. Defesa mal postada e meio de campo improdutivo e confuso. Seu ataque foi batedor... de cabeça. F. Ferreira ainda não voltou. Mas Alessandro estará lá até quando? Caio Junior terá de explicar como seu lateral marcador leva tanta bola nas costas, como no gol adversário.

F. Ferreira marcou a bola e esta parou no fundo da rede. Enquanto Jefferson é 3º goleiro da Seleção e Loco esquenta banco no Uruguai sofremos nos dois extremos.

MAGO – afinal, quando você volta cara? Assim a tua hora negra vai chegar. Ouvi muita gente dizer que você está nos ‘roubando’. Será?

Éverton – é uma piada. Esse cara nem enganar consegue.

Élkeson – parecia o boneco do posto. Fez sua pior partida dispara pelo Fogão. Errou tudo. E irritou.

Cidinho – cresça, malhe e apareça.

CAIO – o banco faz bem pra ele, pois quando entra tenta mostrar serviço. Melhorou muito e mostra que está saindo da fase bebê aprendendo a andar;

CAIO JUNIOR – Admitir que seu time não rendeu e quase levou um nó do adversário é mais coerente do que dizer que os adversários crescem pra cima do Fogão. Nem líderes éramos. E seu time fez tudo errado e você tem culpa no cartório sim. Jogou mais de um tempo com 3 laterais e um atacante apenas. Seu time não sabe administrar jogo em vantagem. Seu meio de campo não criou e marcou mal. Por que não simplificar para o simples 4-4-2 quando as coisas dão erradas nitidamente? Alex e Herrera ou Caio deveriam ter jogado juntos pelo menos um tempo. E chega de Alessandro!

Que Renato ilumine este time na terra boa. Redima-se Fogão!

BOTAFOGO: SUA TORCIDA É UMA FORTALEZA E JAMAIS SE RENDERÁ”

EU ESCALO

Domingo, 16h, Salvador. Vamos na fé! Eu Escalo: Renan, Lucas, A. Carlos, F. Ferreira e M. Azevedo; Lucas Zen, Renato, Élkeson e Maicosuel; Alex e Caio;

“Na estrada dos louros, um facho de luz, tua estrela solitária te conduz...”

Força Sempre Fogão!

Saudações Alvinegras