Olá Frustrados Alvinegros,
E o Fogão decepcionou outra vez. E como sempre, quando o Bota frustra sua apaixonada torcida neste brasileirão, os resultados nos favorece, multiplicando nossa tristeza, que nestes momentos parece não ter fim.
É, mais doeu nos outros também. Vejam, o Corinthians teve a chance de arrancar para o caneco e o que aconteceu? O imponderável: perdeu para o rebaixado América MG, num território cheio de curintiano. Inacreditável, essa talvez tenha sido a ZEBRA do campeonato. Tudo bem, ainda são líderes, mas e o aspecto psicológico? Mexeu né.
O Vasco perdeu para o Santos na Vila Belmiro e viu o mesmo filme que nós: Neymar e Borges. O Urubu teve tudo para perder, e goleou o virtual rebaixado Cruzeiro. E o Flor sim soube aproveitar e bem, ao bater o Inter no Sul. E o Inter, tal qual o Fogão em relação ao título, teve medo de ser feliz e de entrar na zona da Libertadores.
Perdemos e continuamos a 3 pontos do topo. Ainda querem nos dar o campeonato, e insistimos em recusá-lo. Mas os demais também têm motivos para sentirem-se assim, nos casos de Vasco e Timão. E outra vez teremos a chance de escalar rumo ao título. Dependeremos de um algo mais do time, e da torcida também.
Da derrota alvinegra de ontem uma palavra ficou martelando em minha mente: previsibilidade. O Bota foi previsível, Caio Junior foi previsível e até a torcida alvinegra foi previsível. E o resultado só poderia ser previsível.
Começo pela torcida, que não compareceu em grande número, outra vez, e dessa vez não apoiou incondicionalmente, como na vitória contra a Raposa. O gol no início da partida, com uma quiabada de Jefferson, abalou o Bota e foi um duro golpe também no torcedor alvinegro. O Bota sentiu e demorou a entrar no jogo. Quando entrou, viu Loco perder gol dentro da área, até finalmente pressionar. Aí começou o que eu, particularmente, considero uma insanidade de parte da torcida do Fogão. O Time precisando de apoio e ela começa a gritar por Herrera. Pelo amor de Deus, o cara foi dispensado do Timão por insuficiência técnica e é solução pro Fogão!?! Francamente, que direito tem esse torcedor de chamar o treinador de burro?
No meio de tempo inicial a paciência da torcida acabou, aí vimos o velho filme e o motivo da palavra previsibilidade ser o tema dessa crônica. Caio Junior, muito criticado e questionado pela torcida, e com razão na maioria das vezes, dessa vez escalou um time que foi cobrado por muitos, inclusive por mim, aqui neste canal. Leo na contenção e Renato na armação, liberando Mago e Elkeson para encostar em Loco. Pombas, qual esquema de jogo resiste quando se toma gol em casa, de um dos adversários mais chatos do momento, e no início do jogo? Ainda sim, com esse esquema, acho que fomos melhores do que na etapa final, quando o acéfalo do Herrera entrou e foi outra vez incompetente, sem poder de reação. Reconheço, não jogo nas costas dele, mas quando nesses quase dois anos de Bota o Herrera foi o cara?
Caio Junior atendeu a torcida, sacou Leo e veio de Herrera. E o Bota não conseguiu achar seu jogo. Nada encaixava e nos sentimos impassíveis diante de um Figueira determinado e eficiente. Estava no estádio com o Bruno e o amigo Luiz. E este, pelas décadas de Fogão, tal qual este amigo, sabia que era jogo em que a bola não entraria nem se estivéssemos jogando até agora.
Todos queixaram-se de Caio Junior porque ele não queimou a última substituição, pois utilizara Herrera e Everton. Sinceramente, nada daria certo ontem, ainda mais com o banco que temos, ou alguém queria ver Felipe Meneses ou Cidinho em campo?
Para resumir, vi um Bota abatido após o gol e que em nenhum momento demonstrou que inverteria o placar. E vi também uma torcida que não soube mandar seu recado para o time sair dessa. Sim, quando se apóia do início ao fim, sobretudo quando estamos em desvantagem no marcador, transmitimos uma força sobrenatural para o atleta em campo. Precisamos aprender um pouco com os argentinos, pois eles cantam e apóiam o jogo inteiro, e dificilmente são batidos em seus estádios por equipes estrangeiras.
Recado dado, falei o que penso e quero que o verdadeiro torcedor, aquele que acredita sempre, como eu, esteja presente no domingo contra o Bacalhau. É jogo de vida ou morte e poderemos terminar a rodada na liderança. Esperança é meu nome.
Vamos meu Fogão, levanta, sacode a poeira e chega ao topo!
Yes, We can!
BOTAFOGO: SUA TORCIDA É UMA FORTALEZA E JAMAIS SE RENDERÁ”
EU ESCALO
Domingo, 5h da tarde, dia de darmos um algo mais pelo Fogão e comer uma bacalhauzinho. É hora de assumir a ponta da tabela. Eu Escalo: Jefferson, Lucas, F. Ferreira, A. Carlos e Cortês; M. Mattos, Renato, Mago e Elkeson; Caio e Loco;
“Na estrada dos louros, um facho de luz, tua estrela solitária te conduz...”
“Na estrada dos louros, um facho de luz, tua estrela solitária te conduz...”
Força Sempre Fogão!
Eu acredito!
Saudações Alvinegras