quarta-feira, 15 de abril de 2009

Indignação com a farra dos ingressos em jogos decisivos

Caros Alvinegros de Coração,

A população brasileira se acostumou ao jeitinho. Faz parte da nossa cultura, pois se as autoridades não fazem a sua parte, o que é sua obrigação, nós sempre damos um jeitinho e, como sempre, aplicamos um paliativo qualquer, sempre oneroso aos nossos combalidos bolsos e ponto final. Ah, e ainda nos orgulhamos disso e proferimos em alto e bom som: “Como eu sou esperto!”

Só que essa ‘sagacidade’ do brasileiro é incentivada pelo próprio governo, e custamos a enxergar isso. No mundo do esporte, sobretudo no futebol, não é diferente. O governo também se faz presente, e o que é pior, com o apoio das federações e dos próprios dirigentes dos nossos amados clubes.

Hoje testemunhei mais uma vergonha no futebol carioca. É evidente que o apelo para a final do estadual é muito grande, ainda mais envolvendo a torcida do Fla. Começaram as vendas de ingressos ontem, e no 1º dia mais de 41 mil ingressos foram vendidos. Nem precisa fazer conta, seria impossível essa carga toda consumida em apenas um dia. E hoje, após o meio-dia, não havia mais arquibancada, e logo depois esgotaram-se as cadeiras. Estive em General Severiano e ainda consegui adquiri cadeiras.

Até quando vamos ter de aturar esse desrespeito com o torcedor? Ora bolas, é notório que os cambistas adquiririam 30 ou 40% dessa carga. É só passar pelo Maraca, Gávea e Engenhão, partir de quinta-feira que os veremos agindo livremente. E o que é pior, com a aquiescência da polícia.

E quando finalmente teremos venda de ingressos em qualquer loja, aceitando a maioria dos cartões de crédito? Quando poderemos enfim nos render à internet e pelo canal mais popular negociar a venda dos ingressos. Quer pagar meia-entrada pela internet? É simples, basta apresentar a carteira de estudante ao adentrar o estádio. Medidas simples, já debatidas e não sabemos por qual motivo, não colocadas em prática.

SUGESTÃO PALIATIVA

Em relação à divisão do Maraca, acho tremenda injustiça o que fazem com as outras torcidas quando o Fla está na final. Vejam que eles, por deterem cerca de 47% da preferência carioca, naturalmente vão comprar cerca de 70 ou até mesmo 80% dos ingressos.
Sugestão: Vender os ingressos meio a meio: 50% por cento para cada torcida. Ora, se a carga é de 68 mil, 34 mil para cada torcida. Os pontos do Botafogo venderiam ingressos personalizados, idem para o adversário. Na antevéspera do clássico, caso uma torcida tenha esgotado a sua cota e a outra não, repassaria estes ingressos para esta torcida e o clube que não esgotou pagaria a confecção dos ingressos personalizados para o outro clube. Seria democrático, desde que as vendas começassem na 2ª feira. Se até sexta-feira, às 12h, um torcida não esgotasse sua parte, é porque ela realmente não está confiante no seu time. E nem teria a desculpa de que a torcida do outro é muito maior. No nosso caso, colocamos 75 mil contra o Resende, por que não colocaríamos 34 mil contra o Fla?!?

O que acham?
Saudações Alvinegras