segunda-feira, 12 de outubro de 2009

FOGÃO ARRANCA EMPATE NA FORÇA DA TORCIDA
















FOGÃO 2X2 AVAÍ - 29ª RODADA – ENGENHÃO

O empate do Fogão foi na raça e no grito da galera. Mais de 45 mil presentes no mais bonito do Brasil empurraram o Fogão pra cima do Avaí. Houve de tudo no Engenhão, que ficou pequeno para a massa alvinegra. Infelizmente nossa diretoria mais uma vez menosprezou a força de uma torcida apaixonada. E milhares voltaram pra casa, frustrando adultos e crianças.












Engenhão transbordando alvinegros. Devia ser sempre assim, mas com responsabilidade.

Em campo, vi o jogo a partir dos 30', quando consegui adentrar ao estádio. O Bota pressionou e faltou capricho nas finalizações. No fim do 1º tempo dois vacilos da zaga culminaram nos gols do adversário. Emerson aproveitou bem a liberdade e testou livre para abrir o placar: 1x0 Avaí. Em seguida, Wellington perdeu a dividida na pequena área e Willian bateu cruzado: 2x0 Avaí. E fim de papo no 1º tempo.

A torcida alvinegra ainda se acomodava no estádio, embora já estivéssemos no intervalo. Não houve vaias e sim apoio incondicional, como deve ser sempre. Com este clima o Fogão sufocou. Victor Simões entrou na vaga de Léo Silva e o Bota veio de tudo ou nada. Simões perdeu gol certo em cruzamento de Jobson. Mas no lance seguinte, ele mesmo pegou o rebote e encheu o pé: 2x1 Avaí. O Engenhão lotado comemorando gol alvinegro é sem igual, emocionante. E no calor de 45 mil alvinegros partimos com tudo. Era pressão em toda parte do campo. O empate veio aos 33’. L. Flávio cobrou falta, o goleiro capou a bola e Simões pegou outra sobra e levou o Engenhão ao delírio: 2x2 e muita festa no mais bonito do Brasil. Ah, minha esposa, Vanessa, pegou até uma vovozinha no colo. Era a família alvinegra em êxtase no estádio Olímpico.

O barulho era ensurdecedor. E todos acreditamos na virada, que quase veio com L. Flávio e com André Lima. Mas ficou nisso. E a torcida reconheceu o esforço do Fogão, aplaudindo pela dedicação. Nas circunstâncias, não foi um desastre. O Avaí marca muito forte e buscar o empate após desvantagem de 2 gols não é fácil, pois nem o líder conseguiu. Agora é bater o Cruzeiro no Mineirão e fugir de vez do Inferno.

BOTAFOGO HUMILHA CRIANÇAS E ADULTOS

O que se viu do lado de fora do Engenhão não coaduna de forma alguma com uma cidade olímpica. Pânico total. Pessoas perdidas, desorientadas, e muita confusão para entrar no estádio. Pra começar, as bilheterias da ala oeste não funcionaram, fazendo com que o torcedor desse uma volta olímpica na busca de bilheteria para adquirir seu ingresso. Mas o pior de tudo foi constatar que o Botafogo não confia na força da sua torcida. Incrível, não foi colocada à venda a carga máxima de ingressos, e sim apenas 30 mil, que esgotaram rapidamente. Assim, era um tumulto só e festa dos cambistas. Eles cobravam ingressos de meia-entrada com 400% de aumento, na cara da polícia, que era conivente. Eu e minha esposa vimos várias vezes aperto de mão de cambista com PM, e logo concluímos que éramos reféns dos homens de farda e daqueles que deveriam ser combatidos por eles.

Quem não vai sempre ao Engenhão e foi hoje, certamente não voltará tão cedo. Nossa torcida, historicamente, sempre comparece em bom número quando o time dá uma resposta, mesmo pequena, com foi agora, após duas vitórias consecutivas. O dia era festivo, feriadão, sol, e promoção de ingressos. No mínimo, era pôr carga total e mostrar que somos capazes de organizar Copa de Mundo e Olimpíadas no Brasil, mas provamos que estamos anos-luz de organizar competições de primeiro mundo. Nota zero para toda a diretoria do Botafogo. Nota 10 para a torcida alvinegra, forte e presente onde quer que o Fogão esteja.
















Arredores do Engenhão na ala Leste. Milhares de torcedores ainda tentavam entrar no estádio. Não havia mais ingressos desde as 14h30.


Bilheteria Oeste do Engenhão fechada contribuiu para a farra dos cambistas

“Na estrada dos louros, um facho de luz, tua estrela solitária te conduz...”

Deus salve nosso amado BOTAFOGO!


Força Sempre Fogão!

Saudações Alvinegras