domingo, 6 de novembro de 2011

PREVISIBILIDADE E DERROTA ALVINEGRA


Olá Frustrados Alvinegros,

E o Fogão decepcionou outra vez. E como sempre, quando o Bota frustra sua apaixonada torcida neste brasileirão, os resultados nos favorece, multiplicando nossa tristeza, que nestes momentos parece não ter fim.

É, mais doeu nos outros também. Vejam, o Corinthians teve a chance de arrancar para o caneco e o que aconteceu? O imponderável: perdeu para o rebaixado América MG, num território cheio de curintiano. Inacreditável, essa talvez tenha sido a ZEBRA do campeonato. Tudo bem, ainda são líderes, mas e o aspecto psicológico? Mexeu né.

O Vasco perdeu para o Santos na Vila Belmiro e viu o mesmo filme que nós: Neymar e Borges. O Urubu teve tudo para perder, e goleou o virtual rebaixado Cruzeiro. E o Flor sim soube aproveitar e bem, ao bater o Inter no Sul. E o Inter, tal qual o Fogão em relação ao título, teve medo de ser feliz e de entrar na zona da Libertadores.

Perdemos e continuamos a 3 pontos do topo. Ainda querem nos dar o campeonato, e insistimos em recusá-lo. Mas os demais também têm motivos para sentirem-se assim, nos casos de Vasco e Timão. E outra vez teremos a chance de escalar rumo ao título. Dependeremos de um algo mais do time, e da torcida também.

Da derrota alvinegra de ontem uma palavra ficou martelando em minha mente: previsibilidade. O Bota foi previsível, Caio Junior foi previsível e até a torcida alvinegra foi previsível. E o resultado só poderia ser previsível.

Começo pela torcida, que não compareceu em grande número, outra vez, e dessa vez não apoiou incondicionalmente, como na vitória contra a Raposa. O gol no início da partida, com uma quiabada de Jefferson, abalou o Bota e foi um duro golpe também no torcedor alvinegro. O Bota sentiu e demorou a entrar no jogo. Quando entrou, viu Loco perder gol dentro da área, até finalmente pressionar. Aí começou o que eu, particularmente, considero uma insanidade de parte da torcida do Fogão. O Time precisando de apoio e ela começa a gritar por Herrera. Pelo amor de Deus, o cara foi dispensado do Timão por insuficiência técnica e é solução pro Fogão!?! Francamente, que direito tem esse torcedor de chamar o treinador de burro?

No meio de tempo inicial a paciência da torcida acabou, aí vimos o velho filme e o motivo da palavra previsibilidade ser o tema dessa crônica. Caio Junior, muito criticado e questionado pela torcida, e com razão na maioria das vezes, dessa vez escalou um time que foi cobrado por muitos, inclusive por mim, aqui neste canal. Leo na contenção e Renato na armação, liberando Mago e Elkeson para encostar em Loco. Pombas, qual esquema de jogo resiste quando se toma gol em casa, de um dos  adversários mais chatos do momento, e no início do jogo? Ainda sim, com esse esquema, acho que fomos melhores do que na etapa final, quando o acéfalo do Herrera entrou e foi outra vez incompetente, sem poder de reação. Reconheço, não jogo nas costas dele, mas quando nesses quase dois anos de Bota o Herrera foi o cara?

Caio Junior atendeu a torcida, sacou Leo e veio de Herrera. E o Bota não conseguiu achar seu jogo. Nada encaixava e nos sentimos impassíveis diante de um Figueira determinado e eficiente. Estava no estádio com o Bruno e o amigo Luiz. E este, pelas décadas de Fogão, tal qual este amigo, sabia que era jogo em que a bola não entraria nem se estivéssemos jogando até agora.

Todos queixaram-se de Caio Junior porque ele não queimou a última substituição, pois utilizara Herrera e Everton. Sinceramente, nada daria certo ontem, ainda mais com o banco que temos, ou alguém queria ver Felipe Meneses ou Cidinho em campo?

Para resumir, vi um Bota abatido após o gol e que em nenhum momento demonstrou que inverteria o placar. E vi também uma torcida que não soube mandar seu recado para o time sair dessa. Sim, quando se apóia do início ao fim, sobretudo quando estamos em desvantagem no marcador, transmitimos uma força sobrenatural para o atleta em campo. Precisamos aprender um pouco com os argentinos, pois eles cantam e apóiam o jogo inteiro, e dificilmente são batidos em seus estádios por equipes estrangeiras.

Recado dado, falei o que penso e quero que o verdadeiro torcedor, aquele que acredita sempre, como eu, esteja presente no domingo contra o Bacalhau. É jogo de vida ou morte e poderemos terminar a rodada na liderança. Esperança é meu nome.

Vamos meu Fogão, levanta, sacode a poeira e chega ao topo!

Yes, We can!

BOTAFOGO: SUA TORCIDA É UMA FORTALEZA E JAMAIS SE RENDERÁ”

EU ESCALO
Domingo, 5h da tarde, dia de darmos um algo mais pelo Fogão e comer uma bacalhauzinho. É hora de assumir a ponta da tabela. Eu Escalo: Jefferson, Lucas, F. Ferreira, A. Carlos e Cortês; M. Mattos, Renato, Mago  e Elkeson; Caio e Loco;

 “Na estrada dos louros, um facho de luz, tua estrela solitária te conduz...”

Força Sempre Fogão!

Eu acredito!
      
Saudações Alvinegras

Nenhum comentário:

Postar um comentário