domingo, 30 de outubro de 2011

EL LOCO FATAL


FOGÃO 1X0 CRUZEIRO - 32ª rodada– Brasileirão 2011 - ENGENHÃO

Olá Nobres Alvinegros,

Ontem fui um dos mais de 15 mil alvinegros que demonstram seu amor e paixão ao Glorioso no mais bonito do Brasil. Fui, vi, cantei, vibrei, xinguei e me emocionei com a bela cabeçada de El Loco e a garantia dos 3 pontos cruciais neste momento do campeonato. 

Sim, chegamos num estágio em que o mais importante é vencer a jogar bem e convencer. Sim, isso acontecerá sim, mas com menos freqüência nesta reta final. Alguém se lembra como o encorpado Flor, campeão do ano passado, jogava na reta final? Eu me lembro, era um futebol preso, cansado, ganhando dos pequenos nos detalhes, e tropeçando também, como no empate em casa, na antepenúltima rodada, quando empatou com o rebaixado Goiás, quase jogando fora o campeonato. Por sorte os outros também tropeçaram. E na final penou para ganhar de outro rebaixado, o Guarani. Pois bem, por que nossa torcida cisma em acreditar que tudo de ruim só acontece conosco?!? Ora, o Vasco, líder antes dessa rodada, levou por baixo três goleadas e pode ser campeão. O Flor vive tropeçando e pode ser campeão. O Timão quase perdeu para o Avaí em casa, e pode ser campeão. Só o Botafogo que não? Ora, tenho muita bronca sim de parte da nossa torcida que não passa de uma eterna pessimista, pois o pior só acontece para o Botafogo. Pelo amor de Deus, assim não ganharemos nunca.

Em 95 chegamos à final do brasileirão contra o Santos, que tinha o craque Giovanni. Tudo bem que caiu um dilúvio antes do jogo, mas não colocamos mais de 60 mil pessoas no Maraca, quando era no mínimo para lotar. A torcida não ganha jogo, mas ela empurrar e motiva sim. Se for ao estádio com o intuito de apoiar incondicionalmente, dificilmente perderemos, e isso foi provado neste campeonato. Felizmente ontem apoiamos o tempo todo, mesmo quando Alessandro, Herrera e Caio insistiam em testar nossos nervos. 

Tivemos dificuldades sim, é reta final e vínhamos de 3 tropeços consecutivos. E depois de Herrera perder 2 gols em que o anta do Caio Junior faria, era para perder o controle. Mas apoiamos, e eu gritei, implorei pelo gol do Fogão. E veio numa bela jogada pela esquerda, em que Cortês serviu Elkeson e este cruzou com precisão para EL Loco fatal. Estava próximo ao lance e foi fácil pressentir o gol. Testada certeira no belo gol de Abreu que garantiu os 3 pontos. Oscilamos sim, cedemos campo demais à Raposa, por sorte eles não têm Loco Abreu. 

Perdemos gols incríveis, Herrera duas vezes, Caio outra vez cara a cara não matou o jogo e provou que nunca será. Mago quase faz golaço e Loco chegou a driblar o goleiro em jogada de pura raça. Entendo que não jogamos o fino, mas o suficiente para vencer, com sustos sim, sofrimento peculiar, nossa marca registrada. Minha pressão subiu no final, 1x0 é garantia de que? Mas seguramos a Raposa e o péssimo juiz. Foi duro, mas gostei da torcida comprar a briga pelo time contra a robalheira do brasiliense soprador de apito ou mal intencionado. 

Meu amigos alvinegros, tão apaixonados quanto eu, aos recentes e aos mais antigos, de tantas jornadas de alegrias e sofrimentos, vos faço um apelo: vamos multiplicar nossa paixão. O Vasco tropeçou contra o São Paulo em São Januário. E eles sem Ceni, Dagol e Luiz Fabiano. Se fosse o Fogão a maioria teria jogado a toalha. O Timão quase tropeça em casa contra o fraco Avaí. O Urubu tomou de 4 depois de abrir 2x0. Se fosse o Fogão cairia o mundo. Êta pessimismo exacerbado! Chega galera!

Vamos acreditar porque nunca foi tão clara a chance de ser campeão desde 95. E nós, torcedores, deveríamos ser os primeiros a acreditar nisso e contagiar o time também. Com a força das arquibancadas não perderemos mais dentro do Engenhão. Mas isso depende de nós. 

São 6 jogos, 4 no Engenhão, e dois contra os mineiros América e Galo. O título é possível sim. Depende de nós. E de vocês também. Façamos primeiro a nossa parte e depois criticamos com propriedade de quem exerceu sua obrigação de torcedor. Comparecer no último jogo se tivermos chances de ser campeão é mole. Mas o campeonato é de pontos corridos, então todos os jogos são decisões. Façamos então reflexões e relembremos quantas vezes apoiamos nosso time de coração nesta temporada. Chega de TV e radinho. É hora do verdadeiro torcedor fazer a sua parte dentro do estádio. Pega trem, vá de ônibus, chega cedo e põe o carro no estacionamento do Engenhão (1600 vagas a R$ 15,00), ou põe no estacionamento do Norte Shopping. Dá seu eito, não tem desculpa, fui vê o Bota várias vezes na série B, no Caio Martins. Já fui ao Ítalo Del Cima, Madureira e até em Bacaxá. Botafogo é paixão, além disso, é amor, e isso tem de ser demonstrado a cada jogo, sobretudo dentro do estádio, onde é o nosso lugar.

Desculpem-me pelo desabafo, mas quero ver nossa torcida fazendo a diferença também. Isso é ser Botafogo!

Ah, que esteja iluminando o céu o maior jornalista e comentarista do rádio brasileiro. Luiz Mendes foi excelência no rádio, TV e jornais. Quantas vezes viajei e admirei seus comentários e sua riqueza de vocabulário e explicações coerentes de tantos provérbios que cercam o futebol. Descanse em paz este ilustre botafoguense. O homem da palavra fácil.

Quero deixar minha língua ferina falar por mim, só um pouquinho. Herrera e Caio Junior não estavam presentes no 2º tempo. O Bota ganhou este tempo. Elkeson deixou Herrera duas vezes nacara do gol. E no tempo final, para não se enroscar com Mago, esteve por lá só uma vez. E que aconteceu? Centro perfeito para Abreu matar o jogo. Mago só veio uma vez para direita, e quase faz gol de placa. Alessandro errou tudo no 1º tempo. E por incrível que pareça, acertou quase tudo no final, até um cruzamento ele fez certo. Lucas Zen é zen demais para ser titular do Fogão. Leo ou Somália como reservas de Mattos. Aliás, adiantaria um pouco o Renato e viria de Mattos e Leo ou Somália. Elkeson ou Mago mais próximos de Abreu. Com mais um volante, libero de vez Lucas e compenso a ausência do Herrera. Foi assim que sacudimos o Avaí no 2º tempo. Não tem o que inventar, embora nosso treineiro sempre apronte das suas. 

Só faltam 6. Só falta Zagalo conclamar a torcida alvinegra. 6 jogos para o sonho virar realidade. 

BOTAFOGO SEMPRE!

NUNCA DESISTIREI DO SONHO!

YES, WE CAN! 

BOTAFOGO: SUA TORCIDA É UMA FORTALEZA E JAMAIS SE RENDERÁ”

EU ESCALO

Sábado, 18h, Engenhão. Não aceito menos do que 25 mil alvinegros empurrando o Fogão para o título. Vitória do Fogão sábado significa LIDERANÇA. Timão e Vasco jogam fora. Eu Escalo: Jefferson, Lucas, F. Ferreira, A. Carlos e Cortês; M. Mattos, Leo, Renato, Mago e Elkeson; Mago e El Loco;

 “Na estrada dos louros, um facho de luz, tua estrela solitária te conduz...”

 Força Sempre Fogão! 

Saudações Alvinegras

Um comentário:

  1. O El Cara. O Loco é muito importante e está sendo um dos grandes contribuidores para a bela campanha. Ele merece o título para coroar de vez.

    ResponderExcluir