domingo, 4 de dezembro de 2011

Acabou!


Olá Nobres Alvinegros,

A sensação para nós infelizmente é de alívio: 2011 acabou! E se pensarmos que tristeza para nós não tem fim, ao menos parcialmente não sofreremos. Até começar o estadual, Copa do Brasil, Brasileiro e Sul Americana. E que Botafogo teremos em 2012?

Ainda não sabemos, o certo é que em nada poderá se parecer com o de 2011. Queremos um time de qualidade, com padrão tático, com esquemas diversos, com jogadores de nível e de vários recursos técnicos, que tenham raça, comprometimento, respeito ao clube e, sobretudo, ao seu maior patrimônio: seu apaixonado torcedor.

O Corinthians foi o campeão brasileiro de 2011. Vasco foi vice. O Flor, Urubu e Inter conseguiram a vaga na Libertadores. E o Bota? 9º colocado. Disputamos o título até a 30ª rodada. Mas a falta de planejamento da gestão do futebol deixou claro que o grupo não se preparou para ser campeão. Sim, o campeonato tinha 38 rodadas, e nestes 8 jogos decisivos, vencemos apenas um e empatamos outro. Uma decadência vergonhosa de quem chegou a ser apontado como candidato ao título brasileiro. Aonde erramos? E o sentimento do torcedor? E nossas frustrações? Todo ano é a mesma história. Até quando?!?

Ficou a certeza de que faltou elenco, treinador, comando e planejamento. Elkeson jogou bem até ser reconhecido no cenário nacional, veio a Seleção e ele parou. Cortês foi bem até a Seleção. Seu sucesso meteórico virou referência para a mídia. Sua história humilde dava ibope. Passou a ganhar salário astronômico e seu futebol consistente naufragou. Seu fraco era a marcação, e por ali sofremos gols fundamentais que nos distanciaram do título. E na frente, Elkeson perdeu os principais gols que nos fariam abrir placares em jogos essenciais que nos manteriam na Libertadores.

Caio Junior trouxe um esquema de jogo que dava certo no Engenhão. Enquanto o time teve aplicação total, vencia todas em casa. Mas dedicação total não foi a cara desse time. O vai e vem de Elkeson e Mago não durou muito. E meio de campo sem marcação e com um time que atacava e dava espaço, sobrecarregou o sistema defensivo. M. Mattos não era o leão de 2010. Renato não conseguiu organizar e marcar bem ao mesmo tempo. E F. Ferreira, exposto, sucumbiu. A. Carlos sucumbiu. Lucas nunca marcou. Alessandro tentou e até Jefferson não evitou o pior. Ah, o próprio treinador mostrou sua incapacidade e falta de humildade em assumir seus erros. A culpa era da torcida ou dos jogadores. Até o clube foi acusado de não conspirar a favor, pois sua história não condiz com triunfos. Pobre Caio Junior.

A gestão do futebol foi omissa. Poderíamos ter mudado o técnico enquanto ainda era possível outro treinador chacoalhar o grupo, mas não faltando 3 jogos. Diploma da incompetência alvinegra.

O que queremos? Título nacional urgente. E para isso temos de ter elenco. O Timão venceu o certame na força do seu elenco, onde Alex, reserva, seria titular em qualquer time do Rio. Isso faz a diferença em competição longa. Então diretoria, time bom é elenco rico. Dois bons jogadores por posição. Um camisa 10 que seja o cara. Um atacante de ponta e outros reservas com características distintas. Um grande zagueiro para liderar a cozinha junto com A. Carlos. Dois bons laterais. Quem será que Oswaldo de Oliveira indicará?

Você meu amigo de fé, meu irmão camarada, amigo de tantos caminhos e tantas jornadas, nos despedimos de 2011. Guardei na memória os bons momentos que vivi ao seu lado em prol do nosso Botafogo. E quero revivê-los em 2012. Esperando pelos títulos que não vieram nesta temporada. Rezando para que tenhamos um patrocinador que nos permita fazer loucuras que nos levem aos grandes triunfos.

E como diz um fragmento de um grande poema de Fernando Pessoa: “... valeu a pena? Tudo vale a pena se a alma não é pequena.” E para nós sempre valerá a pena, pois aonde o Botafogo estiver, de alguma forma estaremos lá. No estádio, pela TV, no radinho, em pensamento transmitindo força sempre ao nosso amado Botafogo.

“ E nossa história
Não estará
Pelo avesso assim
Sem final feliz
Teremos coisas bonitas pra contar
E até lá
Vamos viver
Temos muito ainda por fazer
Não olhe pra trás
Apenas começamos
O mundo começa agora, ahh!
Apenas começamos. (Renato Russo)

BOTAFOGO: SUA TORCIDA É UMA FORTALEZA E JAMAIS SE RENDERÁ”

“Na estrada dos louros, um facho de luz, tua estrela solitária te conduz...”

Força Sempre Fogão!

Saudações Alvinegras

Um comentário:

  1. Espero que ano que vem as coisas melhorem e sejamos campeões. Mesmo que seja carioca, eu não me importo. O que eu quero é ver esta estrela solitária brilhando sempre.

    ResponderExcluir