segunda-feira, 11 de outubro de 2010

LOCO ABREU – O ANTI-HERÓI ALVINEGRO



FOGÃO 0X0 PORCO – BRASILEIRÃO 2010 – 29º JOGO – ENGENHÃO

Olá Nobres Alvinegros,

14º empate em 29 jogos. Com 50% de aproveitamento até aqui só nos resta mesmo sonhar com uma vaguinha na Libertadores. E pensar que o título era possível até 3 rodadas atrás...

E que dia do El Loco hein!?! Após um período iluminado, dessa vez ele foi a antítese do ídolo alvinegro. Loco Abreu, o ídolo que destronou o urubu, humilhou Bruno, e devolveu a dignidade aos alvinegros. O artilheiro do Fogão e um dos principais trunfos alvinegros nos últimos jogos, dessa vez ele destoou. Fracassou no seu ponto forte: a cobrança de pênalti. Perdeu duas chances caríssimas de gol, e não foi decisivo no jogo aéreo. Por esta partida, ninguém o contrataria. Mas....................................................................................................... é Loco Abreu. O cara que já decidiu pra gente e não me permito julgá-lo por um dia infeliz. Ora, foi só um dia infeliz, enquanto para os demais todos os dias são infelizes. Então El Loco, você tem crédito, é ídolo, é capaz, é LOCO ABREU!!!

O JOGO

El Loco à parte, o Bota abusou do direito de errar passes e conclusões. Foi incompetência mesmo, e futebol não premia os incompetentes. Até que o Bota não esteve tão desfalcado, à exceção de Guerreiro, suspenso pelo 3º amarelo, apenas Marcelo Mattos está ausente. Maicosuel, F. Ferreira e Herrera só em 2011. São três desfalques de peso para nosso elenco, mas a coisa estava pior. Domingo então poderemos ter o time que nos levará à Libertadores.

Dominamos o jogo inteiro. E não tivemos capacidade de concluir um lance eficaz em 95 minutos. Com o retorno de Jobson, mesmo sem grande atuação, o Bota passa a ser perigoso em qualquer jogada onde a bola esteja com esse emblemático jogador. Jobson é liso, parte pra cima e é vertical. Ele tenta o gol sempre,mas também sabe servir. E foi num lance seu que tivemos a bola do jogo, logo aos 8 minutos. Ele penetrou, levou dois e bateu forte, o goleiro deu rebote e Loco Abreu bateu pro gol. O zagueiro cortou com a mão. Pênalti e o juiz amarelou ao não expulsar quem defende com a mão sem ser goleiro. Ainda comentei: El Loco não perde! E ele bateu pra fora. O goleiro ficou no meio do gol, acreditando na cavadinha, mas Loco tirou muito e errou. Ainda teríamos 87 minutos para empurrar umazinha por gol alviverde. Nossa marcação funcionou, Kleber teve o bafo de Fahel o jogo inteiro, até ser expulso no final. E Valdívia sentiu o peso da seriedade da nossa zaga, até ser substituído sem ameaçar em nenhum momento.

Tivemos no tempo final duas oportunidades com El Loco. Ele recebeu com açúcar de Cordeiro e furou. Não acreditou numa bola tão limpa após tanto egoísmo recente. Depois capou a bola, que sobrou limpa para Jobson, na pequena área, mandar sobre o gol. Ainda teve a ótima chance de Alessandro, mas o goleiro defendeu. O Porco teve chance só em cobrança de Falta, que Renan pegou bem, e na milagrosa defesa de Renan num chute de M. Assunção, a bola o encobriu e ele fez, talvez, a defesa mais bonita do brasileirão.

L. Flávio outra vez pouco articulou, e Joel demorou demais para substituí-lo. Edno entrou faltando menos de 10 minutos, e Acho que Cajá deveria ter entrado na volta do intervalo. O problema foi que Joel, ao sacar o invisível, acabou de vez como mínimo de criação, e Somália e Fahel fizeram este papel. Aí é dose pra mamute. Na base do chutão, ou quando a bola sobrava para Cordeiro ou Alessandro, que jogaram bem, o Bota ameaçava. Fim de papo e aquela frustração de quem empata desperdiçando pênalti. Mas isso é Botafogo, sabemos que ainda podemos sorrir no final e, como há três rodadas ainda sonhávamos com o caneco, daqui a três jogos, ou nove pontos, poderemos nos consolidar na Libertadores. Por que não? Eu sempre acredito que ainda tem algo muito bom para o Fogão no final. Domingo vamos passar pelo ’Flor’ e iniciar a postergada arrancada na reta final do brasileirão.

ANÁLISE DO BRASILEIRÃO

Faltando 9 rodadas o Cruzeiro, tal qual eu previra no fim do turno, é a grande surpresa. Cresceu e está consistente na reta final. Chegou ao topo, embora difícil seja manter-se por lá. Mas está coeso e poderá administrar até o fim a liderança. O problema é que é comandado pelo depressivo. E isso pode ameaçá-lo. O Timão é ladeira abaixo, em crise, é a grande esperança da vaga alvinegra. Não chegará na Libertadores. O Flor é uma incógnita. Muricy repete 2009, quando entregou o caneco e a Libertadores no fim. O Flor perdeu padrão e mesmo com os retornos de Emerson e Diguinho ainda vai demorar para encaixar de novo, e Deco, lesionado, já era. O Furacão brigará pela 3ª vaga com o Fogão. O Sampa e Grêmio também. Lá embaixo a briga é boa. O urubu abriu cinco pontos, mas é inconstante e se entrar na zona na reta final será tragado pelo ímã da série B. O Bacalhau brigará pela Sul Americana. Prudente já caiu. Goiás e os dois Atléticos, Avaí e Vitória são os principais candidatos às três vagas restantes para a segundona 2011. Mas Guarani, urubu e o Ceará ainda podem brigar contra este inferno.

“BOTAFOGO: SUA TORCIDA É UMA FORTALEZA E JAMAIS SE RENDERÁ”

Joel Santana: precisa urgentemente entender que L. Flávio só pode ficar em campo 45 minutos, o mesmo com Cajá. Mas não pode ficar sem nenhum deles e deixar Somália e Fahel criando. Terá as voltas de Guerreiro e M. Mattos no domingo frente o Flor. Com Loco e Jobson e Bota voltará a vencer;
                                                                                        
Destaques: ...;
Jogou bem: Alessandro, Cordeiro, Fahel, Somália e Renan;
Garra: Alessandro;
Comprometeu: EL LOCO;
Irritou: a falta de criatividade do meio;
Desafinou: El Loco;
Ninguém viu: L. Flávio, Caio e Edno;

EU ESCALO

Domingo, 18h30, é hora de sapecar os bambis e mostrar que o Fogão que a Libertadores. Eu Escalo: Jefferson, Antonio Carlos, Danny Morais e Guerreiro; Alessandro, M. Mattos, Somália, L. Flávio e M. Cordeiro; Jobson e El Loco;

“Tu és o Glorioso, não podes perder, perder pra ninguém...”

Força Sempre Fogão!

Saudações Alvinegras

Nenhum comentário:

Postar um comentário