domingo, 23 de maio de 2010

GOLEADA COM CALDO ENTORNADO NO FIM







FOGÃO 3x0 GOIÁS – BRASILEIRÃO 2010 – 3º JOGO


Olá Caros Alvinegros,


Caio pela direita levava sarrafada de todos os lados. O menino é bom, é ousado, mas falta-lhe ‘time’ para achar o momento certo para tornar-se profícuo. Digo isso porque em alguns contragolpes seu preciosismo prejudica o Bota. Precisa entender que passar a bola no tempo certo para quem está mais bem colocado vale mais do que tentar um golaço. E a torcida sabe disso. E vai admirá-lo ainda mais.”


Inicio essa crônica com o fragmento do 1º texto desse brasileirão. E Caio ainda não aprendeu a lição. Num momento como esse não podemos dizer que sem ele as coisas seriam mais fáceis. Ele participou diretamente de dois gols e, embora não brilhasse, era um jogador fundamental em campo. Contudo, sua individualidade irritava a todos no Engenhão. Eu me esgoelava na Leste Superior para que o menino tocasse a bola nos contragolpes do Bota. Se assim ele fizesse meteríamos 5 na outrora ‘maldição verde’.


Seria um fim de semana de festa, mas o feijão azedou no final. Iniciamos o domingo como líder do brasileirão, mas não teremos ataque na dura parada frente o cruzeiro, no Mineirão, quarta-feira.


O JOGO


Tarde linda, sábado de sol e Fogão no Engenhão. Programa melhor não há. Fui e esperava mais da massa alvinegra, embora os 17 mil presentes não tenha sido ruim, acredito que o horário de 4h da tarde num sábado não seja perfeito, talvez 17h ou 18h. 4h da tarde é ideal para domingo. Aí eles marcam às 18h30. Quem manda é a TV né...


Começamos em ritmo lento e o Goiás logo se acomodou na nossa casa. Sem a referência de El Loco e a boa postura do adversário, sobrecarregando o meio de campo com o 3-6-1 de Leão, o Bota travou cedo. Restavam-nos alçar bola na área, mas sem a referência de Abreu éramos presas fáceis para a bem postada zaga esmeraldina. E o pior era que o adversário encontrava espaço no território alvinegro, zaga mal colocada e errando fundamentos primários, resultaram em 3 ótimas defesas de Jefferson. A torcida já temia pelo pior no tempo inicial, quando Caio foi derrubado na entrada da área. À feição para o maestro relembrar seus bons tempos. E a sinergia na arquiba nos fazia crer que aquela bola mudaria a história do jogo. Eu falei: tá com cheiro de gol. E L. Flávio não perdoou, linda cobrança e bola na caçapa: 1x0 Fogão. Alívio da torcida e enquanto nos abraçávamos vimos Herrera bater cruzado, Caio tentar o rebote e Somália pegar a sobra para estufar as redes, 2x0 Fogão. Como ainda estávamos abraçados, permanecemos por mais alguns segundos, pois já esperávamos o 3º, que só não veio porque o juiz expulsou o goleiro do Goiás por reclamação e quebrou nossa sequência mortal. Tudo bem, comemoramos também como se fosse um gol. Fim de papo no tempo inicial e a certeza de que a tarde seria alvinegra. Festa no mais bonito do Brasil.


No tempo final administrávamos o placar e contragolpeávamos quando queríamos. Era só acertar a jogada, passe rápido no tempo certo e o placar se dilataria. Mas Caio cometia o pecado de prender em demasia a bola e testou nossa parcimônia. Antes de Caio estragar a festa, Herrera finalizou com perfeição a boa trama do Fogão, após cruzamento certeiro de L. Flávio. 3x0 Fogão.


A torcida fazia a festa, mas o individualismo de Caio atrapalhava. No final do jogo todo o estádio mostrava sua indignação com o menino prodígio. E aos 38 foi demais. Contra-atraque quase mortal, 3 contra 2, e Caio não rolou nem para Herrera nem para Alessandro, livres em cada extrema do campo. E tentou sozinho, e perdeu de novo. Nos impacientamos outra vez. E Herrera explodiu. E Caio revidou. E ambos foram expulsos. E nos perguntamos por quê?!? Herrera é experiente e não deveria provocar o menino ainda em campo. Mas paciência tem limite, anda mais para argentino... Os dois foram multados. E o Bota o mais prejudicado, pois jogará sem ataque contra o Cruzeiro, no Mineirão.


“BOTAFOGO: SUA TORCIDA É UMA FORTALEZA E JAMAIS SE RENDERÁ”

Joel Santana: Até quando vai insistir com Somália na esquerda? M. Cordeiro é o melhor passe e cruzamento na área. Mas Somália é o cara. O cara que erra tudo no ataque. No mais o time esteve travado até a bela cobrança de falta de L. Flávio. Falta variedade no repertório de jogada. Falta massa cinzenta no meio de campo. Falta apoio dos laterais. Falta melhor posicionamento e consistência da defesa. Falta mito ainda ao Bota.

Destaques: ...;


Jogou bem: L. Flávio, Alessandro, Edno e Herrera;


Garra: Guerreiro;


Comprometeu: Herrera e Caio;


Irritou: Caio;


Desafinou: A. Carlos;


Ninguém viu: R. Cajá;

EU ESCALO


Parada dura quarta-feira, contra o Cruzeiro, às 21h50. A teremos ataque. Eu Escalo: Jefferson, Antonio Carlos, Fábio Ferreira, Fahel; Alessandro, Guerreiro, Somália, L. Flávio e M. Cordeiro; Edno e Diguinho;


“Na estrada dos louros, um facho de luz, tua estrela solitária te conduz...”


Força Sempre Fogão!


Saudações Alvinegras

Nenhum comentário:

Postar um comentário