domingo, 21 de fevereiro de 2010

FOGÃO DESPACHA BACALHAU E CONQUISTA O BI DA TAÇA GB

















FOGÃO 2X0 VASCO – FINAL TAÇA GB – MARACANÃ

Olá Eufóricos Alvinegros,

BICAMPEÃO! Quem esperava por este caneco ainda neste campeonato? O Fogão é bicampeão da taça GB. Vencemos com sobras o time que nos sapecou um 6x0 há menos de um mês. E o agradecemos por isso.

Frisei na crônica após o trágico acidente que ainda iríamos agradecer ao bacalhau por nos acordar. Na verdade, ainda estamos com os olhinhos puxados, mas ao menos o dublê de treinador rodou, e com Joel, mesmo com as limitações do elenco, somos bicampeões da taça GB. E em cima de quem? Do velho freguês de decisões, o querido bacalhau. Se não fosse ele, não estaríamos agora radiantes e acreditando que é possível, “Yes, We can !”

O JOGO


Falar que o Fogão jogou esperando a bola boa é chover no molhado. Com Joel é e será sempre assim. O torcedor quer ver seu time campeão. E pra isso aceita até jogo feio. Peraí? Jogo feio aonde? Feio é não ganhar!

Iniciamos o jogo dando a impressão de que o jogo seria de igual para igual. Mas logo o Vasco dominou a meiúca. E isso era perigoso. Imaginamos, até mesmo pelo trauma recente, que o bacalhau iria cozinhar novamente a zaga alvinegra. Quem tem Dodô e Coutinho assusta. Mas era só lembrar de que esse mesmo bacalhau, em final contra o alvinegro, sempre amarela. E felizmente não foi diferente dessa vez.

O Bota ameaçava com El Loco e Cordeiro pela esquerda. El Loco errou o domínio e desperdiçou grande chance. O Bacalhau ameaçava com Carlos Alberto. Não elogiei, mas a zaga alvinegra se comportava bem, embora o meio desse espaço.

Tivemos um penal a nosso favor. Mas Marcelo Henrique optou por ignorar a falta máxima clara em Loco Abreu cometida por Titi. Na sequência Lúcio Flávio centrou, a bola tocou no travessão e quase Loco Abreu marca. Daí até o final a galera alvinegra começou a acreditar. E acho que essa confiança aumentava à medida que nossa zaga despachava tudo como dava. O sistema defensivo alvinegro funcionou pela primeira vez em 2010.

No tempo final a massa alvinegra cantava e isso contagiava a equipe. Passamos a crer que o talismã CAIO resolveria. E Joel atendeu ao pedido da inteligente torcida. Caio entrou aos 17’, bem antes do normal, depois dos 25’. E não correspondeu de cara. Estava ansioso. Abusava da jogada individual em detrimento do jogo coletivo. Mas tem estrela. 25’, escanteio para o Bota. L. Flávio havia sido substituído e Cordeiro cobrou com perfeição o escanteio para Fábio Ferreira subir no 5º andar e testar para abrir o caminho do bi. 1x0 Fogão e explosão no maior do mundo.

Na saída de bola Nilton tenta encerrar a promissora carreira do talismã CAIO. Entrada criminosa e cartão vermelho direto. Ufa! O menino é guerreiro. Fogão com vantagem, mas faltava o tiro de misericórdia. Herrera por pouco, em tiro de fora da área, quase amplia. Mas cabia a participação do menino prodígio. Ele sofreu outra sarrafada, dessa vez de Titi. E foi o mesmo Titi quem puxou a camisa de El Loco dentro da área. Titi foi expulso. E El Loco concentra-se. Silêncio no Maracanã, no Méier e em todo o Brasil. Ele bate com perfeição e decreta a explosão da massa alvinegra no maior do mundo. 2x0 Fogão e uma emoção indescritível toma conta desse amigo. " ELLLLLL LOOOOOOOOOOOCO, OBA, OBA!!!!"Todos tivemos a certeza de que éramos bicampeões da taça GB naquele instante. E batemos um recorde de cinco finais consecutivas. O Fogão é isso. Falei para meu filho Bruno: Isso é BOTAFOGO! Espere nada quando ele é favorito. E espere tudo quando ninguém acredita em nós. E comprovamos isso com o caneco da taça GB. Mas agora queremos mais. Quero o título do estadual. Agora nós acreditamos. “YES, WE CAN”.
























Joel Santana: Falar o que desse cara!?! Um treinador que pega um grupo derrotado, limitado, após uma goleada de 6x0 para esse time do Vasco e nos leva ao bicampeonato da taça GB, é um herói. Nosso jogo pode ser feio, mas é eficiente. E isso é o que importa, ainda mais com time feio. Jogamos com inteligência e exploramos a velocidade de Herrera e Caio. E El Loco faz seu jogo. O Bota, mesmo sem meio de campo e defesa limitada, roda com Joel;

Destaques: Marcelo Cordeiro, El Loco e Fabio Ferreira;
Jogou bem: Jefferson, a zaga, Guerreiro, Alessandro e Herrera;
Garra: Guerreiro;
Comprometeu: ...;
Irritou: ...;
Desafinou: L. Flávio;
Ninguém viu: Renato;

EU ESCALO

Domingo que vem é estreia no 2º turno, a taça Rio. Estamos na final e queremos ser campeões diretos. Eu Escalo: Jefferson, Antonio Carlos, Fábio Ferreira, Somália; Guerreiro, Alessandro, Renato, M. Cordeiro e Caio; Herrera e El Loco;

“Na estrada dos louros, um facho de luz, tua estrela solitária te conduz...”


Força Sempre Fogão!

Saudações Alvinegras

4 comentários:

  1. Gostei do seu comentário, só não gostei da escalação para o começo da Taça Rio.
    Você deve ter se esquecido dos reforços.
    Eu escalaria: Jefferson, Antonio Carlos, Fabio Ferreira e Dany Morais; Alessandro, Guerreiro, Sandro Silva, Lucio Flavio, Marcelo Cordeiro; Herrera e El Loco;

    Saudações Botafoguenses

    ResponderExcluir
  2. Ed,

    coloquei o link do seu blog lá no MCR. Não sei se eu tinha tirado, ou se não havia chegado a ter um, mas o que importa é que está lá.

    Abração e viva ao Botafogo!

    ResponderExcluir
  3. GÊ,
    Vc tem toda razão e concordo com a sua escalação. No calor da conquista nem me lembrei dos refroços do Fogão. Vamos encorpar e se chegar um meia criativo e rápido vamos faturar com sobras o estadual. Abraços e Saudações Alvinegras

    ResponderExcluir
  4. Caro Thiago,

    É um prazer fazer parte do MCR. Vocês são demais. Uma ótima referência de crítica inteligente, construtiva e que mantém o amor pelo Fogão acima de tudo e de todos.

    Abraços e Saudações Alvinegras

    ResponderExcluir