domingo, 30 de agosto de 2009

FOGÃO EMPATA DE NOVO E NÃO SAI DA ZONA




FOGÃO 3X3 GRÊMIO – 22ª RODADA

Saí do Engenhão tentando entender o porquê de o Bota não vencer mais em casa e, por este motivo, manter-se na zona maldita. Confesso que até agora não consegui.

Para muitos o Bota perde para ele mesmo. Para outros a arbitragem sempre falha contra nós em lances capitais do jogo. E para este amigo o problema não é das reduzidas dimensões do mais moderno, e sim de algumas peças desse elenco, neste momento são três: Castillo, Wellington e Victor Simões. Esses sãos os heróis às avessas, além de Fahel e Léo Silva, que também contribuem para pior. Até mesmo Juninho passou a ser decisivo para o mau desempenho da zaga.

Por mim faríamos os próximos 10 jogos fora de casa, antes que seja ratificada, injustamente, a ‘maldição do Engenhão’.

O JOGO

Até me surpreendi com o público de 10 mil pagantes no mais bonito do Brasil. Torcida apreensiva e ávida por uma vitória que nos livraria do mal. E Estevam Soares parecia querer a vitória a qualquer preço, dada a sua coragem ao escalar o Bota no 4-3-3. Logo comentei com o Flávio que o problema seria o buraco no meio de campo, e assim foi no início.

Até os 10’ de jogo os gaúchos alugaram meio de campo, mas não souberam criar lances de perigo. Depois disso o Bota se acertou e passou a dominar, explorando a rapidez de Michael e tabelas com Reinaldo, mais recuado. Reinaldo quase marcou um golaço, após enfiar entre as canetas de Rever, mas Victor abafou. E na primeira boa participação de Michael ele achou L. Flávio na direita e este cruzou para Reinaldo completar, Victor deu rebote e o mesmo Rei completou para o gol. 1x0 Fogão.

O gol fez os gaúchos se abrirem, e exploramos os contragolpes, num deles, André Lima cruzou com açúcar para Victor Simões perder gol feito. Foi a senha para a torcida pegar no pé do ‘Pantera’ do Paraguai. E o Pior aconteceu numa lambança de Wellington, que errou a cabeçada e permitiu o cruzamento para área. Jonas quase perdeu o gol mais feito do campeonato, acertando a trave duas vezes, mas contra nós o destino premia até os incompetentes, ele acertou na 3ª tentativa. 1x1.

Ainda estávamos na metade do 1º tempo, e o Bota se perdeu em campo. Victor Simões passou a ser perseguido e ninguém conseguia entender o posicionamento de Thiaguinho, que começou como ala esquerdo, passeava pela direita e pelo meio de campo. Fim de papo e a torcida esperava que Simões não retornasse para o 2º tempo.

Na etapa final Estevam não mexeu e antes que Simões acusasse as vaias Reinaldo o deixou na cara do gol. Ele arrancou e chutou rasteiro. A bola passou por Victor e entrou chorando no cantinho esquerdo: 2x1 Fogão e parecia que caminhávamos para o fim da maldição do Engenhão.

Aí começa a aparecer a arbitragem paulista contra o Fogão. Mario Fernandes vai ao fundo e cruza após a bola ter saído. O bandeira permite a sequência da jogada e Jonas emenda de prima: 2x2 e muito protesto do Bota e da torcida, homenageando o trio de árbitros.

Desgraça para botafoguense vem em contagotas. Thiaguinho invade pela diretia e cruza. A bola para na mão de Adilson. Ele esticou o braço acintosamente num pênalte claro, igonaro por Cintra. E por fim o canalha paulista inventa uma falta que resulta no gol da virada gaúcha. Alessandro disputa a bola com o gremista que não permite que nosso lateral se levante. O juiz enxergou falta. Na cobrança de Souza Castillo não vê nada e a bola entra, num frango do nosso dublê de goleiro: 3x2.

Aí parecia fatal, foi aquele desespero e Estevam sacou Reinaldo e veio de Renato Soneca. Depois trocou Simões por Ricardinho e por fim sacou Michael para entrada de Jônatas. O Bota foi com tudo e achou seu gol numa bomba de Guerreiro da entrada da área. Golaço! 3x3 aos 44’. Sempre acreditamos e Ricardinho teve a bola do jogo, mas Victor defendeu e André Lima quase pega o rebote. Pressionamos até o fim, e ficou a impressão de que se tivessem mais 5 minutinhos seria o fim da maldição.
O Bota hoje joga com garra e melhorou e muito seu padrão de jogo. O problema é que a cada rodada estamos mais entranhados na zona maldita, e temo que nos acomodemos por lá. Vamos acreditar sempre alvinegros, não podemos deixar para o final, vamos encher o Engenhão e demonstrar nosso amor, ou alguém vai deixar de ser BOTAFOGO? Queremos o Fogão na primeira sempre, de preferência com um time de primeira, mas no momento precisamos do torcedor jogando junto, esse time é limitado, mas também não é de segunda.

Estevam Soares: Arriscou e muito com o 4-3-3. Perdeu o meio, mas fez a equipe se recompor e testou Thiaguinho em várias posições. Michael também rodou o campo todo. Precisa definir seu time base e achar uma vaga cativa para Reinaldo, preferencialmente no lugar de Victor Simões. Experimenta essa também Estevam!;

Destaques: Michael, Reinaldo e Guerreiro;
Jogou bem: Alessandro e Thiaguinho;
Garra: Guerreiro;
Comprometeu: Wellington e Castillo;
Irritou: Além de Cintra, Wellington e Castillo;
Desafinou: Juninho;
Ninguém viu: Jônatas;

EU ESCALO
Nesse momento não tô nem aí para a Sul Americana. Quero saber mesmo é do Sport na Ilha do Retiro. É jogo de seis pontos e precisamos somas logo mais 23. Eu Escalo: Castillo, Alessandro, Juninho e Wellington e Eduardo; Guerreiro, Batista, L. Flávio e Michael; Reinaldo e André Lima;

“Na estrada dos louros, um facho de luz, tua estrela solitária te conduz...”

Força Sempre Fogão!

Saudações Alvinegras

2 comentários:

  1. Primeiramente, muito legal o seu blog principalmente porque fala do nosso glorioso.

    Mas, estou aqui para falar de um assunto que não dá mais para aguentar que é a arbitragem brasileira contra o Botafogo.

    Não podemos mais ficar parados e aceitar eles fazer a gente de babacas, palhaços e otários.

    Temos que protestar e já. Temos que fazer alguma coisa contra essa péssima arbitragem.

    Qualquer coisa visite:bc-botafogo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sugestão aceita Saulo. Vemos protestar em todos os canais possíveis. Acabei de publicar mais um manifesto contra esses pilantras travestidos de árbitros de futebol que vêm garfando o Fogão há alguns anos. Viitei seu bolg e já o coloquei nos meus favoritos. Gostei muito! Abraços

    ResponderExcluir