segunda-feira, 18 de maio de 2009

Fogão pressiona, mas empata com Timão


Olá ilustres alvinegros,

Foi um bom jogo ontem à noite no Engenhão. Só faltaram gols. Em termos de resultado é evidente que empatar nunca será bom negócio num campeonato por pontos corridos onde, um ponto, quase nada acrescenta na tabela.

Pelo menos o Fogão não foi o time apático como aquele do 1º tempo da estréia frente ao Santo André. Ontem lutamos, fomos determinados, criamos chances de gol, mas também permitimos algumas para eles, mas tudo numa circunstância até certo ponto aceitável, previsto num duelo contra o time mais badalado de São Paulo e com a presença do “fenômeno” Ronaldo. O Timão veio completinho pra cima do Fogão. Ao menos demonstrou respeito com o Bota.

Ney ainda segue em busca do time ideal sem Reinaldo e Maicosuel, e ainda não encontrou. Talvez o time do 2º tempo seja o mais indicado. E nesse time ainda saco o Fahel e Túlio Souza.

O clima no Engenhão estava ótimo. Nossa torcida, que compareceu em bom número (14.523), estava ávida por uma vitória do Fogão e a expectativa de ver Renan fechando o gol contra o ‘gordo’. Ainda teve a bela homenagem a Nilton Santos, a ‘enciclopédia’. Esse sim é nosso maior ídolo, ele só vestiu duas camisas em toda a sua vida: a do Fogão e da Seleção Brasileira. E isso sendo o maior lateral da história do futebol. Salve, salve, muita saúde e Parabéns ao nosso eterno mestre Nilton Santos!

O JOGO

Nosso início de jogo foi muito bom. Imprensamos os paulistas e não demorou a surgir a primeira grande chance. Rodrigo Dantas, nossa promessa, acertou lindo chute da entrada da área e Felipe operou o primeiro milagre da noite. Em seguida, Jean Coral tentou uma bicicleta, mas a bola raspou o poste esquerdo de Felipe.

O Bota era incisivo no ataque e o Timão se via encurralado. Pena que essa pressão durou apenas até os 15’ de jogo. O Timão equilibrou as ações e o Bota percebeu suas limitações. O time perdeu o ímpeto e viu que Túlio Souza e Rodrigo Dantas não municiavam o ataque, Fahel não marcava bem e Thiaguinho não conseguia ir ao fundo, e pior, não marcava ninguém. Dessa forma a Avenida Thiaguinho foi bem explorada pelo lateral André Santos, numa delas ele driblou toda a zaga, mas Renan também faz milagre.

Era nítida e distância entre defesa, meio e ataque. Victor Simões, isolado, fazia número no ataque. Jean Coral até voltava para buscar jogo, mas com a bola nos pés também não resolvia. Eduardo foi ao fundo uma vez apenas, mas quase deu samba. Bola na cabeça de Coral, mas ele perdeu na pequena área.

Do lado de lá, o fenômeno tentou por duas vezes, nas duas ele ganhou de Juninho. Na primeira, chutou em diagonal rente à trave de Renan. Na segunda, bem ao seu estilo, arrancou e deixou Juninho batido, mas Renan estava atento e defendeu o chute cruzado do maior artilheiro das Copas do Mundo. E foi só no tempo inicial. Sabíamos que Ney mexeria no time, mas com aquele banco...

E ele nem quis saber. Veio logo de estreante, Tony, e Gabriel. Saíram Wellington e Jean Coral. O Bota melhorou e até Thiaguinho entrou no jogo. Tony, rápido, confundia a defesa e Gabriel surpreendia pela disposição nas arrancadas, mas logo depois voltou ao normal e sua lentidão irritava no final. O Bota criou ótimas oportunidades para marcar o gol da vitória. Túlio Souza desperdiçou boa chance ao chutar forte, da marca do pênalti, mas a bola foi em cima de Felipe. Thiaguinho chutou cruzado e Felipe pegou. Juninho soltou o canhão e Felipe espalmou. Depois Léo Silva recebeu em diagonal e encheu o pé. Nessa eu gritei gol, mas o iluminado Felipe espalmou. Ah, do lado de lá também teve chance, uma delas cara a cara. Ronaldo e Renan, parece até nome de dupla sertaneja, mas Renan fez o Engenhão inteiro vibrar com uma perfeita saída do gol, nos pés do fenômeno, num lance em que ele raramente desperdiça. Méritos para Renan. Aliás, ele só comete um defeito ainda, suas reposições são imprecisas e isso ainda pode manchar suas atuações.

Ah, ainda teve a arrancada de Tony, que entrou livre diante de Felipe, mas demorou a concluir e a zaga abafou. A peça nula do ataque ontem foi Victor Simões. O cara errou tudo, inclusive uma bola em que entrou livre pela esquerda e quase na pequena área fechou os olhos e isolou. Victor não tem tranqüilidade para concluir, será que foi mais um que nos enganou? Tomara que não, mas só saberemos disso se um dia voltar o trio de ouro. O fato é que Simões parece mais um Wellington Paulista, arrebenta em estadual e fracassa em brasileiro.

Fim de papo e mais um empate, dessa vez sem vaias, pois a torcida reconheceu a luta do time e sabe das limitações desse elenco e, sobretudo, do equilíbrio dessa competição. Não tem jogo fácil. Ficamos com a impressão de que completo, com Maicosuel e Reinaldo, esse time encorpa. Mas ficou também a certeza de que carecemos e muito de um lateral esquerdo. Michael, do Dínamo de Kiev, foi confirmado, mas ele só estreará no dia 1º de julho. Se Maicosuel sair, Lúcio Flávio, por falta de opções, pode ser um alento. E no ataque depositaremos nossas fichas em Reinaldo.

Arbitro: Simon não chegou a interferir no placar, mas nos irritou mais uma vez, ao inverter faltas e não punir com rigor faltas duras do Timão. Ah, o bandeira do lado oposto à tribuna do Engenhão engessou o braço contra nós e tirou quando o Corinthians atacou por lá;

Nei Franco: Precisa acabar com urgência com esse maldito 3-5-2. Tá na cara que o time só rende quando ele elimina o excesso de zagueiros e põe o time pra frente. Precisa ter muito cuidado para não queimar o Rodrigo Dantas. Ainda é muito cedo para apostar tudo no garoto;

Destaques: Renan e Guerreiro;
Jogou bem: atuações regulares dos demais;
Garra: Guerreiro;
Comprometeu: ...;
Irritou: ...;
Desafinou: Jean Coral, Túlio Souza, Fahel e Victor Simões;
Ninguém viu: ...;

PARABÉNS

Primeiro nosso carinho, felicidade e muita saúde ao mestre Nilton Santos, que completou 84 anos no último sábado. Depois, parabéns em dose dupla ao nosso jovem Renan. Pelo jogo de ontem e pelos seus 20 anos completados hoje, 18/5/09.

EU ESCALO

Agora é vencer o Grêmio, no Olímpico, para encostar no pelotão de cima. Então Eu Escalo: Renan, Alessandro, Juninho, Wellington e Thiaguinho; Léo Silva, Batista e Eduardo e Rodrigo Dantas; Victor Simões e Reinaldo;

“Tu és o Glorioso, não podes perder, perder pra ninguém...”

Força Sempre Fogão!

Saudações Alvinegras

Um comentário:

  1. Agora todos vocês podem e devem postar seus comentários aqui mesmo no Saudações Alvinegras. Sucesso e sorte para o Fogão!

    ResponderExcluir