domingo, 12 de abril de 2009

Fogão humilha bacalahu e está na final da taça Rio. Urubu já pode esperar!

Fogão malha o Judas e dá chocolate no ‘bacalhau’

Olá radiantes alvinegros,

“Esse é o Botafogo que eu gosto, esse é o Botafogo que eu conheço, tanto tempo esperando esse momento, meu Deus, deixa eu festejar que eu mereço...”

Fogão 4x0 Vasco. Foi um chocolataço! Foi um massacre, uma surra que há tempos não víamos no maior do mundo. Uma atuação de gala do Fogão. E uma exibição que nos credencia ao título sim, mas com os pés no chão, afinal, isso é Botafogo.

Tá certo que o dia santo para comer bacalhau era na sexta, e chocolate é no domingo. Mas o Fogão altera até os dias santos, pois agora comemos bacalhau e aplicamos chocolate no sábado. E nem precisou mudar o dia da malhar o Judas, esse nós mantemos no sábado de aleluia mesmo, aliás, aleluia é a palavra que para celebrar a estupenda atuação alvinegra. Sonhávamos com isso o 2º turno inteiro e no momento mais importante esse grupo soube reencontrar seu futebol.

Parece que parte das indagações da última crônica foi respondia ontem. Digo parte porque ainda não emplacamos duas boas atuações seguidas. E esse é o momento, é hora de jogar bem de novo e ser campeão direto, faturando de cara dois troféus de forma concomitante: tricampeão da taça Rio e campeão carioca de 2009.

A torcida está sedenta por um título desde 2007, quando ficamos no quase o ano inteiro. Desde então, e após dois insucessos contra nosso maior rival, a massa alvinegra não foi a mesma nos estádios. E isso está prestes a ter um fim, basta o Fogão jogar como Fogão que a torcida voltará a acalentar nossos ídolos nos estádios.

Ah, senhor presidente, pense também nos combalidos bolsos do torcedor e faça uma promoção para nosso jogo-chave na Copa do Brasil frente ao Americano. Ponha os ingressos a R$ 10,00 que a torcida marcará presença. São duas decisões em uma semana. Então essa sim passa a ser a semana do ano. O cariocão está muito perto, e temos de seguir também na Copa do Brasil. Então força meu Fogão!

O JOGO

Foi um chocolate que o mais otimista dos alvinegros não esperava. O mais realista, como este amigo, mas nem por isso menos confiante, acreditava até mesmo numa disputa por pênaltis. Tinha lá os meus motivos em face da inconstância do Bota no 2º turno. Mas testemunhamos uma exibição perfeita do Fogão.

Era de se esperar que, num jogo decisivo, onde quem perdesse estaria fora da final da taça Rio, as equipes não partiriam com tudo para decidir logo o clássico. Em tese, a vantagem era do Fogão, haja vista que mesmo derrotado o alvinegro já estava garantido na final. E isso teve lá sua influência, pois o Vasco sentiu essa pressão.

Enquanto pensava se apertava ou não o Bota e cedesse espaços generosos para o trio de ouro, o Vasco sofreu o 1º susto: uma pancada de Juninho explodiu em sua trave, aos 12 de jogo. Foi uma cacetada daquelas, onde Tiago tirou com os olhos. Esse lance já deixou em polvorosa a defesa vascaína, até então a melhor do campeonato. Ao mesmo tempo, fez o Fogão retomar as rédeas do jogo, onde dava pra ver claramente qual a nossa proposta: marcação forte de Guerreiro em Carlos Alberto e Alessandro e Thiaguinho grudado nos laterais cruzmaltinos. A tática dava tão certo que Thiaguinho até chegava pela esquerda, e Maicosuel confundia e bagunçava a zaga do Vasco pelo lado esquerdo. E foi por ali que ele fez um golaço. Drible de letra em Paulo Sérgio, depois outro corte em Amaral e o chute no ângulo esquerdo de Tiago. Golaço e explosão no Maraca, no Méier e em todo o Brasil: 1x0 Fogão.

O gol fez muito bem ao Fogão e desestabilizou por demais o Vasco, pela primeira vez em desvantagem num clássico. Ah, eles não são o time da virada?!? Então tome virada. Léo Silva rola para Maicosuel, este para Victor Simões tocar de prima para Thiaguinho. Ele se antecipa a Paulo Sérgio, uma mãe, e toca entre as pernas do goleiro: outro belo gol que me fez soltar o grito entalado na garganta: 2x0 Fogão.

Parecia que estava fácil, mas sabe-se lá né, isso é Botafogo. E estava fácil mesmo, mas não aproveitamos e passamos a administrar, quando dava para chegar em condições de matar o jogo ainda no tempo inicial. O único lance de perigo do Vasco foi numa bola alçada na área e a conclusão de bicicleta de Carlos Alberto. Se esse bola entra daria aquela moral pra eles. ,as a noite era da estrela solitária, e quando essa estrela brilha todo o time fica encantado, iluminado mesmo.

No tempo final veio o receio de perder Thiaguinho, que vinha muito bem. Mas o jovem Gabriel também tem futuro, mas é novo, pensava esse reticente alvinegro. E como esperávamos, não restava opção ao Vasco senão atacar a qualquer preço para tirar o preju. E olhe que em 9 minutos eles criaram duas chances, uma com Jefferson, que bateu à esquerda de Renan e outra com Nilton, que cabeceou livre e a bola passou raspando a trave direita de Renan. Esse relaxamento infelizmente é natural, tomara que Ney corrija isso no domingo. Pois bem, em nosso primeiro bom ataque no tempo derradeiro eis que Gabriel sofre entrada forte do zagueiro Leonardo, que já tinha amarelo. Não restou alternativa ao juiz senão aplicar o 2º amarelo e consequentemente o vermelho. Pronto, foi a senha para o baile alvinegro.

Logo aos 16’, Guerreiro roubou a bola no meio e serviu Victor Simões. Cruzamento na área e a redonda se oferece a Gabriel. Ele mata no peito, tenta o chapéu em Paulo Sérgio, pega a bola no mesmo lado e completa sem ângulo. Tiago por essa não esperava, a bola passa entre a trave o arqueiro vascaíno: golaço e 3x0 Fogão.

A essa altura ninguém mais duvidava do triunfo alvinegro, a dúvida era em relação ao placar. Cabiam tantos gols ainda que preferimos brincar. Mas antes teve a participação do trio de ouro. Reinaldo avanço pelo meio e lançou Victor Simões, ele dominou e deu belo passe para MaicoCruel completar de pé esquerdo e fazer a torcida delirar: 4x0 Fogão aos gritos de “Uh, uh, é chocolate...”

Ah, soltei mais um berro entalado na garganta que ecoou pelo Brasil inteiro. Estava saboreando um legítimo bacalhau do porto de São Januário, e sem nenhuma espinha, em pleno sábado de aleluia, véspera da páscoa. E a sobremesa só poderia ser chocolate. Que delícia!

4x0 com apenas 20 de jogo. Aí começamos a brincar de olé. Teve um olé que quase culminou no quinto gol alvinegro, numa cabeçada de Túlio Souza em que Tiago espalmou. Antes ele também salvou gol certo de Victor Simões. Daí até o apito final foi aquela curtição só, galera fazendo a festa e a torcida só se preocupava com alguma expulsão tola que, graças a Deus, não veio. Ah, o Vasco jogou retrancado até o fim para não levar mais. Que humilhação!
Agora nosso compromisso é quinta feira, às 19h30, no mais moderno do Brasil. É hora de comparecer em peso e empurrar nossos guerreiros para a próxima fase da Copa do Brasil, onde Ponte Preta ou Figueirense nos esperam.

Ah, que o urubu possa esperar, pois faturaremos dois canecos num jogo só, é a vingança de 2007 e 2008 numa só tacada. Eles já estão comemorando, a soberba faz parte da urubuzada. Que bom, só assim jogamos o favoritismo pro outro lado. É hora de ‘matar’ o campeonato e jogar a vida nessa final. É hora também da nossa torcida dividir a arquibancada e mostrar a força que até então andava oculta. Vamos meu Fogão, mostra tua força, tua garra, tua história diz que não podes perder pra ninguém. Então honra teu hino, seja herói em cada jogo, mas ainda neste, jogue tua vida e mostre quem tu és. Seja BOTAFOGO, seja CAMPEÃO!

Árbitro: João Batista de Arruda Cortez teve boa atuação, embora tenha errado feio no cartão aplicado a Guerreiro num lance que nem falta foi.

Ney Franco: ele queimou nossa língua de novo né. Dessa vez levou o time no mesmo esquema do início ao fim, só que houve entrega e aplicação. Sobressaiu nossa tática e a confiança de Maicosuel no seu taco, ele desequilibrou; Ainda assim tivemos uma melhor postura defensiva, onde os cabeças-de-área protegeram mais a defesa e facilitou a vida do trio de ouro;

Destaques: MaicoCruel, Thiaguinho, Gabriel e Guerreiro;
Jogou bem: ninguém foi mal, mas Victor Simões apareceu muito bem dando assistências a dois gols do Bota;
Garra: Guerreiro;
Comprometeu: ...;
Irritou: ...;
Desafinou: ...;
Ninguém viu: Batista;

EU ESCALO

Jogo-chave na Copa do Brasil nesta quinta-feira no Engenhão, às 19h30. Espero vocês lá: Eu Escalo: Renan, Alessandro, Guerreiro, Juninho e Gabriel; Fahel, Léo Silva, Thiaguinho e Maicosuel, Victor Simões e Reinaldo;

“Tu és o Glorioso, não podes perder, perder pra ninguém...”

Força Sempre Fogão!

Saudações Alvinegras

Nenhum comentário:

Postar um comentário