quinta-feira, 9 de abril de 2009

Sem desespero: é só ganhar do Vasco!

Fogão tropeça em Campos

Olá caros alvinegros,

Qual será o verdadeiro Botafogo de 2009? Confesso que esse vem sendo o maior enigma de nós alvinegros.

Por que será que não conseguimos emplacar de forma consecutiva duas boas atuações sequer? Por que será que nosso esquema de jogo não resiste a mais de um tempo da partida? Por que será que num jogo em que tínhamos a intenção de ganhar por dois gols de diferença terminamos derrotados e com 4 cabeças-de-área, além do inoperante Lucas Silva ?

Esse foi mais um jogo dos porquês sem resposta. Ou alguém consegue explicar? Se era para poupar os titulares que eles não entrassem em campo. À exceção de Maicosuel, quem mais quis jogo pra valer ontem?

E agora, qual será a mentalidade do grupo para chegar à final da taça Rio? Esse time não cansa de vacilar no fim dos jogos e eles dizem sempre a mesma coisa: “ não podemos cometer mais esses erros no fim pois são fatais...” E vira e mexe os cometemos de novo.

Só que agora não há mais perdão: é tudo ou nada contra o bacalhau no sábado. O que me ‘conforta’ é a certeza de que isso é aqui é Botafogo. E somos mais fortes quando ninguém aposta suas fichas em nós. Assim ganhamos em 89, 95, 97 e 2006. Ou alguém apostava no Botafogo campeão desses anos? Assim, levamos a taça GB de 2009, como azarão. Chegamos a ser rotulados como o melhor time do Rio neste ano. Aí veio o castigo: favoritismo e Botafogo são coisas que não se atraem. Eu mesmo tenho ojeriza quando apostam no Fogão como barbada. Nossa história recente não coaduna com ‘desdém’ a qualquer adversário. O que sobressai mesmo é a entrega e obstinação de um grupo. E todos eles ficam marcados para sempre nas paredes da nossa memória. Alguém se lembra do Mazolinha? Até dele não nos esquecemos. Então que esse grupo tenha em mente que ser campeão pelo Fogão é fazer parte para sempre da história do Glorioso Botafogo.

Então galera alvinegra, sem essa de abandonar o time agora, precisamos e muito da força dessa maravilhosa torcida, que é grande, intensa e a mais apaixonada do Brasil. Por isso mesmo é hora de mostrar essa força e acalentar nossos atletas no maior do mundo. É sábado de Aleluia, mas quem disse que não se como bacalhau nesse dia!?!

O JOGO


Quem não viu a peleja de ontem foi poupado de um grande calo nas vistas, sobretudo no 1º tempo. O time que Ney Franco mandou a campo era o titular, ou quase isso, com a invenção de Wellington no lugar de Léo Silva. Aliás, esse Wellington é tão ruim que dá até saudade do Renato Silva, o cara tem o jeitão dele, só que 10 vezes pior, alguém merece isso?!?

Pois bem, o time titular entrou em campo parecia que esperando o Vasco da Gama para começar a jogar. Êta time parcimonioso o nosso! A marcação campista era muito forte, por vezes desleal, e o Fogão se via sem inspiração para criar uma única chance sequer. O trio de ouro não era municiado, haja visita que Maicosuel sofria marcação implacável. O time da casa, bem posicionado e conhecedor dos atalhos do acanhado Goldofredo Cruz jogava de igual pra igual. Assim, só nos restava mesmo arriscar de bola parada. Victor Simões recebeu falta e Juninho soltou o canhão. Ah que saudade daqueles tempos em que ele fazia isso com rotina: bola no ângulo direito de Jefferson e 1x0 Fogão.

Parecia que os Deuses estavam conosco ontem, pois já imaginávamos fazer o segundo e passar de fase lá mesmo. Ledo engano. Como sempre, após o gol o velho relaxamento e os castigos recentes. Thiaguinho perde a bola no ataque e Paulo Henrique explora essa brecha. Cruzamento na entra da área, zaga olhando e Eberson acerta um belo chute, à esquerda de Renan, que, diga-se de passagem, nada pôde fazer: 1x1. Ainda tivemos uma falta na entrada da área desperdiçada por Maicosuel. E foi só no tempo inicial.

Ney Franco, que já havia sacado o fraco Emerson, por contusão, também teve de substituir Reinaldo, que só fazia número em campo. O pior é que ele veio de Lucas Silva e Batista. A princípio era desolador crê que criaríamos alguma coisa com essa formação. Mas por incrível que pareça o Bota criou ao menos cinco chances de matar o jogo. Juninho cobrou outra falta e Jefferson espalmou. Depois Maicosuel rolou para Juninho que encheu o pé, de longe, o goleiro deu rebote e no cruzamento, na pequena área, Fahel conseguiu errar o gol. Depois Maicosuel fez fila e tocou em cima do goleiro. O Fogão pressionava e Batista tabelou com Maicosuel e bateu desequilibrado, mas Jefferson defendeu mais uma. E na última, aos 36, Victor Simões recebeu livre e bateu cruzado para o iluminado Jefferson espalmar.

A história do futebol diz que se uma equipe se farta de perder gols ela pode levar no final. É, justiça no futebol é bola na rede. O Americano se arrastava em campo e fazia cera para segurar o empate. E num escanteio matou o jogo. Bola no 1º pau, Léo Silva deixa passar e Fahel permite que o zagueiro campista gire e decrete a derrota alvinegra. 2x1 Americano. Injusta? Talvez pelo que fez no 2º tempo sim, mas há de se ter competência para colocar a bola dentro da rede, e nesse quesito fomos nota zero no tempo final.

Agora temos de ganhar na próxima quarta-feira de 1x0 ou 3x1. Evidente que é possível, mas será mais um jogo dramático e acho bom preparem logo seus corações desde já. A vantagem de ser botafoguense é que não gastamos dinheiro com cardiologista.

Que os Deuses Alvinegros nos iluminem neste sábado. Que o time jogue com fome de bola, sede de talento e com a fúria de um leão. Que seja determinado e tenha obstinação pela vitória. Com esse tesão e a força da nossa torcida estaremos na final para faturar a 3ª taça Rio consecutiva. Só que agora esse caneco valerá também o título estadual de 2009.

Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez teve boa atuação no aspecto técnico, mas permitiu as botinadas dos atletas campistas no Fogão, sobretudo em Maicosuel, parado à base de pancada o jogo todo;

Ney Franco: precisa definir urgentemente um esquema compacto e consistente para esse time. Não conseguimos até agora uma atuação em que o grupo não tenha improvisações em suas posições. E o pior de tudo é que jogamos com 3 zagueiros e a nossa zaga é a mais vulnerável dos grandes. Ora, se é assim, jogamos no 4-4-2, mais ofensivo e explorando o que temos de melhor: o trio de ouro. Se é para sofrer gols em quase todos os jogos que seja fortalecido então nosso ataque. Aí será pura adrenalina, 3x2, 4x3 etc. O que não pode é no final do jogo Ney arriscar com 4 atacantes quando tudo parece perdido. Há de se recuperar para ontem jogadores como Fahel e Léo Silva, os caras declinaram. Alessandro não tem mais jeito, é o que mais irrita no momento. E Lucas Silva jamais;

Destaques: Maicosuel, o único a arriscar com êxito lances individuais;
Jogou bem: Guerreiro e Juninho;
Garra: Guerreiro;
Comprometeu: Léo Silva e Fahel falharam feio no 2º gol do Americano;
Irritou: Alessandro e os erros de passe dos cabeças-de-área;
Desafinou: Alessandro, Wellington, Léo Silva, Fahel, Batista, Reinaldo e Victor Simões;
Ninguém viu: Reinaldo, Emerson e Lucas Silva;

EU ESCALO

Ainda permaneço com a sugestão de um 4-4-2 para sábado. Então Eu Escalo: Renan, Alessandro, Guerreiro, Juninho e Gabriel; Fahel, Léo Silva, Thiaguinho e Maicosuel, Victor Simões e Reinaldo;

Ah, não deixem de acessar sempre o blog do Saudações Alvinegras. Se quiserem publicar fotos do nosso Fogão, enviem para o e-mail do Saudações Alvinegras. Então acesse nosso blog: http://saudacoesalvinegras.blogspot.com/

“Tu és o Glorioso, não podes perder, perder pra ninguém...”

Força Sempre Fogão!

Saudações Alvinegras

Nenhum comentário:

Postar um comentário