segunda-feira, 27 de abril de 2009

É só não vacilar e o título será do Fogão

















Domingo será obrigatório lotar a arquibancada e empurrar o Fogão para o título

Fogão joga bem, mas Emerson entrega o ouro, de novo

Olá ansiosos alvinegros de coração,

Ufa, ufa, ufa! Como é bom voltar a respirar aliviado, mesmo que seja por pouco tempo, pois teremos agora sim, sem prorrogação, a semana do ano e o jogo das nossas vidas. Não tem jeito, voltarão aquele frio na barriga, o suor gelado, a angústia, a ansiedade e todas as suas conseqüências. Em mim, falta de apetite, dor de cabeça, mãos e pés gelados e tremedeiras intermitentes, saldo da experiência de ter vivido muitos duelos nesse clássico, com tragédias inesquecíveis e vitórias memoráveis. E sempre que eles se encontram, um turbilhão de pensamentos povoa minha mente, sempre sonhando com uma vitória esmagadora, e na pior das hipóteses, uma simples vitória. E domingo sonho com uma sonora goleada, e me realizo com uma vitória de 1x0 e o título.

Não é hora de consultar médico, pois se sobrevivemos até aqui é sinal de que os Deuses alvinegros reservaram o melhor para todos nós no último jogo. Como é bom poder respirar fundo de novo, e nesse ínterim constatar que o Fogão tem melhor futebol que eles. Que jogando com garra o tempo todo nós sim seremos imbatíveis. Só não pode maltratar tanto nossos combalidos corações. Domingo tem de ser entrar pra matar, sem vacilar em momento algum.

Renan, de novo, fez somente uma defesa difícil, e duas simples. Bruno fez no mínimo 4 defesas difíceis. Ora, ainda perguntam quem foi melhor? É evidente, e eu digo isso, que justiça no futebol é bola na rede. Mas dizer que eles criaram mais do que nós é querer fazer média de novo. No tempo final então, alguém se lembra de qualquer defesa do Renan? Mas Bruno fez no mínimo três difíceis defesas. Ah, mas eles cruzaram muitas bolas na área do Fogão, e isso agora é chance de gol?

Ficou a impressão de que não fossem as contusões de Maicosuel e Reinaldo a parada já estaria decidida. Coisas que só acontecem ao Botafogo. Reinaldo parece ter uma torção de tornozelo simples, mas Maicosuel tem suspeita de um estiramento. Isso preocupa sim, pois normalmente o prazo mínimo é de uma semana a 15 dias. Vamos rezar para que seja só um incômodo e que nosso moleque atrevido nos leve ao caneco domingo.

O JOGO

Agora sim parecia decisão de campeonato. Dois times que buscavam o gol, mesmo sem abdicar da forte marcação. O jogo estava igual no início, com Bota e Fla arriscando em chutes de longa distancia, mas só Reinaldo exigira defesa difícil do goleiro. O que mudou no Fogão de ontem, além da disposição, claro, foi a marcação no campo do adversário. Isso confundia o Fla e travava seu meio de campo. Porém, numa escapada pelo meio, Emerson lançou Juan na área, este iria em diagonal e trombou com Alessandro e foi pro chão. O juiz, contra o Fogão não há dúvida, marcou pênalti. É incrível a tendência da arbitragem em marcar pênaltis duvidosos ou inexistentes contra o Fogão. Juan bateu no canto direito de Renan e abriu o placar, aos 20. 1x0 Fla.

O gol trouxe um desequilíbrio emocional ao Bota e o Fla teve uma chance de ouro, aos 29, quando Leo Moura entrou livre e Renan fez milagre, defendeu chute à queima-roupa na pequena área. Refeito do susto o Fogão partiu para o empate. Primeiro Maicosuel, mostrando que ontem estava ensaboado, deslizou sobre os zagueiros rubro-negros e surpreendeu Bruno, a bola raspou a junta da trave. Em seguida, Alessandro tocou para o ‘rabisca’ alvinegro e este levou um chega prá lá de Welinton, na entrada da área. Ufa, dali é para o Maico, mas Juninho pode afundar a barreira. Que dúvida gostosa! Maicosuel passa o pé sobre a bola e Juninho fura a barreira: gol com raiva do Fogão e explosão alvinegra: 1x1.

Ganhamos confiança e partimos para virar o placar. Léo Silva deixou Fahel na cara de Bruno, e o cara nem cruzou nem chutou a gol. Acho que todos nós o ‘elogiamos’ nesse momento. Em seguida falta em Maicosuel pela esquerda. Ele mesmo cobrou e Reinaldo antecipou-se a Ibson e de cuca legal mandou para o fundo da rede: 2x1 Fogão e desengasguei, gritei para o Méier inteiro ouvir até ecoar no maior do mundo.

Era jogo de muita adrenalina. O alvinegro Luiz já havia me ligado dizendo que também ‘cumprimentara’ seu vizinho flamenguista no 2º gol, e eu bradava para todos ao meu redor, como é gostoso fazer gol neles. Ah, até o amigo Penaforte ligou do Maraca. Ele estava radiante e ao mesmo tempo indignado com o juiz, que permitira a caçada alternada a Maicosuel pelos brutamontes do Flavelado.

No tempo final o juiz provou que era mesmo tendencioso para o lado de lá. O Fogão mandava no jogo e Maicosuel rabiscava. Num desses lances, ele convidou Juan para o baile e ele aceitou de pronto. Só que não gostou da música e deu a rasteira em Maico. E o pior, debruçou-se sobre ele e o ameaçou. E o juiz não o expulsou da festa. Todos lembram desse juiz na goleada que sofremos para o Vasco. Ele expulsou dois do Fogão e ainda inventou pênalti contra o Bota.

Até aí ainda estava tudo bem, Fogão na frente e Alessandro pegou o rebote soltou a bomba. A bola quicou e Bruno espalmou, a bola raspou o travessão. Em seguida o lance que mudaria o jogo. Num lance só, Reinaldo e Maicosuel se contundem. Um pisou em falso e torceu tornozelo. O outro sofreu um incômodo forte na coxa. Sem os dois o Fogão perdeu o domínio e o Fla veio pra cima. Antes Gabriel entrou no lugar de Eduardo, maduro para ser expulso. Ney veio de Renato e Jean Carioca.

Renato estava há muito tempo sem atuar e Jean Carioca, já o conhecemos bem, é limitado e se omite do jogo. Assim, o Fla pressionou, sem objetividade, pois não criou uma chance clara de gol. Ainda tivemos contragolpes que definiriam a partida, num deles, Jean Carioca entrou livre, pela esquerda e poderia cruzar para Simões livre na pequena área, mas o infeliz tentou o gol e Bruno espalmou.

Aos 39 o castigo. Gabriel perdeu a dividida para Willians, este cortou Fahel e cruzou. A bola desviou sabe em quem? No amaldiçoado Emerson. Renan nada pôde fazer. 2x2 e exclamei: de novo não! É, foi mais um gol espírita para eles. Isso há de ter um limite, ou a magia do futebol acabará, pois ela não pode ocorrer para um lado só. Então que seja domingo. Quero ganhar com gol contra, pênalti inventado, gol de mão ou bola que não entrou. Quero que eles provem desse veneno também.

Ah, Simões ainda arriscou de longe e Bruno espalmou mais uma. Fim de papo e, pasmem, o favorito Fla comemorava o empate como se fosse uma vitória. É desse time que nós vamos ter medo?

Domingo é dia de provarmos que nossa torcida, quando quer, enche o Maraca e empurra o Fogão. Eu estarei lá, e já vou comprar minhas entradas hoje. É hora de ser campeão sobre o Fla!

Vamos meu Fogão, mostra tua força, tua garra, tua história diz que não podes perder pra ninguém. Então honra teu hino, seja herói em cada jogo, mas ainda neste, jogue tua vida e mostre quem tu és. Seja BOTAFOGO, seja CAMPEÃO!
Domingo será pra valer, e a nossa arquibancada tem de estar assim novamente...

Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá prejudicou e muito o Fogão. O cara marcou um pênalti duvidoso, eu não vi. Permitiu a caçada a Maicosuel por Willians (5 faltas) e Welinton, sem aplicar-lhes o cartão amarelo. E o mais grave: não expulsou Juan após este ameaçar veladamente Maicosuel.

Ney Franco: sabemos que não é fácil ser treinador do Fogão sem ter um banco decente. Temos uma defesa limitadinha e laterais que não apóiam. Mas esse mineirinho ainda tira coelho da cartola, como ontem ao arriscar com o ‘peladeiro’ Eduardo. O cara, por ser irresponsável, não sente o peso do jogo, e isso ajudou no 1º tempo, onde, solto, conduziu bem o Fogão ao ataque, mas por ser louco, poderia ser expulso infantilmente. Ney achou o esquema ideal contra o Fla. Marcação forte na defesa deles e no meio de campo. E movimentação constante do trio. É rezar para Maicosuel se recuperar e ser campeão domingo;

Destaques: Maicosuel, Juninho e Reinaldo;
Jogou bem: Renan, Guerreiro, Léo Silva, Eduardo e Victor Simões
Garra: Guerreiro;
Comprometeu: Emerson e Gabriel;
Irritou: Jean Carioca;
Desafinou: Emerson e Renato;
Ninguém viu: Renato;

EU ESCALO
Domingo é para matar: eles. Eu Escalo: Renan, Alessandro, Wellington e Juninho; Guerreiro, Fahel, Léo Silva, Maicosuel e Thiaguinho, Victor Simões e Reinaldo;

“Tu és o Glorioso, não podes perder, perder pra ninguém...”


Força Sempre Fogão Campeão!

Saudações Alvinegras

Nenhum comentário:

Postar um comentário