segunda-feira, 20 de abril de 2009

Dois jogos para honrar o manto alvinegro

















Precisamos do apoio dessa massa de novo!

Fogão vacila e perde a taça Rio

Olá alvinegros de coração,

Há várias formas de interpretar o que aconteceu ontem em mais um fiasco em jogo decisivo perante o Fla: uns dirão que mais uma vez amarelamos. Outros que definitivamente não damos sorte contra eles. Outros dirão que o fator grana falou mais alto e que nossa intenção era mesmo forçar os três jogos de olho nas rendas milionárias. Ah, outros ainda dirão que nosso esquema de jogo foi covarde. E ainda há quem diga que jogamos bem e que perdemos apenas num detalhe: o gol contra do nosso fraco zagueiro Emerson.

Todos dirão alguma coisa, vez que é impossível não se manifestar num momento como esse. Agora poucos querem enxergar a realidade: não temos defesa e nosso meio de campo só tem um homem de criação. E esse homem também é o artilheiro do time. Ora, se eu sou o técnico do time adversário é evidente que eu vou botar qualquer jogador de recurso técnico limitado para anular esse homem, haja vista que atualmente não temos mais nenhum Garrincha, nem Pelé.

E isso foi feito. Simples assim. Nosso home de criação e de gols foi marcado o jogo inteiro. E o que fizemos? Aceitamos essa marcação e acreditamos que ‘cozinharíamos’ o time deles até que se abrissem para nossos ‘mortais’ contragolpes.

Amigos botafoguenses, sobretudo quem foi prestigiar ontem nosso Fogão, a impressão que ficou era de um time que abdicou de jogar para marcar. E essa não é a tônica de quem fez mais gols na competição. Mas foi uma estratégia que alguns pontos explicam: o Fla tem como principal arma o avanço dos laterais. Então caberia a Alessandro e Thiaguinho anular essa jogada. Menos dois homens no apoio. Fahel virou mais um zagueiro, ao passo que Léo Silva e Guerreiro não são homens que sabem chegar lá na frente. Isso já nos impede de partir para o ataque, haja vista que, com qualidade, somente Maicosuel teria condições de armar as jogadas. Com ele anulado em campo, teríamos de recorrer a outro jogador para buscar esse jogo. Aí foi o nosso erro. Reinaldo e Victor Simões de isolavam no ataque e não buscavam o jogo. E quando finalmente Reinaldo resolveu aparecer, queria a bola só para ele, sua lentidão e insistência em conduzir a bola travavam o time lá na frente. Ah, e assim perdemos o meio de campo.

Ainda assim, o esquema deu certo no 1º tempo. Renan não fez uma defesa e tivemos as duas principais chances do jogo: uma com Simões, que recebeu belo passe de Maicosuel e finalizou de forma bisonha. E outra com o próprio Maicosuel, que acertou a trave esquerda de Bruno. Pelo desenho do jogo, um gol alvinegro nesse momento selaria o título.

No tempo final Ney manteve o esquema, acreditando que, num dado momento, eles viriam com tudo e abririam crateras em sua defesa, onde o trio de ouro mataria o jogo. Mas o tiro foi no pé do time alvinegro, ou pior, no pé de Emerson. Juan forçou a jogada sobre Alessandro e o juiz marcou falta. Na cobrança, cabeçada para a pequena área e era só esse pereba espanar. E ele usou a perna direita quando era para rebater com a esquerda, se bem que isso também não o impediria, pela ruindade, de jogar contra o nosso patrimônio. Realmente, num jogo travado com o de ontem, parecia jogo de quem fizesse o 1º gol, e infelizmente foi assim.

Ney então tentou mudar o panorama. Veio de Gabriel e Renato nas vagas de Fahel e Léo Silva. O problema é que o time não se reencontrou, e de certa forma, parecia com menos preparo do que o Fla para jogar tudo nos 20 minutos finais. Tanto que não criamos uma chance clara sequer. E ainda proporcionamos contragolpes que poderiam ser mortais. E num desses lances, Thiaguinho foi expulso após acertar Juan quando este penetrava pela esquerda.

Fim de papo e uma frustração que parece sem fim toma conta da massa alvinegra. É duro perder assim, mas não podemos entregar o campeonato quando ainda faltam dois jogos para revertemos a situação.

Vim para casa ontem ainda sob efeito de mais um trauma contra o Fla em decisões. Mas ainda podemos ganhar deles, afinal não são imbatíveis. E ontem só ganharam porque facilitamos. Ora, acredito que não fosse o erro trágico do Emerson a história tinha tudo para ser diferente.

Não é hora de crucificar nosso treinador. A pressão era toda sobre eles, que teriam só uma chance. Então ele armou aquela estratégia. Convenhamos, se o Bota vencesse o jogo com um gol no fim, Ney seria nosso herói, pois diriam que soube segurar a pressão do Fla e matou o jogo quando quis. E isso até parecia que aconteceria ontem. É só lembrar que o jogo teve duas chances claras de gol, e todas foram do Botafogo. E que volume de jogo não significa bola na rede. É que a mídia flamenguista sempre gosta de justificar o resultado para o Fla, mesmo quando este não ameaça nosso goleiro.

Antes de o time reerguer a cabeça para pensar numa forma de vencer domingo, quem tem que fazer isso primeiro é a torcida. Não podemos entregar o campeonato assim de bandeja para eles. Somos grandes também, e acredito na grandeza desse time de tantas glórias e conquistas impossíveis, ora, 89 foi assim.

Vamos acreditar e passar confiança sempre. Não vamos abandonar o time, pois temos obrigação de fazer sempre a nossa parte. Ontem comparecemos em bom número, cantamos e empurramos o Fogão. Mas o destino não nos premiou. Ainda temos dois jogos para mudar essa história. Um mais um é sempre mais que dois. Então vamos somar neste momento e redobrar a confiança.

Vamos meu Fogão, mostra tua força, tua garra, tua história diz que não podes perder pra ninguém. Então honra teu hino, seja herói em cada jogo, mas ainda neste, jogue tua vida e mostre quem tu és. Seja BOTAFOGO, seja CAMPEÃO!

Árbitro: Luiz Antônio Silva dos Santos até que surpreendeu pelo baixo número de cartões, mas o achei rigoroso na expulsão de Thiaguinho. Ah, também não vi a falta sobre Juan, lance que originou o gol do jogo;

Ney Franco: sua intenção era anular os alas do Fla e surpreender com o trio de ouro nos contragolpes. Não foi feliz. Precisa urgentemente ter alternativas para que o trio de ouro saiba sair da marcação voltando para buscar o jogo. Não temos volante que saia para o jogo e isso atrapalha. Terá de ser mágico para fazer o time ser constante por 90 minutos;
Destaques: ...;
Jogou bem: Juninho e Maicosuel;
Garra: ...;
Comprometeu: Emerson;
Irritou: Emerson e Thiaguinho;
Desafinou: o trio de ouro;
Ninguém viu: Túlio Souza e Renato;

EU ESCALO
Domingo é para matar: eles. Eu Escalo: Renan, Alessandro, Wellington e Juninho; Guerreiro, Fahel, Léo Silva, Maicosuel e Gabriel, Victor Simões e Reinaldo;
Caso seja confirmada a punição a Alessandro e Juninho: Renan, Guerreiro, Wellington, Emerson, e Gabriel; Léo Silva, Fahel, Batista e Maicosuel, Victor Simões e Reinaldo;
“Tu és o Glorioso, não podes perder, perder pra ninguém...”

Força Sempre meu Glorioso Fogão!

Saudações Alvinegras

Nenhum comentário:

Postar um comentário