sexta-feira, 17 de abril de 2009

Levanta, sacode o Flamengo e dá a volta olímpica!

Fogão luta muito, mas deixa Copa do Brasil nos pênaltis

Olá alvinegros de coração,

O pensamento desde ontem à noite só pode ser o seguinte: estamos há 90 minutos do título estadual. Seremos tricampeões da taça Rio e campeão estadual de 2009. Basta vencer o Flamengo.

E é assim, recheado de desconfiança de sua sempre apaixonada torcida que o Fogão vai para o jogo do ano. Sim, no atual contexto ganhar do Flamengo é mais importante sim do que seguir na Copa do Brasil. Depois, com estrutura de time grande e salários em dia, pela primeira vez na era pontos corridos teremos chances reais de chegar a Libertadores, o principal objetivo da Copa do Brasil.

Então meu iluminado Fogão, adote desde já este provérbio adaptado para domingo: “Levanta, sacode o Flamengo e dá a volta olímpica!”

O JOGO

Tinha tudo para ser uma grande festa. Torcida em bom número e muita euforia com a possibilidade de passar de fase na Copa do Brasil e o próprio aquecimento para o jogão de domingo. Na verdade, estávamos no Engenhão pensando no Fla o tempo todo. Ah, de vez em quando lembrávamos de que o jogo valia vaga na Copa do Brasil. Ainda assim, a cada jogada errada, imaginávamos que aquilo não poderá ocorrer domingo. Era assim, analogia a cada lance entre aquele jogo, que não era só um treino coletivo e o jogo do ano, domingo no maior do mundo.

Ah, quando torcida empurrou o Fogão abriu o marcador. Antes, Victor Simões perdera na pequena área e Reinaldo soltara uma bomba para grande defesa de Jefferson. Os atacantes não aproveitavam então coube a Juninho arrancar, trombar com dois adversários e tabelar com Simões. Este devolveu de calcanhar e Juninho colocou no ângulo direito de Jefferson. 1x0 Fogão e um golaço que explodiu o Engenhão. Pensávamos que o Fogão iria liquidar logo a partida para poupar o time, ou o trio de ouro para domingo. Ledo engano.

Inexplicavelmente o time se desligou do jogo e parou. Parecia treino leve para domingo. Não criamos mais nada e o Americano, com Kieza, passou a assustar. No tempo final Ney sacou Wellington e veio de Gabriel na esquerda. Antes Diego já havia substituído Reinaldo, com desconforto muscular. O Bota voltou lento e dispersivo. E Gabriel conseguiu o que parecia impossível: foi pior do que Fahel. Se no 1º tempo Fahel foi o algoz do time, com a torcida louca para acordá-lo com uns belos cascudos, Gabriel irritou pela lentidão e por telegrafar sempre que ia fazer um cruzamento. Tentou uns dez e errou todos. É menino, mas ontem ele abusou.

O time estava nervoso e até Thiaguinho passou a dar mole. Foi ele quem perdeu a bola no empate campista. Eberson deixou o perigoso Kieza na cara de Renan. Ele só tocou na saída do nosso arqueiro: 1x1.

Ainda restavam 20 minutos e o desespero era de quem estava já nos acréscimos. Ao menos impusemos um ritmo forte e, com raça, trouxemos a torcida de volta. Mas a precipitação era tanta que Thiaguinho avançou pela direita, ganhou a dividida e quase da pequena perdeu gol feito. Arrancávamos os cabelos na arquibancada do mais moderno. No fim, todos viram, que pressão e que desespero. Maicosuel, o cara realmente joga muito, e tem raça, pois não tirou o pé em nenhum lance, pois bem, ele invadiu pela esquerda, levou dois marcadores e soltou a bomba. A bola explodiu no travessão. Seria um golaço, e a nossa aflição parecia não ter fim.

A placa já apontava 4’ de acréscimo. 47’, Maicosuel rouba a bola na esquerda, avança pelo meio, corta dois marcadores e enche o pé: 2x1, golaço do Fogão e delírio no Engenhão. Foi verdadeiramente um teste cardíaco, e ainda tentávamos no recuperar até as cobranças de pênaltis. Ufa!

Então vamos lá: Maicosuel foi o primeiro a bater. Paradinha, goleiro para um lado e bola para o outro. Só que ela caprichosamente beijou a trave e não entrou. No primeiro pênalti do Americano, a bola bateu na trave e entrou. É, ontem não era o dia, não era porque guardamos até mesmo nossa força espiritual para domingo. É só um estadual, mas para nós terá sabor de um brasileiro. De que adiantaria passar pelo Americano e perder para o Urubu?!?

RELEMBRANDO


Tenho falado que esse jogo está me remetendo a 89. E ontem foi mais uma prova disso. Passamos por uma desgraça antes de irmos à final. Precisávamos ganhar o 2º turno, a taça Rio. 50 mil alvinegros foram ao Maraca, num sábado, dentre eles, este que vos escreve. Era só ganhar do Bangu que nos credenciaríamos ao fim do jejum de 20 anos. E que desespero. A bola queimava nos pés de todo mundo. No final, um decepcionante 0x0 e a frustração de passar mais um ano sem título. Ah, ainda restava uma esperança: o Flamengo perder para o Vasco no domingo. Isso seria quase impossível. O Vasco cumpria um péssimo estadual e o Fla tinha o melhor time da competição, com Aldair, Leonardo, Zinho, Bebeto e Zico. Mas para botafoguense nada é impossível, mas o nosso sofrimento foi adiado, pois choveu ‘canivete’ no domingo e o jogo foi transferido para segunda-feira. Tristeza de botafoguense parece não ter fim. O jogo foi à noite. E o Vasco vencia por 1x0. O Fla empatou no fim. E na saída de bola Paulo Roberto arriscou de longe e Zé Carlos aceitou. Milagre: o Fla perdeu para o Vasco e o Fogão foi campeão da taça Rio.

Depois todos lembram: o regulamento dizia que a final seria em até 3 jogos, ou quem fizesse 3 pontos primeiro. Cada vitória só valia 2 pontos. Entramos com um ponto de vantagem pela melhor campanha. Empatamos o primeiro jogo. No 2º jogo, em caso de vitória, faríamos 3 pontos. Eu mesmo acreditei que era armação para dar renda, e deixei para ir no 3º jogo. Até hoje não me perdôo. O Fogão acabou com o campeonato quando teve a chance. Maurício nos tirou do jejum e com muita garra vencemos o Flamengo. Esse jogo foi tão marcante que me lembro dele como se fosse ontem. Junto com o brasileiro de 95, foi a minha maior emoção em 41 anos de Botafogo de coração.

E agora não será diferente. Temos a chance de matar o campeonato no domingo. Sem essa de que eles vão querer mais 2 jogos para faturar renda. Não me perdoaria de deixar de ver ao vivo o Fogão campeão sobre o Fla no maior do mundo. Será a minha primeira vez, e não perco isso por nada nesse mundo.

Nosso time vai dar a volta por cima, levantar e sacudir o Fla. Sofremos um baque contra o mesmo Americano e aplicamos um chocolate no Vasco. A história se repete. Foi bom sim jogar no meio de semana. Quebrou parte da tensão para domingo. Veja: o Vasco treinou a semana toda e o Fogão jogou no meio de semana. 4x0 Fogão. O Flu treinou a semana inteira, o Fla foi à Belém. 1x0 Fla com sobras. É só manter essa lógica e entrar no ritmo.

Faturaremos dois canecos num jogo só, e nos vingaremos de 2007 e 2008 numa só tacada. Eles estão comemorando mais ainda o nosso insucesso de ontem. Isso aumentou sua tradicional soberba. Que bom, só assim jogamos o favoritismo pro outro lado. É hora de ‘matar’ o campeonato e jogar a vida nessa final. É hora também da nossa torcida dividir a arquibancada e mostrar a força que até então andava oculta.

Vamos meu Fogão, mostra tua força, tua garra, tua história diz que não podes perder pra ninguém. Então honra teu hino, seja herói em cada jogo, mas ainda neste, jogue tua vida e mostre quem tu és. Seja BOTAFOGO, seja CAMPEÃO!

Árbitro: Djalma Beltrami. Ele é flamenguista declarado. E ontem puxou sardinha para o Flavela. Irritou a torcida com inversões de falta e coadunou com a cera do time campista. Mas domingo terá o troco;

Ney Franco: pensou tanto no esquema para domingo que se perdeu ontem. Sua mudança no tempo final foi uma catástrofe. Gabriel matou o lado esquerdo e Thiaguinho ficou perdido no meio de campo. Tem dura missão de armar o sistema defensivo sem Juninho e Alessandro. Nem darei palpites, ele é muito bem pago pra isso;

Destaques: Maicosuel e Juninho;
Jogou bem: Guerreiro e Victor Simões;
Garra: Guerreiro;
Comprometeu: Thiaguinho deu dois moles: no gol de empate deles e ao perder gol feito quase na pequena área;
Irritou: Fahel e Gabriel;
Desafinou: Diego, Reinaldo, Gabriel, Fahel e Jean Coral;
Ninguém viu: Jean Coral;

VALEU

A força que veio das arquibancadas ao final da cobrança dos pênaltis renovou o moral do grupo. Não existe maior incentivo do que o principal patrimônio do clube chegando junto com o time. Nossa torcida amadurece a sabe que ela será fundamental no domingo. Vamos torcer, vamos gritar, vamos fazer figa, vamos orar, vamos unidos só no pensamento de vencer a qualquer preço. Vamos ser campeões!

EU ESCALO
Domingo é para matar: eles. Tomem remédio para o coração desde cedo. Eu Escalo: Renan, Alessandro, Wellington e Juninho ; Guerreiro, Fahel, Léo Silva, Maicosuel e Thiaguinho, Victor Simões e Reinaldo;
Caso seja confirmada a punição a Alessandro e Juninho: Renan, Thiaguinho, Guerreiro, Wellington e Gabriel; Fahel, Léo Silva, Batista e Maicosuel, Victor Simões e Reinaldo;

“Tu és o Glorioso, não podes perder, perder pra ninguém...”

Força Sempre Fogão!

Saudações Alvinegras

Nenhum comentário:

Postar um comentário