domingo, 5 de setembro de 2010

FOGÃO NÃO DECIDE E É CASTIGADO NO FIM


FOGÃO 2X2 GRÊMIO – BRASILEIRÃO 2010 – 19º JOGO – ENGENHÃO


Olá Frustrados Alvinegros,

Que coisa triste ceder empate após abrir 2x0 no 1º tempo. Pior ainda e inacreditável foram as chances desperdiçadas. Era pra encaixar goleada, mas a incompetência teve o seu castigo no fim, com um empate desastroso para a pretensão do caneco. Caneco sim, ora, estaríamos neste momento a penas 5 pontos do ‘flor’, se não tivéssemos relaxado ontem.

Difícil entender, no entanto, qual o verdadeiro Botafogo neste brasileirão. Ora, temos condições de render bem mais, de matar o jogo na hora certa e inexplicavelmente hesitamos. Somos capazes de encurralar o líder no Engenhão, de massacrar o Galo e transformar um jogo fácil de golear num 2x2 decepcionante para os mais de 20 mil guerreiros que foram prestigiar o Bota no mais bonito do Brasil.


Pensando mais a frente, ainda estaremos sem Somália e Jobson por mais dois jogos (Santos no Pacaembú e Sampa no Engenhão). É hora de Joel pensar apenas no time e não arriscar mais com Abreu. Ele é lento, briga com a bola e nem gol feio faz mais. Ontem perdeu outro gol incrível e sua incompatibilidade com a redonda é gritante. É hora de Cajá ou até mesmo o impagável Fahel, pois discordo de alguns críticos e da torcida ontem, a saída de Fahel desguarneceu de vez a proteção à zaga.


O JOGO

Enquanto me dirigia ao mais bonito do Brasil pensava no que me esperava. E como sempre meus presságios afloravam e comentei com a minha esposa que fortes emoções nos aguardavam. São pressentimentos que eu e qualquer torcedor alvinegro temos sempre antes dos jogos do Fogão, e torcemos para dar errado quando eles não nos fazem sorrir.

A massa alvinegra ontem, representada por 20.500 guerreiros, acreditava que teria um feriadão comemorando a idade de Cristo, 33 pontos no turno. E Antonio Carlos, de cabeça, nos deu a primeira alegria do sábado: 1x0 Fogão e sorrisos largos no Engenhão. “Momentos ruins eu já vivi, mas nunca parei de cantar...”


O jogo do Bota encaixava e Mago desequilibrava, como joga esse cara! Com investidas rápidas de Mago e a ótima aproximação de Marcelo Mattos ampliamos. Mattos achou Herrera, que dominou e mandou bem, no canto esquerdo de Victor: 2x0 Fogão. “E hoje tem jogo, do Botafogo, o Glorioso, é o meu grande amor, te amo Fogooooo. Temo amo Fogoooo...”

20 minutos e 2x0 no placar. Não acreditava no que via. Queria logo a goleada, mas aí tiramos o pé e cedemos espaços. Por duas vezes Jefferson salvou. Outra vez nosso meio de campo marcava leve. Ainda assim, numa boa roubada de bola de Fahel, tivemos a bola do jogo. Na arrancada de Fahel éramos 5 alvinegros contra 2 gremistas. Era só tocar de pé em pé e meter 3x0. Herrera recebeu de fora da área e, egoísta, arriscou, mandando longe do gol, para desespero de todos.

No tempo final cometemos o velho pecado de administrar resultado. E sentado nos 2x0 vimos Guerreiro falhar duas vezes e Jonas fuzilar Jefferson: 2x1 e olha a velha pulguinha novamente na minha orelha!?! Joel resolveu dar dinâmica ao ataque e sacou Fahel para entrada de Caio. Por incrível que pareça, não gostei, pois isso abriria de vez o meio de campo e o pouco de proteção que tínhamos foi pro espaço. Caio entrou bem, e deixou Herrera na cara de Victor. Era ele, o goleiro e Loco Abreu ao lado. Ele errou tudo e fez os 20 mil presentes destilarem palavras impublicáveis contra sua religião, família, país etc. Joel também não resistiu e sacou Herrera para entrada de Edno.

Nesse momento cedemos o aluguel do meio de campo à equipe gaúcha e com menos de 30’ de jogo tinha gente já pedindo o apito final. Enquanto isso Cordeiro deixou Abreu em condições de ampliar. Ele e a bola na pequena área. Simplesmente ele perdeu a passada e mandou por cima do travessão. Boquiaberto fiquei por 30 segundo até que papai Joel sacou o filho rebelde e veio de Cajá. E logo no primeiro lance ele recebeu de Mago, entrou na área e bateu. A zaga rebateu, Cajá mandou na trave, a bola sobrou por fim Mago, que faria o gol, outra vez a zaga salvou e Cajá quase fez de cabeça. A torcida não acreditava e já temia o castigo.

Quando Renato Gaúcho pôs André Lima fiquei temeroso no jogo aéreo, único ponto de André. E logo em seguida, falta perto da área, a zaga olhou, não foi André, mas Jonas testou e castigou: 2x2.

Ainda quase marcamos no fim, mas já era tarde. Um castigo merecido, dois pontos que farão falta sim. A menos que já os recuperemos na quinta-feira, frente o Santos no Pacaembú. Será jogo de 6 pontos e se vencermos apontaremos o nariz nos líderes ‘flor’ e Timão.

ANÁLISE DO BRASILEIRÃO NO 1º TURNO


Neste momento, o Bota, Flor, Corinthians e Cruzeiro surgem com mais força pela briga pela Libertadores. O Cruzeiro é a melhor equipe do momento. O depressivo deu padrão de qualidade à equipe e Montilla encaixou como uma luva na Raposa. O Timão também está consistente e brigará lá em cima até o fim. O Flor vem caindo, tem bom elenco, mas oscila muito, mas deve brigar até o fim também. Ah, Inter e Santos podem brigar pelo caneco, mas sem Ganso o Santos ficará só no G4. O Bota, completo, também entra no páreo. Seu forte é a dupla Maicosuel e Jobson. Somália é importante, mas nosso calo são os laterais. Ainda assim creio que teremos gás para irmos até o fim. E quiçá não engrenamos na briga pelo caneco! Eu ainda acredito!

São Paulo ainda poderá ameaçar o G4. Vasco é uma incógnita, vai melhorar, mas seu ataque não define e é um dos piores da competição. Isso conta. O urubu empatou hoje e mantém-se com o pior ataque da era pontos corridos do brasileirão. Sem chance de arrancada, deve brigar no grupo intermediário, mas o ímã do rebaixamento pode atraí-lo na reta final. O Furacão vem de ótima sequencia de vitória e já surge em 7º, a uma vaga da Libertadores. Mas acho que não terá consistência e navegará na zona da Sul Americana, assim como o Palmeiras. Um grupo surge nessa faixa, mas pode brigar ainda lá embaixo: Guarani, Avaí, Ceará, Vitória e Grêmio. Já para o Galo mineiro, Atlético Go, Prudente e Goiás fortes emoções até o fim e o namoro com a série B pode dar em casamento no fim. Faremos outra análise no meio do returno, de preferência, com o Bota liderando o certame.


“BOTAFOGO: SUA TORCIDA É UMA FORTALEZA E JAMAIS SE RENDERÁ”



Joel Santana: não o culpo pelo empate no fim. Afinal, perdemos gols incríveis que matariam o jogo, mas acho que sacou Fahel na hora errada, quando Loco Abreu irritava lá na frente. Ficamos desguarnecidos de vez no meio e o Grêmio tomou conta do meio de campo. Só recuperamos no fim com Cajá e Edno, quando voltamos a equilibrar. Contra o Santos é bom proteger a zaga com Fahel e Mattos, pois este último sai para o jogo e sem Somália faltaria cobertura. E na frente é Herrera e Edno.


Destaques: Maicosuel e Marcelo Mattos;
Jogou bem: A. Carlos, Caio e Cajá;
Garra: Alessandro;
Comprometeu: Guerreiro no 1º gol e Herrera nas chances perdidas;
Irritou: Loco Abreu;
Desafinou: Herrera, El Loco;
Ninguém viu: ...;


EU ESCALO


Quinta-feira é o Santos no Pacaembú, às 21h. Vamos correr atrás do prejuízo. Avante Fogão! Eu Escalo: Jefferson, Guerreiro, Antonio Carlos e Fábio Ferreira; Alessandro, Marcelo Mattos, Fahel, Maicosuel e Cordeiro; Edno e Herrera;

“Tu és o Glorioso, não podes perder, perder pra ninguém...”


Força Sempre Fogão!

Saudações Alvinegras

Nenhum comentário:

Postar um comentário