sexta-feira, 9 de outubro de 2009

FOGÃO DEPENA GALO, ACABA COM A MALDIÇÃO DO ENGENHÃO E AINDA SAI DA ZONA B








FOGÃO 3X1 GALO - 28ª RODADA – ENGENHÃO

Que nem pinto no lixo. É assim que se sente cada alvinegro após mais uma bela atuação do Fogão no Brasileirão. 4 dias após exibição de gala no Serra Dourada, dessa vez o Galo conheceu um pouco da nova mania alvinegra: vencer e convencer.

Pena que a forte chuva que caiu na cidade ao longo do dia (e da noite também) tenha afastado o público do estádio. Mas os 6.000 guerreiros alvinegros no mais bonito do Brasil lavaram literalmente a alma. Viram o gol 100 do Bota no ano e o gol 800 da competição, além da permanência do tabu de 10 anos sem perder para o Galo no Rio.

Conseguimos com antecedência de 10 rodadas o que muitos achavam que só aconteceria no fim. Fogão fora da zona maldita, provando que ‘Ser Botafogo é não desistir de insistir, de teimar e buscar. ’

O JOGO

O adversário era perfeito para a reação no brasileiro. No ano passado cansamos de assar o galo, mas cada jogo é uma história, concordo. Porém, felizmente, a história se repetiu contra os mineiros. Ontem entramos ligados e a pressão inicial surtiu efeito graças à postura ofensiva do Bota, com Estevam escalando 3 atacantes, sendo um deles onipresente: JOBSON.

É cedo para o venerarmos, mas se não se deslumbrar, ganhamos um belo atacante. O cara infernizou a defesa do Galo, e ainda provocou a expulsão de Jorge Luiz. Com Reinaldo e André Lima participando e L. Flávio coordenando, era questão de tempo e capricho o 1º gol alvinegro. Jobson chegou a driblar o goleiro, mas perdeu tempo de bola. Em seguida, L. Flávio lançou André Lima, a zaga parou e nosso matador dominou e fuzilou para decretar o gol 100 do Fogão no ano: 1x0 Fogão, aos 8’ de jogo.

A galera tinha enfrentado a chuva para apoiar o Fogão e esse gol no início facilitou tudo. A torcida ainda chegava no estádio quando L. Flávio recebeu de Diego, chamou a zaga mineira para o baile e com um toque sutil acordou a coruja: 2x0 Fogão e delírio em preto e branco no Engenhão. Foi o gol 800 do brasileirão, e que golaço!

Quem chegava depois não acreditava: 12’ de jogo e 2x0 Fogão. O Bota sufocava o Galo. Com tanta facilidade relaxamos, sem deixar de contragolpear. Jobson se infiltrava pelo meio, depois pelos flancos. Com jogadas dele, o Bota criou mais 3 chances, numa delas a bola sobrou para Reinaldo encher o pé e Carini operou milagre. Mas Jobson insistiu e recebeu de Reinaldo, invadiu pela esquerda e devolveu para o Rei. Ele amaciou e tocou no ângulo de Carini, para desespero da coruja: 3x0 Fogão e incrédulos, os alvinegros comemoravam outro belo gol.

O Fogão vencia e convencia, coisa rara no brasileirão. E ainda saiu barato, era pra ser de 4 ou 5 só no 1º tempo. Fomos para o intervalo relaxados pela 1ª vez em toda a competição. E logo constatamos que ser Botafogo 'é insistir e crer onde os fracos desistem. É conhecer o risco e ousá-lo e tudo fazer com categoria e vontade de viver. É vencer.'

Voltamos administrando o placar, já pensando no jogão de 2ª feira, com Engenhão lotado, contra o Avaí. Não fosse o pênalti infantil do fraco Léo Silva, Jefferson sairia de campo sem nenhuma bola atirada contra sua meta. Aliás, por que Léo Silva? O cara sempre entrega o ouro, mesmo nos jogos mais fáceis, como o de ontem. Correia cobrou e descontou: 3x1. Jobson queria fazer o dele a qualquer preço, e se esqueceu dos companheiros, melhores colocados para deixar o Galo de 4.

Mesmo com o gol de honra mineiro, continuamos com o jogo sob controle, e somente por alguns minutos lembrei-me de tragédias, mas logo percebia que o intuito do Galo era evitar a goleada. E conseguiram. Pior, ainda confessaram que o objetivo de fato era evitar tomar mais gols no 2º tempo. Ora, falamos de um time que briga pela Libertadores e até mesmo pelo título. Ah se tivéssemos reagido antes...

Tudo bem, já pus os pés no chão. Sei que lutamos contra o descenso e a água ainda está acima da barriga. Mas jogamos melhor do que todos que estão brigando pelo caneco ou Libertadores. Dói aceitar essa dura realidade. Dói muito mais é cair. E para isso volto a real.

2ª feira. Engenhão, às 16h. Ingressos a R$ 10.00 (meia-entrada a R$ 5,00). Tá na hora de mostrar nossa força e entupir o estádio com mais de 30 mil alviengros. ‘Seremos estrela, solitária ou solidária, de tomar partido, ousar e desbravar...’ Será feriadão com tarde de sol. Perfeito para abrirmos 4 ou 5 pontos da zona feia e buscar uma arrancada para só se falar em coisas boas, como o título da Sul-Americana. É hora de mostrar o que é ser Botafogo.

Estevam Soares: acabou com o Galo em 32 minutos. Jobson infernizou e valeu a aposta. Já Léo Silva e Fahel no meio é temeroso demais. Fahel não comprometeu, mas Léo Silva tentou complicar o jogo mais fácil do ano. Precisa fazer o Diego chegar ao fundo e cruzar, ou então venha de Gabriel.

Destaques: André Lima, Jobson, Reinaldo e L. Flávio;
Jogou bem: Alessandro, Juninho, Wellington e Diego;
Garra: Alessandro;
Comprometeu: Léo Silva;
Irritou: Léo Silva;
Desafinou: Léo Silva;
Ninguém viu: Rodrigo Dantas
















EU ESCALO
Hora de lotar o Engenhão e mostrar a força dessa torcida 2ª feira, às 16h, contra o Avaí. Guerreiro volta. Eu Escalo: Jefferson, Alessandro, Juninho, Wellington e Gabriel; Guerreiro, Batista, L. Flávio e Reinaldo; Jobson e André Lima;

“Na estrada dos louros, um facho de luz, tua estrela solitária te conduz...”

Deus salve nosso amado BOTAFOGO
!

Força Sempre Fogão!

Saudações Alvinegras

2 comentários:

  1. O cara promete Saulo. É versátil e habilidoso. É só trabalhar a cabeça dele e teremos um novo Maicosuel. Se eu fosse vc faria um esforço para ir ao mais bonito do Brasil na segunda. Será pura adrenalida.

    Saudações Alvinegras

    ResponderExcluir
  2. Bem que eu queria ir, mas fica complicado por que moro no interior do ES. Um dos meus sonhos é morar no Rio só para ficar perto do nosso fogão.

    E VAMOS GANHAR HOJE!!!

    ResponderExcluir