domingo, 4 de outubro de 2009

FOGÃO CONTRARIA LÓGICA, ATROPELA GOIÁS E EMOCIONA ALVINEGROS




FOGÃO 3X1 GOIÁS - 27ª RODADA – SERRA DOURADA

Eu e a massa alvinegra em todo o Brasil finalmente voltamos a sorrir. Sim, finalmente tivemos o nosso Botafogo de volta. Que vitória espetacular! Sim, não consegui conter minhas lágrimas e demorei a crer no que via: Fogão deslanchando e sobrando em campo depois de 11 jogos sem vitória. Esperamos e torcemos para que este sim represente nossa arrancada na competição, que não vai culminar no título, mas nas circunstâncias terá igual sabor.

Foi um fim de semana perfeito. Na sexta-feira, o anúncio oficial do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Estava lá em Copa e fiquei ainda mais orgulhoso ao ver nossa bandeira tremulando e exibindo-se para o mundo. E no domingo me preparei para não me abalar após o jogo contra o Goiás, que seria vice-líder se nos vencesse. Alguns pensavam até em perder de pouco. Eu, realista e sonhador, paradoxos alvinegros, sempre acreditava numa força oculta, pois assim é o Botafogo, sempre desafiando a lógica. Como frisei na última crônica, o Botafogo sempre surpreende quando o dão como morto, e felizmente a história se repetiu, e ratificamos que “Ser Botafogo é não desistir de insistir, de teimar e buscar.”

O JOGO

Estevam surpreendeu a todos com 3 atacantes, mas num 4-4-2, recuando Reinaldo para armação com L. Flávio. A postura ofensiva do Bota confundiu os esmeraldinos, que aturaram autoconfiantes e sua soberba foi o nosso combustível para uma MAIÚSCULA vitória.

No tempo inicial comandamos o jogo até a metade, mas o passe final não nos permitiu criar chance clara, e só levamos perigo em lances de falta, mas Juninho descalibrou. Já o Goiás explorava bem a velocidade de Vitor, triangulando com Felipe e Iarley. Assim eles criaram as melhores chances. Iarley e Julio Cesar obrigaram Jefferson a operar milagre. Mas o ponto negativo da partida foram as faltas excessivas. O juiz optou por carimbar meio time do Bota. Em compensação, do lado de lá, apenas um atleta, João Paulo, foi premiado, mas com 2 amarelos e um vermelho. E foi só no tempo inicial.

Com a expulsão de João Paulo, a pressão para expulsar um alvinegro foi enorme. A cada lance, os homens de verde pressionavam o juiz, que não economizou e continuou amarelando os alvinegros. A chuva que caía era para lavar a alma dos alvinegros. E Jobson entrou em cena. Ele recebeu de André Lima e caprichou. Bola no canto direito de Harlei. 1x0 Fogão e soltei meu grito de liberdade. Fogão ganhando e com um homem a mais em campo. Não fosse Botafogo ficaria tranquilo.

Os caras vieram pra cima e se arreganharam todo lá atrás. Era só encaixar o contragolpe e pimba. Mas antes disso sofremos. Com todo o time amarelado nem falta podíamos fazer, e aceitamos até bola na trave de Jefferson. Era um sufoco só, até que Jobson foi inteligente, invadiu pela direita e centrou para Victor Simões tocar de prima e marcar belo gol: 2x0 Fogão e soltei mais um berro, ecoando pelo Méier e todo o Brasil. 16’ de jogo e Fogão absoluto. Mas ainda teria mais emoção, o Goiás estava atônito e pedia mais. Então toma! André Lima driblou o marcador, entrou na área e tocou no canto de Harlei. 3x0 e incrédulo, pulava que nem pipoca, gritava e chorava. Relembrava os 11 jogos de agonia e finalmente passava a enxergar uma luz, ainda distante, mas muito para quem já nos via nas trevas.

Era jogo para golear, mas isso é Botafogo, e tudo sempre pode acontecer, os extremos nos atrai. Victor Simões perdeu gol sem goleiro na pequena área. Depois André Lima foi derrubado na área. Pênalti que L. Flávio perdeu. Detalhe, há tempos não via juiz anular gol por invasão de área, mas contra o Fogão vale tudo. Nem mesmo o pênalti perdido nos abateu. O Bota permitia as jogadas adversárias na zona do agrião, com medo das expulsões. Ainda assim sobramos em campo e nem o gol de honra deles tirou o brilho de uma vitória de peso, que esperamos ser a redenção alvinegra no brasileirão.

04 de outubro. Dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais. A cachorrada está feliz. Foi o 1º domingo feliz em todo o brasileirão. Por isso estou radiante até agora. A única coisa que eu quero que desça é muita luz sobre nós e a primeirona em 2010. Que assim seja, amém!

INCRÍVEL


O canto da torcida alvinegra no Serra Doura me levou marejaram meus olhos. Primeiro foi “E ninguém cala...”, depois o hino mais bonito do Brasil: “Tu és, o Glorioso, não podes perder, perder pra ninguém...” Foi demais e por que não essa festa se repetindo no mais bonito do Brasil? Temos tudo para assar o Galo na quinta-feira. O momento é agora. Avante meu Fogão!

Estevam Soares: finalmente acertou. Foi corajoso no esquema e feliz nas substituições. O time foi guerreiro, ainda que cedesse espaços em demasia ao Goiás. Agora sim tem tudo para encaixar seu jogo. É entrar com moral e atropelar o Galo no Engenhão.

Destaques: Jefferson, André Lima e Jobson;
Jogou bem: Guerreiro e Victor Simões;
Garra: Guerreiro;
Comprometeu: ...;
Irritou: ...;
Desafinou: L. Flávio. Não jogou mal, mas pênalti não é coisa que se perca;
Ninguém viu: Batista (foi bom saber que ainda está no Fogão, mas precisa entrar em campo e jogar);


EU ESCALO
Continuamos orando. Agora é o Galo no mais moderno do Brasil, quinta-feira, às 21h. Vamos acabar com a maldição do Engenhão de uma vez por todas. Faltam 5 vitórias e 2 empates em 11 jogos. Guerreiro fará falta. Eu Escalo: Jefferson, Alessandro, Juninho, Wellington e Gabriel; Léo Silva, Batista, Jônatas e L. Flávio; Reinaldo e André Lima;

“Na estrada dos louros, um facho de luz, tua estrela solitária te conduz...”

Deus salve nosso amado BOTAFOGO!

Força Sempre Fogão!

Saudações Alvinegras

Nenhum comentário:

Postar um comentário