quinta-feira, 24 de setembro de 2009

FOGÃO USA A CABEÇA E ENGRENA NA SUL-AMERICANA




FOGÃO 2X0 EMELEC – COPA SUL AMERICANA – 1º JOGO - Engenhão

O placar até que foi bom, pois mesmo em caso de derrota por 1x0 o Bota volta classificado do Equador. E se fizer um golzinho lá, só perde a vaga se Emerson e Wellington capricharem nas suas especialidades, pois os equatorianos terão de fazer 4x1 e, convenhamos, êta time feinho esse do Equador!

Ganhamos o jogo em ritmo de treino para o jogo decisivo de domingo, contra o Vitória, no mais moderno do Brasil. Estevam ainda procura formar um time e vem insistindo com aquele de ontem, à exceção de Renato na vaga de Reinaldo. O problema é que esse time está longe de encorpar. Lento e pouco combativo no meio campo e inexpressivo no ataque. Ah, dada a postura e limitação do adversário, prefiro não comentar o sistema defensivo, embora tenha em mente a lambança logo no 1º minuto da 'titica' de Wellington e Emerson, dando um presente para o equatoriano abrir o placar.

Não deveria, mas ainda fico impressionado com o Thiaguinho. O cara consegue errar todos os fundamentos numa mesma partida. Seu 1º tempo foi de arrasar os corações alvinegros. Errava posicionamento, marcava mal e ia de primeira nos lances. Nos meus tempos de pelada, diríamos: passa vaca! Ele tinha espaço pela direita e só conseguiu mandar uma bola pra área. Do lado oposto, Gabriel também irritava e era bisonho no principal fundamento: acertar um cruzamento. O Bota não criava situações claras de gol e o Emelec fazia uma cera tão absurda que parecia jogar contra o Real Madrid. Assim, era rezar para que um dos alas acertasse apenas um centro na área. E veio justo com Gabriel, que recebeu de L. Flávio e centrou na cuca de Renato Soneca. Ele abriu os olhos e testou na saída do goleiro; 1x0 aos 45' do tempo inicial.

No tempo final o Bota, mesmo em vantagem, ainda não conseguia encantar. Thiaguinho até melhorou, pois pior era impossível. Ele passou a explorar o lado direito e até parecia um bom ala. Mas Gabriel continuava mal. Jônatas passou a tentar mais jogadas e deu um passe açucarado para Gabriel isolar. Foi a senha para Estevam poupar o jovem lateral. Antes que ele fosse vaiado pelos 5 mil guerreiros presentes ao mais bonito do Brasil, Juninho entortou na esquerda e curou na cuca legal de André Lima. Ufa! 2x0 Fogão e finalmente nosso animador de torcida e novo cai cai balançou a rede.

Gabriel saiu durante a comemoração do gol e ninguém percebeu. Alessandro entrou na direita e Thiaguinho foi para a esquerda. Mas o Bota se acomodou. Tá certo que se sofrêssemos um golzinho a situação ficaria mais perigosa lá dentro, mas daí a abdicar da possibilidade de garantir logo a vaga... Estevam tentou dar velocidade ao ataque ao trocar Renato por Ricardinho. Mas, como já detectamos, o cara é apenas ciscador, não ganha uma jogada e é nulo. O que mais irritou o torcedor ontem foi a troca de Jônatas, com dores musculares, para a entrada de Fahel. O cara em dois lances justificou nossa impaciência. Um cruzamento que parou na arquibancada e um chute horroroso da entrada da área. Deu vontade de perder as estribeiras e partir pra cima do canalha. Será que Estevam ainda não percebeu que não pode contar com ele?!? Pelo amor de Deus, já estávamos com Emerson e Wellington em campo, é demais para nossos combalidos corações.

Ainda poderíamos ter marcado o 3º num lampejo de L. Flavio. Ele deixou Ricardinho na cara do gol e ele carimbou a trave. O zagueiro ainda quase mandou contra o patrimônio. Fim de papo, Fogão com a faca e o queijo na mão na Sul-Americana.

Domingo é jogo de vida ou morte. É jogar com mais aplicação ainda para garantir a vida e matar o Vitória. Estarei no Engenhão e é hora de a torcida fazer esse time jogar. É fazer pressão positiva na arquibancada e incendiar a equipe dentro de campo.

Que volte então o nosso amado Glorioso!

Estevam Soares: ontem não fomos agredidos, mas essa defesa que não sofre gol há dois jogos é assustadora. Há de se combater mais no meio de campo, pois a zaga fica exposta demais. O ataque é lento e Thiaguinho precisa treinar com exaustão cruzamentos e marcação. Não temos muitas opções, mas... cadê o BATISTA?

Destaques: Jônatas e André Lima;
Jogou bem: Guerreiro, Juninho, Renato e L. Flávio;
Garra: Guerreiro;
Comprometeu: ...;
Irritou: o cai cai de André Lima, Fahel, o miolo da zaga e os erros de Gabriel e Thiaguinho;
Desafinou: Ricardinho;
Ninguém viu: Ricardinho;

EU ESCALO
O desafio de domingo é o Vitória, às 18h30, no Engenhão. É acreditar em todas as bolas e se entregar durante 90 minutos. André Lima está suspenso. Eu Escalo: Jefferson, Juninho, Wellington e Eduardo; Thiaguinho,Guerreiro, Jônatas, L. Flávio e Gabriel; Reinaldo e Victor Simões;

“Na estrada dos louros, um facho de luz, tua estrela solitária te conduz...”


Deus salve nosso amado BOTAFOGO!

Força Sempre Fogão!

Saudações Alvinegras

5 comentários:

  1. Rapaz, belo blog! Tá nos favoritos já! Se não em engano Teco se machucou de novo!

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Favoritei o Blog, vi lá no MCR.

    Texto irreverente e consciente.

    Só não entendi sua escalação contra o Vitória, barrando o Jônatas pra colocar o Batista.

    ResponderExcluir
  3. Jonatas não?

    Teco está machucado, e André Lima Suspenso.

    Parabéns pelo blog.
    O blog com mais visibilidade terá mais expectativas e cobranças, se ligue nas concordâncias verbais.

    Abço..

    ResponderExcluir
  4. Renan, Guilherme e Thiago,

    Agradeço pela visita de vocês e pelos comentários. Conheci o ótimo blog do Renan e já o adicionei como favoritos. Copiar e colar às vezes é um problema, assim deixei o Jônatas de fora do jogão de domingo, mas já corrigi. Ok Guilherme?
    Caro Thiago, também o agradeço e ficarei mais atento, sobretudo em relação à revisão. Por vezes digito um texto tarde da noite ou pela manhã, já atrasado para o batente. Fiquei impressionado com a quantidade de visitas no MCR. 4 postagem/dia e média de mais de 1000 leitores é um marco. E o MCR merece. Parabéns pelo movimento e pela dedicação ao nosso amado BOTAFOGO! Que venha a vitória domingo!

    ResponderExcluir