segunda-feira, 28 de setembro de 2009

11 JOGOS SEM VITÓRIA E FOGÃO NO FUNDO DO POÇO





FOGÃO 1X3 VITÓRIA – 26ª RODADA – ENGENHÃO

12.500 guerreiros compareceram ontem ao mais bonito do Brasil na esperança de ter o Botafogo de volta. Dentre eles este amigo, ávido não por uma boa atuação, e sim por uma vitória alvinegra, que representaria enfim a fuga da zona maldita.

Tinha tudo para ser um dia de festa, haja vista que inauguramos a estátua do ídolo maior do Fogão: o maior lateral de todos os tempos: NILTON SANTOS. Um exemplo em campo, um paradigma como homem. Pois é, a ‘Enciclopédia’ certamente está com o coração ferido, sangrando, como todos nós, após ver a caricatura a qual se transformou o futebol botafoguense.

29 minutos. Esse foi o tempo de ilusão desse arremedo de time. Parecia que finalmente teríamos a reconciliação do Bota com o Engenhão no brasileirão. O clima no estádio até lembrava os bons tempos alvinegros. Torcida apoiando, vibrando, e pressentindo que em pouco tempo abriríamos o placar.

Mesmo desfalcado de Gabriel, Reinaldo e Renato, o Bota conseguia criar. Em velocidade e ligado no jogo, o Bota envolvia o Vitória que, naquele momento, ainda respeitava a instituição BOTAFOGO. Era tamanho o respeito, que eles faziam cera com menos de 10 minutos, como se tivéssemos em campo o time de 95 ou o esquadrão dos anos 60.

Victor Simões tentou de fora da área. Depois Ele mesmo achou L. Flávio e este tentou por cobertura e a zaga salvou. Em seguida Simões deu um toque rápido e deixou Rodrigo Dantas na cara do gol. Ele bateu forte e Gléguer pegou. E por fim, Simões, até aqui a principal figura alvinegra, invadiu pela esquerda e da pequena área tentou o passe para Rodrigo Dantas, a zaga chegou a tempo. Até aqui o Bota ainda surpreendia, mas já era notório o clarão na defesa do lado do Thiaguinho. O Vitória só esperava a bola boa. E no 1º contragolpe certeiro, Leandro tabelou com seu xará e cruzou. Juninho tentou o corte mandou contra o patrimônio. 1x0 Vitória, aos 29 do 1º tempo.

O Botafogo imediatamente abateu-se e desmoronou. Aí voltamos a exibir o futebol mais do mesmo que nos mantém na zona do mal. O pior é que o cheiro de enxofre aumenta a cada rodada. E a torcida já pressente o pior. Errávamos passes de um metro e sucumbíamos diante de um adversário que tem apenas dois bons jogadores. Não é pouco não, ao menos os dois razoáveis deles decidem. Falo de Apodi e Leandro Domingues. Eles escolhem posição no alvinegro.

No tempo final Estevam comprovou que ainda não conhece os jogadores ou já percebeu com quem não pode contar nesse elenco. E mexeu mal outra vez. Ele sacou Jônatas mortinho da silva e veio de Laio. Marquinho depois entrou na vaga de Thiaguinho e por fim Jobson na no lugar de Eduardo. O Bota continuou perdido. No tempo final tivemos duas boas chances. Uma falta cobrada por L. Flávio e uma cabeçada de Marquinho. O Vitória não liquidou logo a parada porque não quis. Por duas vezes Guerreiro salvou. Ele parecia onipresente em campo. Mas é impossível marcar por todo o time.

A pressão é insuportável, mas quem sofre mesmo é o torcedor. Ele paga ingresso e apóia até enquanto vai sua parcimônia. E ontem até que durou muito tempo. Mas as vaias antes dos 15 minutos só atrapalham. Tá certo, ninguém neste momento tem nervos de aço, é muita falta de categoria e competência, mas a partir das vaias de todo o estádio o Fogão nem conseguia pressionar mais e parecia querer sofrer logo o 2º gol para ‘relaxar’. E foi isso o que aconteceu aos 41’ do tempo final. Leandro Domingues arrancou do meio de campo e deixou toda a marcação para trás, à exceção daquele que nunca se entrega: Guerreiro. Mas não tinha como acompanhá-lo e Domingues tocou na saída de Jeferson. 2x0 Vitória.

O Bota já estava com 10 em campo e com o placar dilatado não resisti e, conformado, decidi me retirar do estádio. Estava tão baratinado que errei a saída do estacionamento. Desgraça para botafoguense é infinita. Tive de retornar às arquibancadas. Naquele momento parecia um filme de terror olhar para o campo. Quando virei as costas ouvi gritos e aplausos. Era o 3º gol do vitória. Saí convicto de que o jogo foi 3x0. Não queria ouvir mais falar em Botafogo. Queria esquecer futebol. E somente quando vi os gols do Fantástico é que descobri que o Bota tinha feito o seu golzinho de honra, com Laio de cabeça. E daí? Nada apaga o que vimos ontem. E por isso fico conformado.

Um tal de Biriba me disse que o planejamento do presidente era o Bota permanecer na 1º divisão em 2009 para investir ‘pesado’ em 2010, utilizando o tal fundo de investimento. Por isso ele apostou nesse grupo, vice-campeão estadual de 2009 e trivice do urubu. Comprovadamente ele apequenou a instituição Botafogo, pois quem entra no brasileirão pensando em não cair é time pequeno recém saído da séria B, como Barueri e Avaí, que, aliás, se comportaram como grandes até aqui. E nós, um dos maiores clubes do século, segundo a FIFA, entramos na principal competição nacional pensando em manter-se na 1ª divisão. E nem pra isso houve planejamento.

Por falar em planejamento, Anderson Barros e André Silva deveriam olhar os bons valores que surgiram há algum tempo no campeonato, mas nossa ‘competente’ diretoria esteve alheia. Wesley do Atlético PR é um deles. Ótimo meia, rápido e habilidoso. Carlinhos Paraíba no Coxa há tempos que merecia uma sondagem. O tal do Celsinho diziam estar fora de forma, mas Teco veio sem jogar há dois anos e permanece no banco. Marquinho veio depois de fracassar no Vasco e Flu. Ele é do empresário Eduardo Uram, que pretende bancar o alvinegro em 2010. Isso se houver o milagre de permanecermos na série A. E a torcida pergunta: até quando???

EXIGIMOS NOSSO BOTAFOGO DE VOLTA!

Estevam Soares: permanece perdido e escalando mal. Como Ney Fraco, colocou o menino Rodrigo Dantas na fogueira de novo. E pior, o deixou em campo até o fim, quando a bola queimava em seus pés. Mexeu mal de novo e perdemos de vez meio campo e laterais. O ataque foi cardíaco e o meio de campo contava com o homem invisível na criação. Ah, cadê o Batista?

Destaques: ...;
Jogou bem: Guerreiro;
Garra: Guerreiro;
Comprometeu:...;
Irritou: todo o time;
Desafinou: o Botafogo;
Ninguém viu: o Botafogo;


EU ESCALO
Domingo teremos simplesmente o Goiás, vice-líder, no Serra Dourada. É o jogo da TV. Prenúncio de nova derrota, mas o Botafogo sempre surpreende quando o dão como morto. Precisamos de 7 vitórias em 12 jogos. Com o que mostramos até aqui é impossível, mas continuo orando. Eu Escalo: Jefferson, Alessandro, Juninho, Wellington e Gabriel; Guerreiro, Batista, Jônatas e L. Flávio; Reinaldo e André Lima;

“Na estrada dos louros, um facho de luz, tua estrela solitária te conduz...”

Deus salve nosso amado BOTAFOGO!

Força Sempre Fogão!

Saudações Alvinegras

2 comentários:

  1. Já me conformei e agora sei que o Botafogo não tem mais jeito.

    Estão acabando com o Botafogo e mais um rebaixamento será fatal.

    QUERO O MEU BOTAFOGO DE VOLTA!!!

    ResponderExcluir
  2. Edimilson disse... É caro Saulo, ontem foi uma frustração gigantesca, sobretudo para quem estava no Engenhão. E aimpressão que ficou é de que o Bota não pode mais usar o estádio, sob pena de novo fracasso. A torcida não agüenta mais e se o gol não sai logo é salve-se quem puder no campo e na arquibancada.

    Sugiro que joguemos os próximos jogos fora do Rio. Juiz de Fora e Brasília seriam ótimas opções. Quem sabe, lá, teremos nosso Fogão de volta...

    Saudações Alvinegras

    ResponderExcluir