quinta-feira, 6 de agosto de 2009

FOGÃO NÃO RESISTE AO SÃO PAULO NO MORUMBI



FOGÃO 1X3 SÃO PAULO – 17ª rodada

Dessa vez não teve gol nos acréscimos, nem a favor nem contra. Até parecia que repetiríamos o jogo contra o Galo. Até parecia que chegaríamos ao final do jogo em vantagem. Até parecia que LF finalmente jogaria bem uma partida inteira. Até parecia que seríamos um time por 90 minutos. Infelizmente ontem era Mandrake. Ou ‘denorex’, aquilo que parece, mas não é.

O início do Fogão foi parecido com quem aspira o G4. Compacto, firme no meio de campo e atacando em bloco. Sim, pois Renato, Batista e LF se aproximavam de Victor Simões. O São Paulo sentiu-se surpreendido e não achava seu jogo, dado o congestionamento do meio de campo e até mesmo o fato de o Bota chegar à frente com mais jogadores, embora com apenas um atacante de ofício.

Antes do bonito gol de LF, o Bota já havia desperdiçado dois, com Simões. Renato estava bem e dava até arrancadas do meio de campo. O gol surgiu num enfiada de bola Michael no meio da zaga que achou LF livre na entrada da área. Ele virou e soltou a bomba. Golaço! Bola no canto esquerdo de Denis. 1x0 Fogão.

Depois do gol Renato sentiu o esforço, isso com apenas 20 minutos de jogo. Sua saída fez Ney Franco apostar em Jean Coral para puxar os contragolpes com Simões. Seria até boa idéia se fosse outro atacante, mas Jean Coral definitivamente não. O cara é fraquíssimo e até hoje questionamos sua contratação, como também do Emerson, Tony, Fahel etc. O fato é que fomos perdendo consistência e logo o São Paulo provou o que é um clube bem estruturado. Simples assim, pois a ótima gestão reflete no campo, e eles sim possuem uma equipe estruturada, que sabe defender como ninguém o resultado. Por isso seria fundamental não errar e permitir a vantagem deles. Mas isso é impossível para esse Botafogo. Cometemos dois erros fatais no final do 1º tempo.

Washington ganha de Juninho e acha Hugo na marca do pênalti. Castillo sai errado e o derruba. Gritei palavras de elogios à zaga e ao goleiro uruguaio. Jorge Vagner cobrou no canto direito, sem defesa. 1x1. O gol desestabiliza o alvinegro, que ainda não tem maturidade para galgar andares superiores, e começa o festival de lambanças de Eduardo. Ele disputa a bola com André Dias de costas, perde o lance e desiste da jogada pedindo toque de mão, que não houve. André Dias entra na área e encontra Washington livre para tocar na saída de Castillo. 2x1 aos 45’. Ducha de água fria e a realidade bate à porta do Fogão.

Sinceramente, torcedor apaixonado como nós sempre se lembra de Tom Hanks e fica ‘À espera de um milagre’. E só um milagre mudaria o panorama ontem. Voltamos muito mal para o tempo final e o São Paulo fez aquilo que o consagrou como tricampeão brasileiro: marcação forte no meio e saída nos contra-ataques. Como o Bota era inoperante no ataque e deixava crateras em sua frágil defesa, era questão de tempo o 3º gol, que saiu em outro vacilo de Eduardo, que perdeu a disputa com Borges. Dagoberto apareceu entre Juninho e Wellington. Castillo foi fazer não sei o quê na risca da grande área. Dagoberto só tocou. Fácil coma roubar doce da boca da criança: 3x1 e fatura liquidada aos 26’ do 2º tempo. Nesse momento Ney já sacara Wellington e veio de Túlio Souza e Michael por Léo Silva. É evidente que nada poderíamos esperar dessas substituições. Resumindo, fiquei rezando para acabar logo antes de vir o 4º gol, que amadureceu com Borges e com Hernanes, que chegou a acertar o poste de Castillo. Ufa! Fim de papo. A torcida acordou, se é que ela chegou de fato a sonhar. Continuamos nossa luta e ainda faltam 28 pontos. É obrigação vencer o Furacão sábado, às 18h30, no mais bonito do Brasil. Nosso matador volta e com ele em campo tudo pode acontecer, Barueri que o diga. O elenco é esse, nem adianta reclamar agora, vamos apoiar sempre o Fogão, pois tem times piores, graças a Deus.

Nei Franco: com o elenco que tem até compreendo a escalação de ontem. Jogar de peito aberto com o São Paulo é pedir para ser goleado, no nosso caso. O esquema dava certo, e os erros individuais foram preponderantes. Depois da virada são-paulina se perdeu junto com o time;

Destaques: ...?!?
Jogou bem: Guerreiro, Batista e Lúcio Flavio;
Garra: Guerreiro;
Comprometeu: Juninho não interceptou a jogada de Washington no 1º gol, não marcou Washington no 2º gol e esteve sempre mal colocado. Eduardo foi um horror e lembrou o velho peladeiro, displicente e irresponsável. Apático no jogo.
Irritou: Juninho, Eduardo e Wellington. No começo o chamava de aprendiz de Renato Silva, mas ontem vi que Renato Silva é menos ruim;
Desafinou: Castillo, a defesa no 1º tempo e o time inteiro no tempo final;
Ninguém viu: Túlio Souza e Jean Coral;

EU ESCALO

Sábado às 18h30, é jogo de 6 pontos no Engenhão. É obrigação vencer o Atlético paranaense em casa. Renato e Michael são dúvidas, Juninho suspenso pelo 3º amarelo, e Reinaldo ainda não deve jogar. Eu Escalo: Castillo, Eduardo, Wellington e Guerreiro; Alessandro, Batista, Renato (Jônatas), Flávio e Michael (Thiaguinho); Victor Simões e André Lima;

“Na estrada dos louros, um facho de luz, tua estrela solitária te conduz...”

Força Sempre Fogão!

Saudações Alvinegras

Nenhum comentário:

Postar um comentário