segunda-feira, 15 de junho de 2009

Mudança de esquema = 1ª vitória

Olá aliviados alvinegros,

Que final de semana gostoso para a família alvinegra! Nem sei o que comemorei com mais intensidade: o jejum de vitória do Bota quebrado no sábado frente ao Peixe, ou se a humilhante surra que a molambada levou do Coxa, ex-lanterna da competição. Sinceramente, vibrei mais ontem. Ver os molambos na lona por 5 vezes, na Globo e em horário nobre não tem preço.

Ufa! Finalmente a 1ª vitória e uma luz no fim do túnel. Além disso, parece chegar ao fim a teimosia de Ney com o famigerado 3-5-2. Como torci para que tudo desse certo na estréia do novo esquema de jogo, mesmo com algumas figuras em campo incompatíveis com a sagrada camisa que já foi de Nilton Santos, Didi e Garrincha.

Um placar na conta do chá e justo, sobretudo pela covardia do Santos e pela postura ofensiva do Bota, ainda que nossos atacantes continuem cegos e nosso meio ainda careça daquele que seja ‘o cara’ na criatividade. Ah, nossa defesa não foi testada, sinal de que o ataque santista não existiu ou de que o esquema finalmente a protegeu?!? Na verdade, os dois fatores ajudaram, mas o esquema de povoamento do meio fez com que o Bota pela primeira vez ganhasse a batalha na zona de criação e o resultado foi visto o jogo inteiro: adversário sem poder de criação e chances para todos do meio e ataque concluírem. Até mesmo Fahel tentou, e perdeu obviamente, mas esteve lá, na cara do gol.

Agora é rezar para que Ney mantenha o 4-4-2, independente de quem ainda vai chegar e até mesmo se houver o milagre do retorno do Reinaldo até o fim do 1º turno. Com Michael e Reinaldo e as saídas de Emerson e Fahel, nos nivelamos às equipes medianas do certame, e olha que mesmo a um ponto da zona crítica, estamos também a apenas 3 pontos do 5º colocado, e a 4 da Libertadores.

Vamos lá Fogão, faz tua torcida voltar a sorrir!

O JOGO

Começamos imprensando o Santos e rezava por um golzinho do alívio logo no início para amenizar a tensão. Mas faltava o que não temos: poder de decisão. E isso falta ao meio e ao ataque. E por que com Maicosuel era diferente? Porque Maico era homem de criação e finalizador num só jogador. E desempenhava com êxito as duas funções. E hoje não há em todo elenco um só jogador que sobressaia em apenas uma dessas funções. Perdemos um jogador raro e sem igual, no momento, no futebol brasileiro.

Lamentações a parte, os atletas tentavam mostrar disciplina tática e raça, ora, isso é obrigação. Mas no sábado houve maior sinergia e essa entrega e obstinação pelo gol foram coroadas no fim.

Tony mostrou que é esforçado, e só. Perdeu dois gols feitos, daqueles que até o vovô “Maravilha” faria de olhos fechados. Simões, como sempre, arriscou seus canhões de fora da área, até passou perto, mas a pontaria continua descalibrada. Lúcio Flávio achou seu espaço em campo, pena que ninguém o veja por lá. Continua sumidão e desligado, de vez em quando aparece e abre o jogo, mas é muito pouco para comandar nossa meiuca. Eduardo se apresentava e não rendia mais como antes. Então coube a Batista arriscar. Ele chutou cruzado e quase deu samba, mas Tony chegou atrasado. O Fogão mandou no tempo inicial, mas o placar não foi alterado.

Ney gostou do time e não mexeu, buscando, talvez, melhor adaptação ao 4-4-2. Era notório que Alessandro desafinava e Fahel só fazia número. Por volta dos 20’ Ney pôs o garoto Laio na vaga do inoperante Tony. Depois o milagre: Sai FAHEL e entra Renato. Não pelo substituto, que nada acrescentou, mas pela saída de Fahel já começo a sonhar com uma reação em cadeia do grupo. A verdade é que não melhorou muito, mas o time forçou mais o jogo no campo adversário. E a grande modificação foi a entrada de Thiaguinho na vaga de Léo Silva. Ele foi boa opção pela esquerda, junto com Batista que, nesse momento, já era onipresente em campo. Então, aos 38',Thiaguinho vai ao fundo e rola para Batista concluir de forma seca, no cantinho direito de Fabio Costa, que só olhou. Aleluia, é gol do Fogão! 1x0 para emocionar os 6.500 aventureiros que prestigiaram o Fogão no sábado.

A coisa definiu mesmo aos 41’, após chutão de Eduardo, cabeçada para trás de Fabão, só que Laio, como um raio, surge diante do arqueiro santista. Ele dá o drible da vaca e se vê livre, ele, a bola e mais de 7 metros para guardar a redonda. Ele até pensou no que fazer, no que passou em Marechal Hermes, e graças a Deus não hesitou, pimba na gorduchinha e rede estufada. Delírio em preto e branco no mais bonito do Brasil: 2x0 Fogão.

Caixão fechado, torcida feliz e ainda ciente das limitações alvinegras. Tranquilidade, sem comodismo, para Ney firmar o 4-4-2. Sábado é no Barradão contra o Vitória, que vem em 4º lugar com 10 pontos. Juninho volta, Michael poderá estrear. Reinaldo ainda não. Mas teremos mais opções. É hora de se afirmar Fogão!

Ah, já ia me esquecendo dos novos ‘reforços’: Lopes, Diego, Lucas Silva e Thiago Marin, deixaram o Fogão. Jean Carioca deve acertar com o Figueirense nos próximos dias. Só faltam Jean Coral, Renato, Fahel, Emerson, Alessandro e Léo Silva.

Arbitro: Evandro Rogério Roman nem foi notado em campo, aplicou só 3 amarelos, com justiça. Então fez ótima arbitragem;

Nei Franco: implantou o 4-4-2. Sacou Fahel, então está de parabéns. Fez o óbvio, mas admitiu e reconheceu que o esquema de jogo para esse limitado time é esse. Agora ninguém entendeu nada: quando finalmente tem o experiente Lúcio Flávio, ele nem no banco põe o garoto Rodrigo Dantas. E Gabriel também nem banco é mais, enquanto Alessandro e Fahel são titulares. Acorda Ney Franco!

Destaques: Batista e Guerreiro;
Jogou bem: Laio, Eduardo e Simões (mais pelo empenho);
Garra: Guerreiro;
Comprometeu: ...;
Irritou: Alessandro e Fahel;
Desafinou: L. Flávio, Tony e Alessandro;
Ninguém viu: Lúcio Flávio;

EU ESCALO
Juninho volta de suspensão e Michael tá liberado para o jogão de sábado, às 16h10, no Barradão, contra o Vitória. Eu Escalo: Renan, Thiaguinho, Juninho, Wellington e Eduardo; Guerreiro, Batista, Lúcio Flávio e Michael; Victor Simões e Laio;

“Tu és o Glorioso, não podes perder, perder pra ninguém...”

Força Sempre Fogão!
Saudações Alvinegras

Nenhum comentário:

Postar um comentário