segunda-feira, 8 de junho de 2009

Firme no G4 maldito

Olá alvinegros de coração,

Há apenas duas rodadas, estávamos a 4 pontos da Libertadores e a 7 do líder. Hoje estamos a 9 pontos do líder e a 6 da Libertadores. E o pior, estamos no limbo e mesmo com uma vitória ainda poderemos permanecer no G4 maldito.

Pelo amor de Deus, não agüento mais o Fahel. Ney saca todo mundo, menos ele, o insuportável Fahel. Será que só ele não vê que o cara não marca, não acerta um passe e é um zero à esquerda, sem ofensas ao numeral, mas Fahel é hoje o câncer do Bota, e um retrato do técnico alvinegro.

Tudo bem que não temos no elenco um meia criativo e rápido; tá certo que a defesa é fraca e não temos laterais; tá certo que nosso ataque não chuta e falta homem de definição. Tá certo que não temos elenco. Ora, não tem nada certo, tá tudo errado, pois não temos time! E o pior é que não temos também treinador, embora eu não o culpe por tudo de errado no clube, ainda que ele tenha indicado boa parte das contratações equivocadas no início do ano. Contratamos um time inteiro, e só Maicosuel vingou. É pouco, muito pouco para um time grande e bem estruturado, como apregoa nossa diretoria.

Alguém conhece o tal do Díaz, do Boca Juniors? Sério, alguém já viu esse cara desequilibrar algum jogo? E por que ele é reserva do limitado time argentino, que já foi eliminado, em casa, da Libertadores?!? É pra isso que servirá nosso Fundo de Investimento? Se assim for, série B em 2010, ano da Copa.

Meu maior desespero ontem nem foi quando Ney optou pela permanência de Fahel, mas sim quando ele colocou um atacante após sofrer o gol, aos 45 do tempo final. Isso denota a falta de comando e de rumo do nosso técnico. Ah, se é que isso é mesmo bom, o time jogou toda a partida no 3-5-2, mas perdeu da mesma forma, pois não sabe jogar nesse esquema.

O JOGO


O Fogão teve mais posse de bola, dominou a maior parte do tempo inicial e pouco, muito pouco concluiu a gol. Um bom chute de Lúcio Flávio e outro de Eduardo foram os lances de maior perigo. Do lado deles, um bom passe de Thiago Neves deixou Carlos Eduardo na cara de Renan, que saiu bem e abafou. O Bota pecava e muito no último passe, e por isso quase não finalizava. O lado forte era o esquerdo, com Thiaguinho, Eduardo e Lúcio Flávio. Já na direita tinha Alessandro, então esquece jogada de apoio. Nosso meio de campo tinha lampejos de Lúcio Flávio, que de vez em quando acertava algum passe. É muito pouco, mas nem isso os outros faziam. Thiaguinho se apresentava bastante, e na mesma proporção errava, Victor Simões esperava a bola perfeita, deve ter ficado por lá até agora.

No 2º tempo Tony perdeu nossa melhor chance após receber de Eduardo, cara a cara com Berna, mas ele mandou rente à trave. Eduardo era o principal nome do Bota. Era Ala e apoiador, fazendo também o papel de zagueiro. Êpa, então tem caroço no angu, Eduardo fazendo bem todas essas funções?!? Não, pois observem que no gol do Fred, quem é que ficou parado dando condições ao atacante do FlorminC?!? Ele, Eduardo, mas ainda assim foi nosso melhor homem em campo, que tristeza.

Vi momentos em que até parecíamos um time, como na tabela de Fahel com Léo Silva. Nosso pior jogador mandou de peito e quase deu samba. E se desse, era a imunidade de Fahel pelo campeonato inteiro. Por incrível que pareça, vi um Bota mais organizado, que anulou por quase o jogo inteiro o meio de campo deles, que até marcou bem por boa parte do jogo, e cheguei a algumas conclusões:

. Não sei se teremos nova arrancada, como em 2008, se trocarmos de técnico agora. Qualquer equipe que perdesse seu principal jogador sem reposição, ficaria perdida por alguns jogos, até readquirir ritmo e estilo de jogo próprio. Acho que ainda poderemos voltar a jogar num nível competitivo, e que as vitórias voltarão, desde que tenhamos um meia rápido e criativo, e um atacante que faça o básico: gol.

. Se quisermos mesmo sair dessa talvez o primeiro passo seja sacar Fahel do time. Léo Silva não é a melhor opção, mas aparece mais no jogo, mesmo errando muito, como Thiaguinho.

. Thiaguinho erra muito passe, mas não se omite, eu o colocaria na lateral direita, no lugar de Alessandro e arriscaria com Eduardo na esquerda, pois ele aprendeu a cruzar. Na defesa contrataria um zagueiro razoável para formar dupla com Wellington. Na cabeça de área, adiantaria Juninho para jogar com Guerreiro. Poderia pôr agora o Léo Silva ou Batista para compor o meio com Lúcio Flávio. Mas precisamos urgentemente de alguém que seja o cara da zona criativa. E na frente, ainda, arrisco Simões com Reinaldo, ou alguém que tenha currículo de ‘matador’, mas tá difícil...

Vejam que o esquema acima é o 4-4-2, com o meio bem povoado e protegido por 3 volantes, sendo que um deles, o Batista, poderia encostar no Lúcio Flávio. Ainda será pouco, mas é aos poucos que sairemos dessa. O mais importante é a diretoria contratar alguém que venha para resolver: um zagueiro razoável, um meia rápido e criativo, alguém pronto e um atacante que esteja em forma e que seja goleador. É difícil, mas a hora de utilizar a grana do Fundo é agora, pois na série B a receita será bem menor e não seremos tão parcimoniosos como agora.

Arbitro: Rodrigo Nunes de Sá nem foi notado em campo, então fez ótima arbitragem;

Nei Franco: insiste com Fahel e Alessandro, ressuscita Emerson, faz substituição aos 45’ do 2 º tempo após sofrer gol, achando que um atacante resolve em apenas 3 minutos; Tá perdidinho e a torcida já quer a sua cabeça. Parece que ainda agüenta mais um jogo, e se não vencer é forca;

Destaques: Eduardo;
Jogou bem: Renan;
Garra: Guerreiro;
Comprometeu: complexo demais esse item;
Irritou: Alessandro, Fahel e Emerson;
Desafinou: Simões, L. Flávio, Tony e Alessandro;
Ninguém viu: Simões e Lúcio Flávio;

EU ESCALO

Nem adianta ir para o Engenhão para vaiar o time sábado, às 18h30, contra o Santos, que vem bem na competição e será páreo duro. Vamos apoiar durante o jogo, e se for o caso, reclamar no final, mas sem violência. Juninho não joga suspenso pelo 3º amarelo. Eu Escalo: Renan, Thiaguinho, Emerson, Wellington e Eduardo; Guerreiro, Léo Silva, Batista e Lúcio Flávio; Victor Simões e Reinaldo (Se esse bichado não voltar, qualquer um);

“Tu és o Glorioso, não podes perder, perder pra ninguém...”

Força Sempre Fogão!

Saudações Alvinegras

Nenhum comentário:

Postar um comentário