domingo, 22 de novembro de 2009

FOGÃO VIRA NA RAÇA E EMOCIONA TORCIDA













FOGÃO 3X2 SÃO PAULO – 36ª RODADA – ENGENHÃO


“TU ÉS O GLORIOSO, NÃO PODES PERDER, PERDER PRA NINGUÉM...”

Simplesmente mágico. Uma emoção indescritível. Uma atuação vibrante. Pena que não foi assim o campeonato inteiro. Aliás, se assim fosse, esse jogo valeria o caneco.

Afirmar que o time do Fogão é fraco é chover no molhado. É só lembrar que temos Fahel, Léo Silva, Emerson, Alessandro, Wellington etc. Time que não foi coeso e inúmeras vezes decepcionou o massa alvinegra. Faltou sinergia entre time e torcida na competição. Lamentável, pois são 38 jogos pra que o time diga a que veio. E o nosso disse que veio para não cair. Esperamos que ao menos este objetivo seja cumprido, pois até aqui só serviu para nos deixar hipertensos.

Que drama! Virada dos bambis e revirada no placar pelo Glorioso no fim. Bota com 8 em campo e um desespero nas arquibancadas compunham a trilha de um jogo épico. BOTAFOGO 3x2 SÃO PAULO – ENGENHÂO – 21/09/909.

TABELA DO FOGÃO

Domingo 29/11 17:00 / Brasileirão 2009 37ª rodada Atlético-PR x Botafogo
Domingo 06/12 17:00 / Brasileirão 2009 38ª rodada Botafogo x Palmeiras

O JOGO

Começamos pressionando e fazendo valer a força da nossa torcida, que foi ao Engenhão para apoiar o jogo inteiro pela primeira vez. Digo isso porque fizemos 1x0 e eles viraram o placar. Ainda assim o torcedor que compareceu utilizou a inteligência e apoiou ainda mais, mesmo na adversidade. Resultado: Bota partindo pra cima sem medo de ser feliz.

Jobson entortou Renato Silva e acertou o ângulo de Rogério Ceni. Golaço do Fogão. 1x0 Bota e explosão no mais bonito do Brasil. O gol foi aos 15' do tempo inicial. Infelizmente não mantivemos o ritmo e deixamos os Bambis alugarem meio de campo. O Bota não aproveitava os espaços, mas quando o fez, Jobson entrou livre e perdeu sozinho diante de Rogério Ceni. Mesmo desfalcados, os paulistas criaram chances. No fim, a pressão era enorme e eles acertaram a trave de Jefferson. A impressão de quem estava no Engenhão era de que a arbitragem esperava o gol de empate para encerrar a 1ª etapa. Dito e feito. Gol aos 50’ de jogo. Washington subiu livre e testou à direita de Jefferson. 1x1 e maus presságios no Engenhão.

No tempo final o Bota entrou em campo dormindo e o castigo veio à jato. Na Cobrança de lateral, Washington protegeu e Jorge Vagner deu de bico. 2x1 Sampa e a velha pulginha reaparece. Fiquei apreensivo, ainda mais sabendo que o Flor já vencia o Sport.

Sem nada a perder, digo, com tudo a perder, o Fogão foi pra cima. Graças a Deus Jobson estava inspirado. Ele acreditou, foi ao fundo duas vezes e cruzou. Na primeira deu rebote e ele voltou a campo para colocar a redonda na cuca legal do Soneca. 2x2 aos 16’ e Bota no jogo de novo, com chororô dos 'delicados' são paulinos.

O gostoso de Engenhão ontem foi que a torcida, ciente de que não adiantava vaiar, apoiou incondicionalmente até o fim. E assim exigiu dos atletas superação, algo raro nesse brasileirão. Pressionamos, criamos, e nada de o gol sair.

Estevam tentou de tudo. Veio de V. Simões e depois de Jônatas, já aos 30 da etapa derradeira. O Bota sufocou, mas os bambis mandaram um míssil na trave de Jefferson, com Hernanes. Como essa bola não entrou logo vi que os Deuses aprontavam uma tarde-noite feliz para os alvinegros. 44', Jobson recebe em velocidade, entorta Miranda e bate forte. Golaço do Fogão. 3x2 e loucura no mais moderno do Brasil. Indescritível a emoção. Só quem estava lá sabe o que foi comemorar esse golaço no final do jogo. Muitos brigaram com as lágrimas persistentes que insistiam em cair, inclusive este amigo mas, como a maioria, me permiti ser feliz ao extremo. Afinal, se é pra cair, que sejam nossas lágrimas de felicidades.

Daí até o fim ainda teve requintes de desespero. Jobson foi expulso no lance do gol. E Rodrigo Dantas prova que ainda tem muito que amadurecer. O fato é que ficamos com 8 em campo. E ainda assim conseguimos segurar os paulistas por mais dois minutos. E fim de papo. Uma vitória maiúscula do Bota sobre o líder e virtual campeão brasileiro. Time que não vencíamos havia cinco anos. Uma alegria dobrada no Engenhão e multiplicada em casa, com o empate da molambada no Maracanã.

Vejam, eles comemoraram tanto a vitória alvinegra que se esqueceram de fazer o dever de casa. Até entendo, pois é muito gostoso e salutar torcer pela Estrela Solitária. Tô nem aí. O fato é que vencemos os paulistas e não colocamos a faixa de campeão nos urubus. Ainda tive o prazer de curtir nas ruas do Méier a volta pra casa da molambada, todos com nariz de palhaço e sem largar o lenço, o papel higiênico que framenguista chama de lenço de papel. Ah, isso não tem preço. Salvamos o ano. Que fim de semana!

É bom lembrar: Nós somos alvinegros, e não desistimos nunca!

Estevam Soares: Não sei o porquê do Fahel. O cara é nulo em campo. Mas tentou mudar o panorama com Simões e Jônatas. O Time foi vibrante, mas não compreendemos o recuo excessivo mais uma vez. Ah, por que Alessandro não joga como um simples lateral?!?

Destaques: Jefferson e Jobson;
Jogou bem: Guerreiro, Renato e Diego;
Garra: Guerreiro;
Comprometeu: ...;
Irritou: ...;
Desafinou: Rodrigo Dantas, Victor Simões e Lúcio Flávio;
Ninguém viu: Reinaldo;

EU ESCALO

Vamos pra ganhar do Furacão lá dentro. Juninho, Dantas e Jobson desfalcam. É hora de superação. Eu Escalo: Jefferson, Alessandro, Émerson, Wellington e Diego; Guerreiro, Léo Silva, Renato e L. Flávio; V. Simões e Reinaldo;

“Na estrada dos louros, um facho de luz, tua estrela solitária te conduz...”

Deus salve nosso amado BOTAFOGO!

Força Sempre Fogão!

Saudações Alvinegras

Nenhum comentário:

Postar um comentário