domingo, 8 de novembro de 2009

FOGÃO JUNTA OS CACOS E VENCE COXA EM JOGO DE “6.000” PONTOS




FOGÃO 2X0 COXA – 34ª RODADA – ENGENHÃO

Antes de falar da excelente vitória alvinegra pelo brasileirão, quero me desculpar com a torcida alvinegra pela ausência após a vexatória derrota para o Cerro, pela Sul-Americana. Fui ao jogo e a sensação de quem presencia uma tragédia dessas é a de que acabamos de ser engolidos por um tsunami. Acusei o golpe. Recebi vários depoimentos de ferrenhos alvinegros mostrando sua indignação com o time e, sobretudo, por deixar escapar um caneco que nos foi oferecido de bandeja mais uma vez.

O meu sentimento até então era de impotência. Mas hoje, ao menos, o Fogão me fez voltar a respirar e vislumbrar uma reação, não para este ano evidentemente, mas para que em 2010 tenhamos orgulho de ser alvinegro. É claro que para isso é fundamental que o Fogão se mantenha na primeira divisão, e para tal devemos sim nos esquecer da incapacidade técnica e da velha falta de poder de decisão desse grupo, que sempre amarelou quando precisamos ser incisivos.

Na última crônica disse que sonhava com o seguinte na 34ª rodada: Botafogo 41, Coxa, 41, Furacão com 40, Santo André e Náutico com 35, Flor com 34 e Sport com 30. Quase acertei, com exceção das vitórias do Flor e do Furacão. Ainda assim abrimos 5 pontos que, faltando 4 jogos, é uma senhora vantagem. Primeira divisão é obrigação Botafogo!

TABELA DO FOGÃO

Domingo 15/11 16:00 / Brasileirão 2009 35ª rodada Barueri x Botafogo
Domingo 22/11 16:00 / Brasileirão 2009 36ª rodada Botafogo x São Paulo
Domingo 29/11 16:00 / Brasileirão 2009 37ª rodada Atlético-PR x Botafogo
Domingo 06/12 16:00 / Brasileirão 2009 38ª rodada Botafogo x Palmeiras

O JOGO

Recusei o convite do amigo Flávio, que estreava seu filho Túlio no mais moderno do Brasil. Ainda estava abalado, mas o Fogão foi quem entrou para abalar os curitibanos. Com uma postura agressiva, no bom sentido, o Bota encurralou o Coxa desde o primeiro minuto, criando inúmeras oportunidades de abrir a porteira, mas a falta de capricho e as mãos salvadoras de Vanderlei impediam. Alugamos meio de campo e Renato e Diego faziam ótima partida pelo lado esquerdo. Já na direita Jobson estava ensaboado, pena que não tivesse um companheiro à altura, pois dependia do acéfalo Alessandro para tabelar.

Nem de longe lembrávamos do Fogão hesitante da última quarta-feira. Jobson chegou a balançar a rede, mas em posição ilegal. Reinaldo exigiu uma defesaça de Vanderlei. Depois até Alessandro teve chance, batendo rasteiro, mas Vanderlei tirou com a ponta dos dedos. Até os 20 perdemos pelo menos quatro chances de gol. Cadenciamos e buscamos o momento ideal com inteligência. Renato tabelou com Diego e recebeu em diagonal. Ele dominou e chutou entre o goleiro e a trave direita de Vanderlei. Simples assim. 1x0 Fogão.

Futebol é simples para quem sabe. Se até Renato e Diego conseguem o trivial, por que então esse time não joga simples assim o campeonato inteiro?!?

O Bota ainda poderia ter ampliado num lance de craque de Jobson, que passou por toda a zaga paranaense e bateu forte. Vanderlei espalmou. Fim de papo com alegria pela vitória parcial e concomitantemente o receio de que os gols perdidos poderiam ser lamentados no fim, afinal isso é Botafogo.

Era de se esperar um Botafogo defendendo o resultado para sair na boa. Só não precisava recuar tanto. Demos campo ao Coxa e sofremos. Eles dominaram a zona inteligente do gramado e chegavam com facilidade pelo lado do Alessandro. Criaram algumas chances, mas as que foram à meta alvinegra bateram e voltaram no ‘paredão’ botafoguense: JEFFERSON. Sem ele já teríamos jogado a toalha.

Com a segurança de Jefferson, defendendo uma bola de Marcelinho Paraíba, que iria no ângulo, o Bota resolveu decidir. Jônatas arrancou pelo meio e viu Reinaldo. Este entrou pelo meio até rolar para L. Flávio na esquerda. Este cortou dois adversários e encheu o pé: Golaço do Fogão: 2x0 e delírio alvinegro no mais moderno do Brasil.

Esse foi de fato o gol do alívio. É claro que nenhum botafoguense relaxa antes do apito final. Então ficamos ligados e cortando todas as bolas, mas Wellington deu mole no fim, errando a proteção da bola e derrubando o atacante adversário dentro da área. Para nossa sorte o bandeira marcou falta. Seria um sufoco só se fosse decretada a falta máxima. No finzinho Juninho tentou deixar o dele em cobrança de falta. Vanderlei deu rebote e Jobson quase pega a sobra. E fim de papo com a galera voltando a festejar, cantando o hino mais bonito do Brasil e sonhando com um time que seja herói em cada jogo, o ano inteiro.

Nós somos alvinegros, e não desistimos nunca!

Estevam Soares: dessa vez achou o time ideal. Organizado e envolvente, com Diego e Renato falando a mesma língua e Reinaldo rendendo como centroavante. Conseguiu atacar sem desguarnecer a defesa. E não nos afobamos com a falta do gol no início do jogo. Discordo, entretanto, do recuo no tempo final. Pra quê dá tanta chance pro azar que sempre nos acompanha?!?

Destaques: Jefferson, Diego, Renato, L.Flávio e Jobson;
Jogou bem: Guerreiro, Juninho e Reinaldo;
Garra: Guerreiro;
Comprometeu: ...;
Irritou: ...;
Desafinou: Alessandro;
Ninguém viu: Victor Simões;
EU ESCALO
Foco agora só no brasileirão. Domingo é o Barueri lá dentro. Jogo difícil, mas só nos resta vencer. Eu Escalo: Jefferson, Alessandro, Juninho, Wellington e Diego; Guerreiro, Léo Silva, Renato e L. Flávio; Jobson e Reinaldo;

“Na estrada dos louros, um facho de luz, tua estrela solitária te conduz...”

Deus salve nosso amado BOTAFOGO!


Força Sempre Fogão!

Saudações Alvinegras

Nenhum comentário:

Postar um comentário