domingo, 16 de agosto de 2009

ESTEVAM ESTREIA E FOGÃO ARRANCA EMPATE NA RAÇA CONTRA O LÍDER PORCO












FOGÃO 1X1 PORCO – 19ª rodada

Gostei da postura alvinegra ontem no Parque Antártica, sobretudo no que diz respeito à pegada e disciplina tática. Passamos a vislumbrar um 2º turno digno das tradições alvinegras, ao menos raça parece que não vai faltar.

Não fosse mais uma vez um erro crasso do juiz e a falta de poder de decisão do ataque, poderíamos ter conquistado a vitória mais inesperada da rodada, e faltou mesmo pouco pra isso.

Nas circunstâncias foi um bom resultado, afinal 8 titulares desfalcaram o Fogão ontem. Contudo, em termos de tabela, não foi bom, pois ainda estamos a apenas 2 pontos da zona maldita, e sabemos que não podemos permitir que o ímã do mal nos puxe para o inferno o qual estivemos há 6 anos.

Estevam já havia observado o Fogão no brasileirão e, certamente, os 3 dias que antecederam ao jogo contra o líder do brasileirão em seu território foram suficientes para que detectasse três problemas que a torcida e a mídia já debatiam, menos Ney Franco: preparação física precária, departamento médico ineficiente e péssima preparação de goleiro. É evidente que ele não tem poder para mudar tudo isso numa só tacada, mas já valeu pela mudança na programação de treinos e condicionamento dos atletas, agora trabalhando duro até a véspera dos jogos, e da boa sacada que foi a contratação do Vagner para melhorar o desempenho dos nossos arqueiros. Mas de nada adiantará tudo isso se não melhorar o material humano disponível para que Estevam tente o milagre de repetir o aproveitamento que teve pelo Barueri. Nem um Fernandinho temos no elenco, é dose!

A diretoria acena com Maurício, revelado pelo Flor e que está no Villarreal da Espanha. É mais uma aposta, quando a presidência diz que precisa acertar o alvo. Mas deixo Estevam ferver sua cuca com esse elenco, pois o que quero mesmo é gozar flamenguista que ficará um bom tempo sem poder sentar, afinal caíram de 4 no Sul. Como vibrei, como é gostoso ver tudo isso ao vivo! Esse nosso 2º time sempre salva o fim de semana.

O JOGO

Não restou alternativa senão truncar o meio de campo e arriscar na boa para surpreender o Verdão em sua casa. Estádio lotado e toda a pressão sobre nós. Sem contar que é contra um paulista que lidera o brasileirão e contra a forte mídia paulista, invariavelmente refletida nas arbitragens tendenciosas para as equipes da terra da garoa. E ontem não foi diferente, fazendo valer o velho axioma alvinegro: “CONTRA TUDO E CONTRA TODOS!”

O esquema de jogo já nos prevenia para o pior: pressão do time da casa e raríssimas chances alvinegras. Mas até que foi diferente em boa parte do jogo, pois a marcação do Bota era eficiente, anulando os principais homens de criação do Porco, a ponto de eles levarem perigo só em bola parada no tempo inicial. E foi nesse tipo de jogo que abrimos o placar. Falta na intermediária e LF centra na área, a zaga se enrola e a redonda se oferece a André Lima, pedindo para ele se redimir com a galera. E ele enche o pé e estufa as redes de Marcos: 1x0 Fogão.

O gol trouxe confiança e tivemos a chance que talvez fosse a bola do jogo: LF recebeu na área e quando preparava o arremate foi derrubado por trás por Pierre. Foi um penal claríssimo e o juiz estava em cima do lance. Era só apontar a marca da cal. E o desgraçado provou que era juiz caseiro e ignorou o pênalti. Tudo contra o Fogão.

E ainda fomos castigados logo em seguida. Dessa vez Cleiton Xavier bateu falta e centrou na marca do pênalti. Do nada surgiu nosso goleiro, vendido e permitindo que Danilo cabeceasse para o gol vazio. 1x1. Se Flavio ficasse no gol a bola iria em cima dele. Fácil, extremamente fácil. E mais nada ocorreu no tempo inicial.

No 2º tempo o Fogão partiu com tudo, como se estivesse no Engenhão e criou duas chances claras de gol: Batista deixou André Lima na cara de Marcos, e ele até tentou tirar do goleiro, mas a bola resvalou em sua perna esquerda. Na cobrança de escanteio, Danilo cabeceou para traz e quase fez contra, mas Marcos espalmou. No rebote Fahel isola na pequena área. Como o ‘elogiei’ com todas as palavras feias possíveis. A partir daí defendemos o resultado até o fim. O time foi cansando, Fahel fazendo faltas tolas perto da área, e o Bota não conseguia mais contragolpear o adversário. Diego Souza arrancou livre do meio de campo, berrei para que nosso goleiro saísse do gol, e ele ficou plantado. Diego Souza ainda poderia tocar para seu companheiro ao lado, livrinho da silva, mas ele atrasou para nosso goleiro. Ufa, obrigado Diego Souza!

Depois disso Estevam tentou fazer funcionar o contra-ataque, quando veio de Laio na vaga de Jônatas. Mas Laio foi inoperante ontem, talvez porque nosso meio de campo já não se aproximasse mais do ataque. Talvez porque André Lima passou a ajudar na defesa. Talvez porque tenhamos feito um esforço sobrenatural para impedir que a bola rondasse por muito tempo nosso caldeirão. Talvez por outros fatores, o fato é que dada nossa limitação, com 8 desfalques, conseguimos segurar o Palmeiras em sua casa, quando a maioria esperava perder de pouco. E valeu pela raça até o fim, pois mesmo com 4’ de acréscimos, ontem não demos mole no minutos finais.

Estou na expectativa para ver como esse novo Fogão vai se comportar diante de sua torcida no mais moderno do Brasil. Ainda não sabemos com quem podermos contar da turma do chinelo. Mas é certo que Alessandro e Simões retornam. Renato talvez. E LF é mais um desfalque, pois recebeu o 3º amarelo. Estevam terá mais uma vez que improvisar, é jogo de 6 pontos, e só a vitória interessa. Te espero lá na Leste inferior para engatar a quinta no brasileirão. Sorte para o nosso Fogão!

Estevam Soares: se fosse de peito aberto com o que tinha disponível o Fogão seria goleado. Bloqueou o meio de campo e praticamente anulou as jogadas do Porco. E ainda quase venceu o jogo, mas o juiz e Andre Lima não permitiram;

Destaques: André Lima;
Jogou bem: Guerreiro, Batista, Juninho e Eduardo;
Garra: Guerreiro;
Comprometeu: Flávio até fez duas boas defesas, mas falhou feio no empate do Porco;
Irritou: FAEHL. O cara conseguiu perder um gol na pequena área e cometeu faltas idiotas na frente da nossa área. Fiquei mais irritado com ele do que o pênalti não marcado e o gol perdido por André Lima;
Desafinou: Jônatas e Léo Silva;
Ninguém viu: Laio;

EU ESCALO

Quarta-feira, às 19h30, é no Engenhão contra o Santo André. Só sei que LF tá suspenso pelo 3º amarelo. Boa parte ainda depende do Dpto Médico. Eu Escalo: Castillo (Flávio), Eduardo, Juninho e Wellington; Alessandro, Batista, Renato (Léo Silva), Thiaguinho e Michael (Rodrigo Dantas); Victor Simões e André Lima;

“Na estrada dos louros, um facho de luz, tua estrela solitária te conduz...”


Força Sempre Fogão!

Saudações Alvinegras

Nenhum comentário:

Postar um comentário